A menina que roubava livros

30 jan

Ganhei o livro da Fefa e do Trotta, de aniversário.

É um livro muito gostoso de ler… no qual a Morte nos conta a história de Liesel Meminger (ao que parece, mãe ou amiga da mãe de Markus Zusak, autor do livro).

A menina que roubava livros

Uma Morte extremamente simpática e apaixonada pelas cores; em especial, pelas cores do céu nos momentos e que leva as almas.

A história se passa durante a Segunda Grande Guerra, na Alemanha…

Acompanhamos a trajetória da vida de Liesel, não linearmente, nem por inteiro; apenas os acontecimentos mais marcantes dessa roubadora de livros e sacudidora de palavras. Dela e de seus principais “contracenantes”: seu irmão Weber; seu pai adotivo de olhos prateados, Hans Hubermann, que lhe ensinou a ler e tocava acordeão como ninguém; sua mãe adotiva, Rosa, de boca de papelão, que chamava a todos, carinhosamente de saumensch e saukerl; seu melhor amigo, Rudy Steiner, de cabelos cor de limões, que queria ser Jesse Owens e também queria um beijo; sua amiga e incentivadora de leitura, a mulher do prefeito de Molching, Ilsa Hermann; e Max Vandenburg, o judeu do porão, com toda a sua história.

Os demais moradores da Rua Himmel são também descritos… todos a seu tempo.

O livro vale a pena, demais! Ainda lerei-o várias e várias vezes ao longo de minha vida, a não ser, é claro, que a Morte resolva me buscar antes. Caso ela queira me dar um tempo, pretendo voltar a falar sobre esse livro aqui_ não sei quando, não tenho pressa_ e colocar as frases e trechos que mais me marcaram.

A sensação que me fica na alma, ao terminar de lê-lo, condiz com a frase final, proferida pela Morte: “Os seres humanos me assombram”. A mim também.

22 Respostas to “A menina que roubava livros”

  1. Trotta 30/01/2008 às 12:01 #

    Mas JÁ terminou de ler?! O.o Ôrra!
    Ai ai, a gente tem bom gosto pra presentes mesmo, né? Hehehe! ^_^

    Beijos, Má!

    Adorei o presente!! Muito obrigada!

  2. Fefa 30/01/2008 às 14:35 #

    Bom que você curtiu, Má! Me parece ser bem interessante mesmo. Gostei muito da frase final.
    Não sou de leitura, tenho preguiça, confesso. Mas meu próximo livro para ler será Marley e Eu, que por sinal, você que vai me emprestar…rsrs.

    bjs

    Opa! Com certeza eu empresto!

  3. Cláudio Costaq 30/01/2008 às 19:20 #

    Minha filha AnaLetícia do http://mineirasuai.blogspot.com presenteou-me com este livro, no Natal. Comecei a ler, ainda estou no início. Sua resenha me animou mais ainda. Abração.

    Sem dúvidas, um ótimo presente! Divirta-se! Obrigada pela visita e apareça!

  4. Tata 30/01/2008 às 23:11 #

    menina, a minha tia tá lendo e tá amando!!!!
    a minha leitura tá tããããão atrasada. tenho 3 livros pela metade: dois na bolsa e um no criado mudo. nhé!

    Não consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo… confundo tudo! Obrigada pela visita!

  5. Rodrigo Figueiredo 30/01/2008 às 23:40 #

    Achei a morte muito Feminina no livro!
    Vou precisar da sua ajuda pra conseguir ler esse…
    Mas que parece ser muito legal isso parece!

    Vou ter muito prazer em te ajudar a ler o livro!! Assim, eu aproveito e leio ele de novo!! 😀

  6. policarpe 31/01/2008 às 2:08 #

    Nossa!!o livro me parece muito pai d’égua mesmo!!adorei esta última frase…me veio várias interpretações dela na cabeça. E eu acho a Morte, neste e somente neste sentido, um assunto fascinante se é que me entendes. Estou lendo O Processo, de F.Kafka, e agora já sei que livro vou ler após terminá-lo. Obrigado pela recomendação!!
    abraços!

    Dá margem a várias interpretações, não é? Sim, é um assunto deveras interessante! Tomara que goste do livro! Abraços!

  7. neutron 31/01/2008 às 11:14 #

    Pôxa, Má, estou lendo “Eu sou o Mensageiro”, do mesmo autor. Pretendo ler “A Menina…” assim que terminar.

    O Marcos Zusak escreve muito, né? Recomendo o outro livro, é muito bom 🙂

    Uia! Brigada pela recomendação!

