Atitudes Ecoconscientes

4 mar

Visitando o blog da Menina Eva, há algum tempo vi um post que ela fez, inspirada em outro blog, sobre atitudes ecoconscientes. Achei a idéia um barato! Acho que cabe a cada um de nós contribuir para que o mundo continue existindo, com as mesmas características de hoje.

Lendo algumas matéria na Folha, fiquei assustada ao saber que há previsões de o litoral brasileiro sumir dentro de alguns anos. Em uma das reportagens eles mostraram que a maré já subiu e “engoliu” grande parte da areia. Pensei na minha Ubatuba, que passei a gostar tanto após uma lua-de-mel que tive com meu gatinho, e me aterrorizei em perceber que, caso nada mude, nunca poderei ter uma casa lá, e nem continuar indo para lá até ficar velhinha. Lá está descrito que a mudança de clima é apenas um dos aspectos afetados: há mudanças no solo, na economia, etc…

E olha esse calor estonteante que anda fazendo em São Paulo!? Seguido de verdadeiras tempestades…

Poxa, ainda quero ser avó! Mas que chance meus netos teriam em um mundo virado do avesso? Pensando nisso (e cada um pensando no que quer para o futuro), me sinto na obrigação de dar minha contribuição. Por menor que ela seja, de grão em grão a galinha enche o papo (queria colocar aquele provérbio, em que a andorinha enche o bico de água para apagar o fogo da floresta, e falam que ela não conseguirá nunca sozinha, mas ela diz que está fazendo a parte dela; mas não lembrei o que ela falava… caso alguém se lembre, me conte!).

Então, vamos lá:

“Poste as atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra.”

“Cada um escolhe o tempo verbal e o local que quer usar, e se possível, discute um pouquinho sobre cada uma das suas 3 atitudes. Se a pessoa tiver mais atitudes para postar, não tem problema, ponha quantas quiser. O mais importante é tentar pôr a mão na ecoconsciência e tirar atitudes que você acha interessantes de serem repassadas para outras pessoas ao redor, que outros leiam e, quem sabe, se inspirem.”

Minhas atitudes:

1- Economia de água. Não deixo a torneira da pia da cozinha e do banheiro abertas quando não estou usando. Enquanto passo sabão na louça, enquanto escovo os dentes, a torneira está sempre fechada! O banho é demorado quando lavo o cabelo, mas deixo o chuveiro desligado enquanto passo xampu e sabonete, só ligando para enxaguar. A economia no banho não é sempre que lembro, preciso me esforçar mais!

2- Economia de energia. Sempre desligo o monitor do computador quando dou uma saidinha, desligo a TV quando não estou assistindo, apago as luzes de um determinado ambiente quando ninguém está nele, nada de abajur ligado ou luz do corredor acesa. Sou bem prática e adoro a vida moderna: uso microondas, aspirador de pó, grill elétrico… e tudo isso demanda energia. Mas procuro não utilizar o microondas para ferver água, por exemplo (coisa que é bem mais rápida no fogão); não uso o aspirador de pó para “varrer” a casa…

3- Separo o lixo. Aqui em casa tenho dois lixos na cozinha: uma para orgânicos e não-recicláveis e outro para recicláveis, como plástico, papel, alumínio, vidro. Me sinto muito bem fazendo esse item! Não custa nada e não dói!

4- Jogo lixo no lixo. Lugar de lixo não é na calçada, nem no vaso sanitário (na minha opinião).

Ainda falta muito para ser ecologicamente correta, e acredito que nunca serei. Imprimo muita coisa em papel não-reciclado, ando muito de carro/moto, etc… Mas se cada um fizer a sua parte, quem sabe o mundo tem salvação?!

A idéia é que cada pessoa que ler esse post pense em suas atitudes e mude o que achar necessário. Quem quiser, poste em seu blog suas atitudes ecoconscientes. Ou coloque suas atitudes nos comentários. Ou apenas, e mais importante, aja.

10 Respostas to “Atitudes Ecoconscientes”

  1. Fefa 04/03/2007 às 20:07 #

    Mudança de templante!!!!!! Hum…eu gostei desse, mas preferia as várias bocas de cores diferentes!!!!!!!

    As bocas ainda voltarão… é que eu tava enjoada delas…

    Muito bom esse post, Má! Se a gente fizer, pelo menos, um mínimo, muita coisa pode ser evitada. Faço coisas parecidas com as que você faz, devo postar também. É uma ótima idéia!

    Com certeza!

    O que ainda não consegui é lavar a louça sem deixar a torneira ligada, não consigo passar sabão em tudo e depois só enxaguar, tenho que lavar copo por copo, prato por prato. Mas ainda chego lá!

    Sério? hehe… que loco…

    beijos!

    Beijão!

  2. Claudia Lyra 04/03/2007 às 21:44 #

    Também tenho duas latas de lixo! Também desligo o monitor quando saio da frente do PC! Também fecho a torneira quando estou ensaboando a louça! 😀

    É isso aí, Clau!

