Palestra sobre Zumbido

21 maio

UPDATE: TV ZUMBIDO E INSTITUTO TANIT GANZ SANCHEZ

Eu havia prometido comentar sobre a excelente palestra que assisti sobre zumbido, então, vamos lá.

Ela foi ministrada pela Dra. Tanit Ganz Sanchez, uma excelente otorrino que lidera uma equipe de pesquisadores na USP que tem como foco o zumbido.

A palestra, voltada para os profissionais da área de saúde (a voltada para o público já havia acontecido), começou com números: aproximadamente 28 milhões de brasileiros sofrem com o zumbido, fato que o torna mais comum que pressão alta e diabetes. Ou seja: não dá para os profissionais de saúde continuarem ignorando essa queixa de seus pacientes!

O aumento da expectativa de vida, do ruído, do estresse, do erro alimentar, do uso das tecnologias (iPods)… tudo isso pode levar ao zumbido.

As principais causas são otológicas (como as perdas auditivas), metabólicas (uso excessivo de cafeína, doces, jejum longo), psicológicas, cardiovasculares, neurológicas, farmacológicas e odontológicas. Importante ressaltar que a causa pode ser uma ou várias das citadas acima ao mesmo tempo!

O zumbido pode ser um “sinal de alerta” do corpo, nos avisando de que algo não vai bem. Portanto, é importante investigar e eliminar as causas diversas (diabetes, hábito alimentar, ranger de dentes…), deixando apenas os fatores irreversíveis (como a perda auditiva, por exemplo). Fazendo isso, o “zumbidão” vira um “zumbidinho”.

O tratamento deve ser direcionado a combater as causas: seja com restrição alimentar, uso de medicamentos (mais eficazes quando o zumbido é recente), uso de aparelhos auditivos, cirurgia, diminuição da dor na musculatura da face, estimulação magnética, terapia, acupuntura…

O recado final é que todos os profissionais da saúde (fonoaudiólogos, otorrinos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, dentistas…) podem e devem se mobilizar para melhorar o zumbido do paciente.

A Dra. Tanit e sua equipe percorrerão algumas capitais brasileiras levando informação à população e aos profissionais de saúde. Saiba mais sobre a campanha aqui.

Anúncios

27 Respostas to “Palestra sobre Zumbido”

  1. Fabiano Vasconcellos 23/05/2009 às 20:44 #

    Ola! Comecei a escutar um zumbindo a 5 dias tava tomando fernegam para dar sono agora perei mais o zumbido nao para oque posso fazer?
    Obrigado,

    Fabiano

    Olá, Fabiano. Como está escrito acima, o melhor é procurar um médico especializado.

  2. lúcia 08/06/2009 às 9:16 #

    olá, comecei a perceber um zumbido na cabeça, mais em ambientes fechados e tem horas q são mais intensos.cerca de um ano fiz um ressonancia da cabeça por causa de enxaquecas e deu umas isquemias que o médico disse que seria de circulação, mas que não era nada, pois o eletro deu normal. comecei a fazer uso de propanalol e minhas enxaquecas diminuiram. então estou na dúvida que médico procurar, um otoriino ou um neurologista? tenho rinite alérgica e nesta época do ano fica muito atacada. esse zumbido poderia ser disso? obrigada . lúcia.

    Sugiro procurar um bom otorrino, especializado em zumbido. Ele poderá esclarecer suas dúvidas.

  3. Menina Eva 14/06/2009 às 20:18 #

    Tia Fono, acho que citei a senhora no Camarim, hoje ou amanhã, não lembro a data do post… 😀

    Uia uia! Quanta honra!

  4. Marília 03/07/2009 às 1:02 #

    ESCLARECIMENTO

    O foco do post é a doença em si e o esclarecimento da mesma.

    A professora em questão foi citada apenas por coordenar a campanha de esclarecimento sobre zumbido, que percorre várias capitais.

    Não me interessa saber da vida pessoal dela ou de qualquer outra pessoa (sendo verdade ou mentira).

    Não sou leiga no assunto: sou fonoaudióloga formada em uma universidade pública renomada, e zumbido pode ter cura sim, embora não em todos os casos, por peculiaridades diversas.

    Como dona do blog tenho o direito e o dever de barrar comentários que vão contra os meus princípios.

    Queixas contra quaisquer pessoas públicas citadas no blog devem ser feitas no lugar devido, que não é, de maneira nenhuma, no meu blog pessoal.

    Grata pela atenção.

    • Maria Aparecida Klesic 11/07/2009 às 9:36 #

      Olá!