    • Alexia Campos Silva 10/08/2010 às 11:23 #

      Bem, já li “Eu sou o mensageiro” e “A menina que roubava livros”, e digo que são os dois livros mais incríveis que já li na vida, assim como dentr todos, Markus Zusak é meu autor preferido.
      Vocês têm mais que um excelente gosto para leitura. Parabéns!

  8. poetamatematico 31/01/2008 às 11:55 #

    Nham

    Não li…

    Mas devo ler então…

    Isso pode ir pras minhas crônicas

    Abraços

    Tomara que você curta!

  9. Carla 01/02/2008 às 1:05 #

    Curioso que eu vim de São Paulo pensando nesse livro em boa parte da viagem. É uma delícia de poesia, mas tem tanta coisa triste na história.
    Pelo menos se extrai beleza de tanta desgraça.

    (Será que o tal carnavalesco que teve a idéia genial de colocar hitler sambando perto de judeus leu esse livro? Será que ele consegue entende o que é extrair beleza do horror sem desrespeitar? Será? Será?)

    Bom te conhecer, viu? Beijos!

    Não sei se ele consegue, viu? Provavelmente não! Beijos!

  10. Claudia Lyra 01/02/2008 às 16:41 #

    Quero muito ler esse livro; é sempre muito bem recomendado. E os “cerumanos” são mesmos de assombrar, hehehehe…

    E não são?

  11. Márci 03/02/2008 às 22:23 #

    Sim sim ! Quero lê-lo…mas O Caçador de Pipas..tá na fila tb…rs

    Ah! Vou ler esse tb!!

  12. João Antônio 28/02/2009 às 12:07 #

    Nossa eu tbm tô lendo esse livro já to nas últimas páginas e adorei ler ele vale msm a pena!!!

    E não é? 😉

    • isabelle 11/10/2009 às 21:58 #

      concertesa esse livro vale muito apena adorei ler ele!!

  13. lissa 13/09/2009 às 20:18 #

    Perfect*E perfeitooo

  14. isabella 11/10/2009 às 21:55 #

    da para vc contar mais do livro e que eu queria ler ele todo mais eu não tenho ele então eu queria saber as cenas mais marcantes!!!!

    Infelizmente não tenho como ajudá-la.

  15. Christian Gump 25/11/2009 às 14:28 #

    Só agora vi esse post… Eu tb adorei este livro! A forma como a morte narra a história é deliciosa. E é uma história pesada, mas mesmo assim a forma como o livro é escrito faz até parecer uma coisa leve. Muito bom!

    É mesmo muito bom! 😉

  16. desochecido 13/06/2010 às 20:10 #

    eu ja li, o livro e é muito show quem nao leu eu recomendo é ótima história, eu nunca li um livro melhor até hoje… eu ate posso ler um livro melhor mas eu ainda nao li nenhum melhor, gente esse livro é muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo bom

  17. Leticia P. 25/08/2011 às 17:54 #

    tenho 14 anos e ja li bastantinhos livros até!! mas acho q esse é o pior!!

    pra começar: esse livro nao despertou “aquela empolgaçao de saber como ele vai acabar”.
    a historia é enrolada, cheia de palavras q eu (pelo menos eu) tenho q ficar com o dicionario do lado pra entender o significado.
    ADOREI a ideia de uma menina q rouba livros para fugir da sua vidinha chaata em plena segunda guerra mundial. e tambem adorei q foi a morte q contou a historia.
    a ideia é muito boa, mas acho q markus zusak podia ter feito uma historia mais empolgante, com um amor mais forte.
    quando comecei a ler achei uma enrolaçao, e quando chegou o final : uma porcaria.
    respeito as opinioes das pessoas q gostaram, mas leiam alguma coisa q preste!!!
    mas markus zusak podia ter economizado o nosso tempo.
    .

  18. Laís Ayanne 11/10/2011 às 14:55 #

    Muito bom esse livro.
    A história nos envolve de uma forma…
    Acho que mais pelo fato de se passar na segunda guerra mundial.
    Muito bom, também…

    Dica: Um livro ótimo é a Cidade do Sol,
    expressa a realidade das mulheres do Afegnistão.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Livros e meninas não combinam com dor « Lido e Anotado - 20/08/2008

    […] nossa querida amiga Marilia, em seu relato sobre as páginas de Zusak, “o livro vale a pena, demais! Ainda lerei-o várias e várias vezes ao longo de […]

  2. Livros e meninas não combinam com dor « Risquinhos de Giz - 16/12/2008

    […] nossa querida amiga Marilia, em seu relato sobre as páginas de Zusak, “o livro vale a pena, demais! Ainda lerei-o várias e várias vezes ao longo de […]

Deixe uma resposta

