Dia Mundial da Voz

16 abr

Hoje, dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Evento originalmente brasileiro (1999), espalhou-se pelo mundo a partir de 2003.

Com a instituição de um dia fixo para debates em torno do tema, espera-se promover maior conscientização da população a respeito da importância da voz humana.

O uso da voz é importantíssimo seja no trabalho, na escola ou nas interações sociais. Mesmo assim muita gente abusa da voz fumando, gritando, bebendo ou usando a voz profissionalmente sem treinamento ou técnica.

O objetivo central da Campanha da Voz é informar e prevenir a população sobre hábitos incorretos no uso das cordas vocais que podem resultar em doenças como a laringite, o nódulo, a leucoplasia, os cistos e o câncer de laringe – a mais grave entre todas.

Médicos orientam que deve ser feito um exame de laringe sempre que a garganta apresentar sinais de irritação ou cansaço por tempo prolongado.

Com vocês, um recado do Locutor número 1 do Brasil, Ferreira Martins, sobre a Semana da Voz.

O site da Academia Brasileira de Laringologia e Voz traz mais informações sobre a voz e sobre a campanha:

(Parte da Coluna Fala, tia Fono!)

11 Respostas to “Dia Mundial da Voz”

  1. Rodrigo Figueiredo 16/04/2008 às 0:12 #

    Eu só tenho a dizer que os vídeos que vc estava vendo enquanto fazia este post são nojentos…
    A nossa corda vocal parece mais o bichinho do Alien!!!
    Isso sim!

    kkkkkkk… então você tem um bichinho desses na sua garganta!!! risos! 😀

  2. Sammia 17/04/2008 às 0:19 #

    Poxa Má obrigada mesmo pela dica!

    Eu vez enquando perco a voz devido a um esforço que exerço nela. Esse esforço é involuntário, mas pode me causar problemas futuros como os calos nas cordas vocais segundo o meu antigo otorrino.

    Tá certo né? O.o
    Tem que cuidar…

    beijão

    Tem que cuidar mesmo!! 😉

  3. André 17/04/2008 às 10:56 #

    Marília, vi seu comentário no blog da Lucia Malla, entrei no seu blog e achei ele muito interessante. Linkarei ele lá no meu “A Volta…”.

    Bj e parabéns pelos bons textos

    Quanta honra! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Vou colocar seu link aqui do lado tb! Abraços!

  4. Poeta 17/04/2008 às 12:37 #

    Cara, que legal isso de vc ser fonoaudióloga!!!!!!!!

    Também acho! 😛

    Nham…

    Ah…

    Nunca te imaginei fonoaudióloga, vai demorar um tempinho pra me acostumar…

    Pronto, acostumado…

    Mas então, gostei também desse trabalho de divulgação. É bem legal isso q vc faz…

    É necessária essa divulgação, né? Você me imaginava como o que? Blogueira? Essa é minha outra “profissão”! risos… 😀

    Bem, é isso, abraços e obrigado por continuar lendo meu blogue apesar de eu não ter tido lá muito tempo para escrever

    Seu blog é bom de acompanhar! 😉

  5. Fefa 17/04/2008 às 13:36 #

    Hoje mesmo meu professor disse em sala: “Ontem foi dia da voz e me aconselharam a não competir com ninguém ao falar. Tenho que me preservar”. Sim, isso foi uma bronca pq a sala estava uma zona! Hehe!

    Muito legal as informações, Má!

    bjs

    Que indireta a dele, hein?!

  6. Claudia Lyra 18/04/2008 às 12:22 #

    Ai, ai… Tia Fono, dá um jeito na minha voz fininha? Huahuahauhauahua…

    kkkkkkk…

    Agora é sério: sempre tive vontade de procurar um fonoaudiólogo porque fico rouca e, por vezes, perco a voz totalmente. E com muita frequência, principalmente quando sou atingida por fortes emoções.

    Antes de ir procurar o fono, te aconselho a procurar um otorrino primeiro, pra ele fazer um exame de imagem e ver se tem algum problema nas pregas vocais! 😉

  7. Tiago 19/04/2008 às 9:06 #

    Grande informativo!
    Parabéns!

    Brigadim!

  8. Fina Flor 19/04/2008 às 17:28 #

    Sim, a voz é tudo!!!

    eu dou graças por poder cantar!!!

    vou passar seu post para minha mana que anda rouquinha há vários dias =]

    beijocas e obrigada por visitar o canteiro, volte sempre!

    MM.

    Ah, sou eu quem agradeço! E visitarei sempre seu lindo blog! 🙂

  9. Trotta 21/04/2008 às 11:56 #

    O Ferreira Martins é campeão, né? Hehehe! Mas eu ainda prefiro o Paulo Goulart fazendo voice over!

    P.S.: Não vale compartilhar vc mesma no Reader, huahuahua! 😄

    Claro que vale! 😀

  10. Márci 27/04/2008 às 19:55 #

    Ixiii…eu sou uma pessoa que de tempos em tempos tem algum tipo de irritação na gargante…..nunca procurei um médico….Nhunf….É comodismo mesmo =(

    Tem que cuidar!

    Tenho que dizer uma coisa: Foi seu o comentário número 1000!!! Fiquei feliz!! 😀 Espero que continue por aqui! Beijos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Barulho na cabeça - ou Zumbido « Publicações - Vol. 3 - 13/07/2008

    […] quase três meses inaugurei a coluna Fala, tia Fono. Depois do texto inicial, veio um post sobre voz. E antes dessa inauguração veio um post sobre fones de ouvido. Conforme escrevi na inauguração, […]

Deixe um comentário