      Comecei a ouvir zumbidos do tipo “cigarra”, a dois dias atrás. Ontem procurei um otorrino de minha cidade. Perdí todas as esperanças de voltar a ser como era. Mas como sou estudante de psicologia, tentei algo sobre o assunto. Minha perspectica de melhora mudou quando lí nesse blog, a resposta da fonoaudiológa, dizendo que certos zumbidos tem cura sim! Resolví escrever para você, no limite das minhas esperanças, que o otorrino não me ofereceu.
      Desculpe não lhe enviar mais informações, pois estou realmente muito triste, com a possibilidade de ficar ouvindo o que não é visto, o resto da mina vida. Nem comecei a exercer o grande sonho da minha vida, que é a psicologia, me vejo como a primeira paciente, mesmo sem me formar ainda.Estou no quinto ano e me deparo com tamanho problema. Desculpe, se para alguns é corriqueir? Para mim, hoje, ainda tenho que trabalhar com a possibilidade de me livrar desse mal que tanto me incomoda.
      Esperando sua atenção e uma resposta, agradeço antecipadamente.
      Maria Aparecida

      A causa do seu zumbido deve ser investigada por um otorrino apto em tratar zumbido. Dependendo da causa, o zumbido pode melhorar muito (exemplo: dieta inadequada, com excesso de cafeína e açúcares) ou suavizar. Sugiro que procure um otorrino especializado. Conheço um centro em São Paulo, mas não tenho tal referência de outras cidades. Boa sorte!

  5. mizael 25/07/2009 às 12:30 #

    ola!!!
    tenho um zumbido ja faz um ano,fiz varias consultas e izames,ja tomei varios remedios e nao deu em nada,o meu otorrino falou que etra um trauma auditivo,pois trabalho em uma empreza ja faz 10 anos,e la faz muito ruido,nao sei mais o que fasso.por favor mim ajude estou presizando de ajuda de uma pesso assim ilgual a voçe.
    Maria Aparecida,
    para eu dormitir estomando um calmante..Agora pior de tudo e que e tarja preta,e sei que no futuro vai mim prejudicar muito.
    Pesso um a palavra amiga sua,um conselho,ou uma sugestao da senhora que conhece do meu problema…mim ajude por favor…
    um grande abraço.
    MIZAEL.
    abraço

    O trauma auditivo, ou seja, a perda auditiva ocasionada por ruído, é uma das causas do zumbido. Geralmente, quando o zumbido tem por origem a perda de audição ele não desaparece. O máximo que pode ser feito é tentar “camuflá-lo”; seja utilizando um aparelho auditivo, se for o caso, seja fazendo terapias de habituação / mascaramento do zumbido.

  6. Antonio José Dantas 30/07/2009 às 15:17 #

    Tenho Zumbido a seis anos, Já procurei varios Otorrinos e já fiz diversos exames a pedido dos mesmos, Mas de nada adiantou!

    Estou pedindo a ajuda de vocês.

    Obrigado!

    Antonio Dantas.

    Camacari-Ba

    Caro Antônio, a única ajuda que posso oferecer é a informação. A causa do zumbido deve ser descoberta: é a perda auditiva? é uma dieta inadequada? Só após descoberta a causa, ou as causas, é possível adequar o tratamento.

  7. Crist 06/08/2009 às 10:36 #

    Bom dia,

    Minha mãe está reclamando desde ontem sobre um zumbido na cabeça, antes era só na hora que ela se deitava pra dormir agora o zimbido fica o tempo todo, e já se alastrou para os ouvidos. nesta segunda feira perdemos um parente próximo, e esses zumbidos vieram logo depois disto, ou então ela começou a tomar um medicamento para labirintite nesta mesma semana, também poderia ser? Minha avó materna também tem esse mesmo problema . vocês poderiam me ajudar?

    O zumbido pode ter várias causas que devem ser investigadas. Converse com seu oorrino.

  8. karina 24/08/2009 às 10:54 #

    zumbido provocado por diabestes tipo2 tem cura

    Sugiro conversar com seu médico.

  9. roselei 25/09/2009 às 18:47 #

    estou com esses zumbidos a seis dias e estou a ponto de enlouquecer.Eles nao param um segundo, a vontade que eu tenho e de bater a cabeça na parede.

  10. Thiago Cruz 27/09/2009 às 3:54 #

    Cara Marília,

    Tenho uma dúvida e gostaria muito de sua ajuda: Há um mês e meio, tive tontura não-rotatória e zumbido, passei no médico e fui diagnosticado com Neurite Vestibular. Fiz uma sessão de manobra de Semont, e após alguns dias estava muito melhor da tontura, porém, o zumbido ainda persiste. Por favor, gostaria de saber se é comum o zumbido estar associado à Neurite Vestibular(Pois, a maioria das informações na internet diz que não)? E, se, pode ser permanente(como uma seguela) ou passageira?
    Sou muito grato desde já!

    Thiago.

    Sugiro conversar com seu otorrino.

  11. Rosa Maria 13/11/2009 às 19:13 #

    trabalho com telefone 8 horas por dia, tenho zumbido como se fosse varios grilos gritando na minha cabeça, o otorrino disse que não prejudica, mais tenho persebido que está piorando já tem 4 anos que trabalho assim.
    obrigada

  12. sandro rogerio tunes tavars 08/01/2010 às 17:56 #

    estou com crise de rinite e tenho zumbidos nos ouvidos sera da rinite?

    Procure um bom otorrino.