  3. Rodrigo 05/03/2007 às 9:55 #

    Me sinto culpado com o chuveiro principalmente!
    Dá mais a noção exata de desperdicio!

    Com certeza, gato! Mas só de você estar grilado com isso já é um bom sinal!

  4. MeninaEva 05/03/2007 às 10:42 #

    Cada dia que passa, percebo que não dá mais pra ser consumidora do jeito que sou hoje.

    Eu também, eu também!

  5. Trotta 05/03/2007 às 14:46 #

    Nossa, que post legal, Má! Também gostei mais do template anterior, com as várias bocas, mas esse é legal, hehehe!

    Brigadinha… quanto às bocas, elas voltarão daqui a um tempo… tava enjoada delas… eram desde o UOL…

    Olha, pra mim é impossível ficar abrindo e fechando o chuveiro durante o banho. E o frio? E pra acertar exatamente a temperatura que estava antes? Ah não, eu sou fresco pra essas coisas. Já não gosto muito de banho, ainda mais se der trabalho assim, aí que não tomo mais mesmo, hahaha! XD

    No frio, não faço dessa de desligar o chuveiro não… mas nesse calor insuportável, eu faço! Não gosta de banho? Putz, deve ser coisa do signo mesmo viu?! Nem se fossem irmãos pareceriam tanto! 😉

    Fora isso, também economizo água, apago as lâmpadas que não estou usando (meu quarto do computador nem tem lâmpada!)… acho que a única coisa realmente não-ecológica que eu trago dentro de mim é a minha enorme vontade de ter um macaquinho de estimação! E um dia eu VOU ter, o IBAMA que não nos ouça, hahaha!

    Quem sabe você não consegue autorização do IBAMA para ter um?!

    Abraço!

    Abração, Trotta!

  6. Cily 05/03/2007 às 19:11 #

    Eu sempre desligo o monitor quando saio, tento economizar energia, mas eu desperdiço água pra caramba porque demoro muito no banho. Tenho que repensar esse item.

    Tô vendo que o banho tem sido o campeão dos comentários!

    Bjos!

    Beijão!

  7. neutron 06/03/2007 às 8:12 #

    Eu tento não desperdiçar água e energia. Até porque a conta agradece no fim do mês, hehe 🙂

    Com certeza! Está tudo cada vez mais caro…

    Quanto a jogar lixo na rua… cara, eu acho o cúmulo. Pow, às vezes o ser tá do lado da lata de lixo e joga no chão. É pra ficar p. da vida mermo.

    Tem muita gente sem noção por aí…

  8. jujubinhas 06/03/2007 às 13:00 #

    Então, eu num vou nem comentar nada sobre o que o Trotta falou… Vou falar de mim!
    No meu prédio não fazem coleta seletiva, por isso não separo o lixo, mas acho uma coisa super legal de se fazer e quero muito fazer isto quando eu crescer! :B

    No meu prédio é assim: o faxineiro geralmente separa o lixo de todo mundo… e o caminhão de lixo reciclável passa uma vez por semana, acho… Acabei resolvendo separar o lixo por conta própria, pra me sentir bem… E olha que quem começou com essa história na minha família foi minha irmã do meio, lá em Poços…

    Não conseguiria ficar desligando a torneira do banho sempre porque, como diz minha mãe, eu sou a Mãe do Frio! Vivo morrendo de frio, então não dá! Mas pra lavar a louça e tals, eu desligo sim!

    Mãe do Frio é ótimo!

    No Shopping Plaza Sul eles utilizam no banheiro um papel higiênico orgânico, que deve ser jogado dentro do vaso sanitário, e ele se desfaz lá, diminuindo o lixo tóxico dos aterros. Eu acho isso o máximo, e gostaria muito de só usar esse tipo de papel!!! VERDADE!

    Olha, que legal! Não conhecia esse tipo de papel! Bacana mesmo!! Será que é mais caro que os outros?

    Enfim, muito bom seu texto! Vc escreve muito bem, Má!

    Magina, são seus olhos, Ju… 😉

    Beijão!

    Beijão!

  9. 07/03/2007 às 22:46 #

    Marília, adorei sua visita no nosso blog…venha sempre, seus comentarios contribuem bastante!

    Que bom! Muito obrigada!

    Minha atitude será continuar sem saber dirigir p/ não acabar comprando um carro ajudando a poluir mais o planeta. Viva o metrô! hehehe

    hehehe… confesso que essa é uma atitude e tanto!

    beijos

    Beijos! E obrigada pela visita!

  10. Lari Nakao 08/03/2007 às 9:44 #

    Acho que aquela velha frase clichê explica tudo: “Se cada um fizesse a sua parte…”.

    Com certeza!

    Adoro praia, montanha e também já pensei nessa possibilidade de meus netos não usufruírem disso.

    E é horrível pensar nisso, não?

    Costumo ter essas atitudes que você citou: apagar a luz, economizar água etc…Acho que é o mínimo que devemos fazer.

    É bem o que você falou: é o mínimo! Obrigada pela visita e volte sempre!

Deixe um comentário