Nossas Raízes – Parte I de VII

4 jan

Conversando com o Rô esses dias sobre a origem de nossas famílias me deu uma vontade de grande de rever a história de parte da minha: a Zanon (sim, com um “n” apenas, pois o “nn” foi oriundo de um erro cometido no cartório no sobrenome de minha avó e todos os seus filhos).

Tratarei apenas da família Zanon não porque a Andrade ou a Figueiredo desmereçam, mas por ser da Zanon a história mais completa que conheço.

E o mérito desse conhecimento não é meu, mas principalmente de minhas tias Sílvia e Dora, que há 10 anos escreveram um livrinho sobre ela, para que ficasse para sempre registrada. Esse livrinho foi distribuído no 1 Encontro da Família Zanon, realizado em 1998, no Hotel Lagamar Resort, em Varginha, Minas Gerais.

E é com o mesmo intuito, o de registrar nossa história pra sempre, que publicarei aqui as histórias desse livrinho intitulado “Nossas Raízes”.

 

Elaboração: Sílvia Zannon Braga e Doralice Zannon Passos

Colaboradores: Uriel Zanon, Ida Ancila Zanon Monticelli , Sandra Maria Zanon Alves, Sílvia Zannon Braga Moura e Virgínia Lúcia Monteiro Araújo

 

“À memória de nossos queridos antepassados, nossa pequena homenagem através destes relatos que contam a sua vida, suas lutas, suas vitórias.

Aos familiares e amigos que conosco quiserem embarcar nessa viagem ao passado, dedicamos este modesto livro que procurou narrar o pouco que pudemos coletar da história de nossa família Zanon.

Ao nosso pai, Tirteo Zanon, que comemoraria este ano seu centenário de nascimento, nossa homenagem especial.”

Familia Zanon
Foto clickaumentável
33 Respostas to “Nossas Raízes – Parte I de VII”

  1. Rodrigo Figueiredo 04/01/2008 às 23:10 #

    Queria eu ter algo parecido do Figueiredo…

    E se nós fuçássemos no fundo do baú?

  2. ana p. 05/01/2008 às 10:58 #

    Queria eu saber daonde veio o Viana e principalmente… o da Silva!

    Legal, vou acompanhar essas histórias por aqui!

    Putz… o Silva deve ser muito muito muito antigo… 😉

  3. ana p. 05/01/2008 às 10:58 #

    Adendo: encontro da Família Zanon é coisa muito xilsque diDeus! 🙂

    hahaha… ah vá!

  4. policarpe 05/01/2008 às 13:48 #

    O meu sobrenome, o último, é Caramês(ou Caramés do original). Sei que é espanhol, da região da Galicia. Herdei dos meusa bisavós que vieram de lá. Certa vez comecei a fazer uma pesquisa sobre as raízes da minha família e descobri muita coisa curiosa e interessante. Tenho vontade de retomar a pesquisa quando tiver tempo. É interessante seguir os caminhos, traçados por nossas famílias até chegar a nós. Estarei acompanhando as histórias. Até logo!!

    Olha só! Que legal!! Continue a pesquisa sim! Eu adoro essas coisas!

  5. Fefa 05/01/2008 às 16:08 #

    Que legal, tem até um livrinho, muito bacana mesmo.

    Da próxima vez que vier aqui, te mostro!

    Ontem mesmo, parte do Clã das Teixeiras se reuniu na casa da minha Tia Fátima para um café da tarde e eu pensei da origem do sobrenome, e qual seria o meu verdadeiro sobrenome, já que o Teixeira vem do meu avô que foi adotado.
    Muito legal conhecer essas histórias! E eu gosto do Zannon, ou Zanon, acho muito bonito!

    Beijos!

    Também adoro essas coisas! E também gosto do Zanon / Zannon!

    • romeu zanon 06/01/2010 às 19:34 #

      pow q legal ficar sabendo mais um pouca da familia
      pow eu ate pensei q a familia naum fosse uma soh pq tem gente por todos os lados do brasil…eu sou de cantagalo-rj mas naum eh o morro naum hahahaha…
      pow eu qro saber mais um pouco quando eh q eh o proximo encontro e onde vai ser esse encontro?

      Bom, esse encontro acontece em alguns finais de ano, em Minas Gerais. Caso tenha esse ano te aviso. Abraços!