  13. raquel 13/02/2010 às 21:16 #

    ha 2 meses meu marido começou a escutar esse zumbido e a 2 semanas esta perseguindo 24 hs…Ele a um bom tempo temd eficiencia auditiva mas nao a ponto de se precupar…Com isso agora procurou um otorino , aqui na Italia o mesmo disse que sao celular que morreram pois nos exames naoa cusam nada mais grave …nesse caso dizeeram que nao tem Cura …Se houver algo que podemos fazer ao menso para amenizar por favor nos indique , aonde podemos encontrar o profissonal adequado, pois como todos sabem aqui na Italia a mediciana nao esta tao aperfeiçoada …Obrigada

    Infelizmente apenas um bom otorrino pode avaliar cada caso.

  14. glaucia amaral santos 30/04/2010 às 9:15 #

    Minha mãe sofria muito deste problema que era um barulho concecutivo, procurou vários médicos, tomou vários remédios e fez vários tratamentos, mas não adiantou nada…então resolveu procurar socorro na área espiritual, foi para igreja, pediu para que orassem por ela e instantaneamente foi curada…, não estou falando de religião, mas de fé, cansada de procurar solução no homem e não encontrar, então o seu ultimo recurso foi Deus e conseguiu resolver o seu problema, obteve a cura. Deixo aqui este testemunho, deixo aqui está opção!

    • SONIA MARIA DE 0LIVEIRA 21/07/2010 às 16:15 #

      Gostaria de saber qual a igreja que a sua mãe teve a cura? pois tenho este zumbido há 01 mês e já fiz exames, tomo rem´pedio e nada melhora tem dias que fica muito alto.

  15. marcelo silva 09/09/2010 às 15:39 #

    BOA tarde sofro de ZUMBIDO a 6 anos e consegui melhora surpreendente abaixo de DEUS,com o GINKO 120mgpode usar eu garanto melhora muito mesmo,ja tinha ido 2 OTORRINO
    usava rivotril,alprazolam e nada,entao faz 60 dias que uso o GINKO BILOBA,faça como eu ,olha compra na ultrafarma e quase de graça amigos,na farmacia ele custa 20 reais ,na ultrafarma ele custa 3caixas por 8 reais,e uma dica pois tava com depressao servera,gente por favor usa o GINKO depois me mandem email eu garanto,o sofrimento da gente e grande né abraço fica na paz do SENHOR

    • beth 28/03/2012 às 14:55 #

      ke boa informaçaõ vce deu viu! mais para comprar esse remedio! ñ precisa de receita?

  16. marcelo silva 09/09/2010 às 15:42 #

    BOA tarde sofro de ZUMBIDO a 6 anos e consegui melhora surpreendente abaixo de DEUS,com o GINKO 120mgpode usar eu garanto melhora muito mesmo,ja tinha ido 2 OTORRINO
    usava rivotril,alprazolam e nada,entao faz 60 dias que uso o GINKO BILOBA,,e uma dica pois tava com depressao servera,gente por favor usa o GINKO depois me mandem email eu garanto,o sofrimento da gente e grande né abraço fica na paz do SENHOR

  17. marcelo silva 09/09/2010 às 15:46 #

    OLHA USEM O GINKO BILOBA,EU GARANTO ELE SOME .TOMO 120 MG 2X AO DIA MAS TEM O 80 MG E DE 40MG ,PODE USAR E USAR E MELHORAR

    • CLEUNICE BARBOSA 17/10/2011 às 19:24 #

      olá Marcelo, vc sabe se precisa de alguma orientação médica pra usar esse medicamento? E tbm se existe alguma contra indicação pois tenho problema com pressão?

    • Edinlema 15/12/2011 às 10:32 #

      Bom dia sofre desse zumbido a 1 ano fui em vários médicos mas o neurologista descobriu o meu problema ele me pediu um exame chamado vecto… e deu labirintite. estou tomando labirin e estou bem melhor graças a Deus.

  18. César Domingues 18/09/2011 às 18:43 #

    Estou com um zumbido na cabeça e cada vez pior. Fui ao médico e nada adiantou. Queria saber qual o especialista q devo recorrer?

    \obrigado

  19. Salete 19/07/2012 às 0:57 #

    Gente sofro de zumbido no ouvido ou cabeça sei lá faz uns 7 anos. Fiz todos os exames que me foi pedido pelo otorrino, até ressonância do labirinto entre inúmeros exames e nada, no começo foi barra. Sofri com crise de pânico tomei antidepressivo, então resolvi não me importar mais com isso quero ser feliz assim mesmo, não vou dizer que é fácil tem dia que baixa uma deprê, mais hoje estou um pouco mais resignada fazer o que decidi que quero ser feliz. bjus e boa sorte a todos.

  20. LUÍS CARLOS GARCIA 11/04/2013 às 18:51 #

    Eu fiz uma cirurgia para retirada de neurinoma. Faz 4 meses. Tenho um zumbido insuportável no ouvido. Tem como melhorar…..

  21. Teresinha Ramos 17/09/2015 às 15:18 #

    Será q zumbido [essa cigarra] no ouvido,tem a ver com Bipolar?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Barulho na cabeça – ou Zumbido « Publicações – Vol. 3 - 22/05/2009

    […] PALESTRA SOBRE ZUMBIDO […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: