Minúsculos Assassinatos…

8 out

… e alguns copos de leite

(Apenas uma recapitulação: recebi o convite para ir ao lançamento do mais novo livro de Fal Azevedo em minha casa. Fui e cumprimentei-a_ não comprei o livro por falta de money. Ladybug lançou um concurso, sorteando o livro. Eu participei e fui sorteada. Recebi o livro em minha casa dia 04 (sábado). Comecei a lê-lo ontem (dia 07) e terminei hoje (dia 08). É isso.)

O livro me instigou pela capa e pelo título. Uma romã partida, deixando à vista suas milhares sementinhas. E o título: assassinatos pequeninos e copos de leite? “Como assim?”, pensei. Numa vã tentativa de desvendar o mistério, tentei associar os vários assassinatos com as sementinhas de romã… e onde ficaria o leite? Fiquei curiosíssima para lê-lo assim que recebi o convite para o lançamento. E fiquei contente em saber que mataria minha curiosidade (ganhando o livro).

Ao iniciar a leitura, confesso que me surpreendi! Está muito bem escrito! “Não imaginava que ela escrevesse tão bem assim”, foi mais uma pérola dos meus pensamentos. Adorei a quase a-cronologia dos fatos, a mistura de passado e presente, a mistura de acontecimentos e pensamentos_ esse é um jeito de escrever que adoro (foi o que me fez gostar de Machado de Assis, por exemplo).

Português correto e ao mesmo tempo coloquial_ o que torna a leitura muito prazerosa!

Em alguns momentos, quase poderia imaginá-la (a Fal) escrevendo ou dizendo tais coisas. Alguns trechos me lembraram seu blog e seus gatos.

E como há gatos na casa de Alma, protagonista da história, quase uma anti-heroína, como Macunaíma. Mas há cachorros também! Vários. E como gosto mais deles, vou colocar uns trechinhos, em que Alma fala sobre eles, aqui:

“Seu cachorro ama você. Seu cachorro foi programado biologicamente pra amar você. Ele ama você mesmo quando você se atrasa ou esquece de botar água pra ele. (…)

(…) Mesmo que você tenha gatos, muitos gatos.

Seu cachorro ama você mesmo quando você fala com ele na mais irritante voz de bebê deste mundo. (…)

Mesmo que, no meio da crise de insônia, você vá lá acordá-lo pra não ficar sozinha, saiba, seu cachorro ama você.(…)

Mesmo que você xingue seu cachorro de “fedido”, mande-o tomar banho na loja e ele volte com dor de ouvido e com uma gravata patética do Piu-piu, ele ama você. (…)

Seu cachorro ama você para sempre, mesmo que nada, nada, nada tenha salvação e que, em parte, a culpa seja sua.”

E como isso é verdade!

Adorei cada capítulo do livro ser nomeado por alguma comida/tempero/bebida. E tudo relacionar-se com o texto propriamente dito.

E que vida dura a de Alma! Sua trajetória de vida me lembrou a da protagonista do livro “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector.

Fiquei com vontade de saber mais sobre o depois na vida de Alma.

É um livro que conta a história de Alma, mas poderia ser a história de qualquer um de nós. E, talvez por isso, nos envolva.

Recomendo!

9 Respostas to “Minúsculos Assassinatos…”

  1. Lucia Freitas 08/10/2008 às 22:21 #

    A senhora dos gatos aqui adorou a tua resenha cachorrística, dona Marília…
    Que bom que você gostou e curtiu e aproveitou. Que bom.
    bj no coração.

    Opa!! Que bom que gostou! 😀 Beijos e muito obrigada por realizar o sorteio!

  2. Fefa 09/10/2008 às 0:16 #

    Me parece ser um senhor livro esse mesmo, hein?
    E as frases sobre o cachorros são ótimas. É a mais pura verdade!

    É sim um livro bom e sim, as frases são bem verdadeiras!

    Mas isso de vc começar o livro ontem e terminar de ler hoje, me deixou envergonhada, estou há mais de 6 meses com o seu livro do Marley e ainda não terminei de ler…. O.o

    Ah, Fefa, desencana!! Cada um no seu tempo! 😉

  3. Trotta 09/10/2008 às 13:33 #

    Olha sóóó, usando a Lilo pra fazer propaganda!

    E ela não é uma ótima garota, ops, canina-propaganda?!

  4. Rodrigo(bodas) 09/10/2008 às 15:19 #

    Vc realmente lê bem rápido.
    Que bom que gostou do livro.

    Gostei sim! É difícil ter tempo de pegar algo novo pra ler, mas, quando pego, difícil largar antes do fim!

  5. Fina Flor 13/10/2008 às 3:27 #

    dica anotada :o)

    beijos, querida e boa semana

    MM.

    Boa semana pra você também! Beijos!

  6. Ana Amélia 13/10/2008 às 10:15 #

    Olá, é a primeira vez que entro em seu blog e devo dizer que de cara fiquei com vontade de ler esse livro. Vou procurar. Valeu pela dica.

    Seja bem-vinda! Que bom que gostou da resenha do livro!

    Observei que gosta de animais, ou de cães, mais especificamente. Também gosto. São tudo de bom né?!
    Abraço! Voltarei sempre que possível.

    Adoro esses anjos de quatro patas!! Adorei sua visita! Volte sempre!

  7. claudia lyra 13/10/2008 às 16:09 #

    Mas você é uma menina de sorte, hein! Ganhou o livro da Fal! Adorei o livro também. Esse capítulo dos cachorros me tocou, porque meus cachorrinhos estão tão negligenciados… mas quero voltar a cuidar deles direitinho, como sempre foi.

    Eu ganhei! Eu ganhei! Ah, Clau, não larga dos bichinhos não… coitados! E fazia um tempão que não te via por aqui!! Fiquei ultra feliz com esse comentário aqui! Beijão! 😉

  8. Guigo FG. 13/10/2008 às 21:12 #

    Também quero hummmmmmm!!!

    Ahhh, mas esse já tem donaaaa! 😀

  9. fal 15/10/2008 às 6:22 #

    que coisa mais doce.

    Doce foi sua visita!! Adorei!!! Beijos mil!

Deixe um comentário