    • Mirian Annoni 07/11/2012 às 0:46 #

      Olá! Não tem como vocês escanearem este livrinho para que outros Zannon, Annoni, possam vê-los na internet? Moro em Buenos AIres e gostaria muito de ver esse livrinho tão famoso!
      Beijos,
      Mirian ANnoni

      • Marília 24/11/2012 às 22:59 #

        Oi, Mirian, tudo bem? Na verdade este livrinho está fielmente escrito aqui no blog… São as partes de I a VII do Nossas Raízes! 😉

  6. poetamatematico 06/01/2008 às 15:33 #

    Nhá…

    Estamos esperando o resto

    rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Não sei se será tão interessante para vocês como é para mim, mas…

  7. izabel 04/10/2008 às 18:56 #

    meu pai Era Zanon avos moravam no parana mas contava meu pai que no naviu que veiu da Italia estavam 3 homens com o mesmo sobrenome, nao sei se eram irmãos so sei que um foi p rio grande outro ficou aqui e o outro tinha subido la p cima do mapa!!!talves nos somos parentes não e?

    Quem sabe?! Não é impossível!

  8. carlos alberto bispo 24/05/2009 às 18:28 #

    sou filho de gloria dos santos bispo que é filha de virginia zannon e de alberto bispo que sao meus avos materno se tiver alguma noticia de seus parentes me avisam por que ela minha avo virnia ela foi espulsa da familia por se casou com um negro e sua familia nao aceitava isso naquela epoca tinha muito racismo.

    Seria interessante saber o nome dos pais da sua avó. Conheço a história dos pais do meu avô, e não tivera uma filha com esse nome.

  9. Luiz Fumian 07/08/2009 às 18:11 #

    Sou descendente de italianos. Meus avos vieram da Itália. Meu pai é descendente da familia Fumian e a minha mãe é descendente da família Zanon. Meu avô por parte de mãe chegou no Brasil com 16 anos e seu nome era Felicio Fortunato Zanon. A família Zanon é muito grande aqui no Brasil. Tenho notícias de Zanon em Minas Gerais, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e até na Argentina. Abraços Luiz Fumian

    Abração, Luiz!

  10. Sandra Regina Zanon 22/08/2009 às 17:06 #

    Fico feliz em encontrar ramificações da grande árvore da vida tão perto e tão longe. Somos herdeiros de todas as raízes e nesta me incluo como membro Zanon. Este site é também um site de aproximação, portanto, gostaria de através dele convidar seu gestor e demais amigos e familiares a comparecer ao evento de lançamento de livros que ocorrerá em várias capitais do País. Em parceria com a SARAIVA lançarei meu livro (LIVRO DA PAZ) e meu esposo lançará seis outros livros que estão em nosso site. Esses encontros pretendemos difundir o bom e belo lançando obras importantes no relacionamento entre o homem espiritual e o ser divino humano. Será um festival de cultura brasileira em todo esse País bonito por natureza. A família Zanon são convidados a participar dessa festa literária, basta que compareça(m) em um dos eventos ou participe de nossa viagem através do site do Livro da Paz (www.livrodapaz.com ) onde cada ser é importante. Os livros que vamos lançar se encontram no site e os lançamentos serão:
    Dia 25/08 SÃO PAULO, às 19 horas, na SARAIVA SHOPPING IBIRAPUERA;
    Dia 26/08 PORTO ALEGRE/RS, às 19 horas, na SARAIVA MEGASTORE BARRASHOPPINGSUL;
    Dia 27/08, FLORIPA, às 19 horas, na SARAIVA SHOPPING IGUATEMI;
    Dia 31/08, RIO DE JANEIRO, às 19 horas, na SARAIVA DO SHOPPING RIO SUL.
    Espero essa a família ZANON para o abraço fraterno que nos une.

    Carinhos,

    Sandra e Manoel

  11. Artemio ZANON 03/12/2009 às 14:44 #

    Bah! E existem centenas de ZANON por todo o Estado de Santa Catarina. Penso, no entanto, que oriundos da Itália, Beluno, Reviso, etc. estabelecidos em Garibaldi, Carlos Barbosa e outras localidades no Rio Grande do Sul, final de 1985 (?), migraram por outros Estados (SC, PR, MT, etc). Meu pai (Luiz Zanon) é filho de José Zanon e de Madalena Todoro, e minha mãe (Amabile Santina Bottega Zanon) é filha de Constante Bottega e Regina Titon (os quatro vieram da Itália). Eu, de segunda geração, atualmente com quase setenta anos, sou Jurista e Escritor e Membro do Ministério Público de Santa Catarina (aposentado). Tenho em torno de trinta livros publicados (contos, poemas, e jurídicos). E pertenco a três Academias de Letras, em Santa Catarina: sou Presidente da Academia São José de Letas (São José, SC): da Diretoria da Academia Desterrense de Letras (Florianópolis, SC), e da Academia Catarinense de Letras, na qual ocupo a Cadeira 30). Etc.Posso remeter livros de minha autoria, uma vez que disponha de endereços completos para quem desejar.
    Um parental abraço de ZANON, para todos.

    Obrigada pelo comentário! Abraços!

    • DENISE OLGA ALBERTI ZANON 22/07/2010 às 18:33 #

      Ola! estou curiosa para lhe conhecer e saber mais de que familia és, sou de Erechim RS, mas vivo em Piçarras SC, aguardo resposta sua.

  12. DENISE OLGA ALBERTI ZANON 27/07/2010 às 11:40 #

    Olá seu Artemio, gostaria de manter contato, pelo o que eu li sua biografia, acredito ter um grau de parentesco.

  13. Ana Lúcia Teixeira Lage 03/11/2010 às 17:54 #

    Olá sou filha de Vera Lúcia Zanon, minha mãe é de Canta Galo estado do Rio de Janeiro, gostaria de saber de q parte da Italia vieram os Zanon.Abraços a todos os Zanon.

  14. maria de lourdes fumian de souza 11/02/2012 às 11:03 #

    sou neta de fumian por parte de pai e neta de zanon por parte mae meu avo era jose mario fumian e maria de lourdes losque fumian por parte de mae era maria luiza zanon da silva e olimpio fernandes da silva meu nome e maria de lourdes fumian de souza

  15. Drika Gomes 30/07/2012 às 12:33 #

    Olá! Minha família não tem origens, quer dizer, não conhecemos nossa descendencia pois minha avó, filha de Fortunato Felipe Zanon nascida em Eugenópolis Minas Gerais, foi dada em adoção quando muito nova. Ela tinha um irmão, gêmeo, o qual acreditamos que se chamava George, nascidos em 1940. Nunca tivemos qualquer notícia de familiares e sei que apesar de ser um assunto ainda doloroso, ela gostaria de saber de suas origens. Hoje residimos em São Paulo, capital. Por favor, se alguem souber de alguma coisa me contate ok?! Obrigada!
    Drielly Gomes Jakstas

  16. vera maria botelho de Castro 16/08/2012 às 15:22 #

    meu msn é vmbcastro@hotmail.com …bjs vera

  17. vera maria botelho de Castro 16/08/2012 às 19:22 #

    onde mora Alfeu Zanon irmão de Sandra Zanon . Uriel Zanon e outros?

  18. Mirian Annoni 07/11/2012 às 0:44 #

    Adorei ver a foto da minha avó , DOna Gema, quando jovem! Que louco o tempo…, quantas histórias foram escritas a apartir desta jovem!
    Mirian Annoni

  19. Luiz Fumian 05/03/2013 às 15:03 #

    A família Zanon é muito grande aqui no Brasil. Fico feliz em saber que todos estão empenhados em se comunicar e, com a facilidade que temos hoje não é muito difícil. Abraços a todos da família Zanon que sou descendente por parte de mãe e, também a todos da família Fumian que sou descendente por parte de pai. Todos os meus avos vieram da Itália na virada do século 19 para o século 20. Abraços a todos: Luiz Fumian

  20. murilo 09/09/2014 às 19:05 #

    oi tambem sou zanon e moro em bojesus do itabapoana , somos da mesma familia?

  21. Matheus Zanon Caritá 20/09/2015 às 16:01 #

    Cara meu nome é Matheus Zanon Caritá nem sabia que tinha esses antepassados,legal!

  22. NADYA DE OLIVEIRA ZANON 29/08/2016 às 20:41 #

    Olá, sou Nadya Zanon do Paraná!! Estou refazendo o caminho dos meus e descobri que passaram pela hospedaria em Juiz de Fora. Depois passaram pelo interior de São Paulo, Santa Catarina até se estabelecerem no interior do Paraná. Quase ciganos!
    Se ainda tiver interesse, poderiamos ver onde nossa história se funde.

    Abraços,
    Nadya

    • Marília 30/08/2016 às 16:14 #

      Que legal! Bom, tudo o que eu sei, é só o que publiquei aqui… Abraços!!

Deixe um comentário

