Fala, tia Fono!

15 abr

Para quem não sabe, sou Fonoaudióloga. Formada há pouco mais de um ano. Adoro a profissão que abracei. Mas percebo que pouquíssimas pessoas conhecem o vasto campo de atuação de um fonoaudiólogo.

A Fonoaudiologia é uma profissão relativamente jovem, quando comparada com as demais profissões da área da saúde. A primeira faculdade de Fono no mundo foi criada em 1900 na Hungria. No Brasil, o ensino começou na década de 60, com a criação do curso na USP e na PUC; mas o reconhecimento de profissão só veio na década de 70. Foi na lei número 6965, de 9 de dezembro de 1981, que o então presidente João Figueiredo regulamentou a profissão.

E a profissão tem crescido; não só em número de profissionais mas em áreas de atuação. O fonoaudiólogo pode atuar em unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e associações.

E o que o fono faz nesses lugares? Ele é responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.

Hein? Não entendeu lhufas? Fique tranqüilo! Está inaugurado o mais novo espaço fonoaudiológico da blogosfera: Fala, Tia Fono! Ainda não defini qual a periodicidade da coluna (e, como não gosto de obrigações, provavelmente não definirei), mas o objetivo é claro: divulgar o trabalho do fonoaudiólogo e contribuir para o esclarecimento de muitas dúvidas que vocês, leitores, possam ter.

Para isso, comente, participe, colabore com dúvidas e sugestões. Você pode participar diretamente aqui, nos comentários, ou me mandando um email (mariliazafig@gmail.com).

Em tempo: em fevereiro, publiquei esse post, que fala sobre a relação entre os fones de ouvido e a surdez!

Abraços!

———————
PS: Acabei de entrar para o mundo do feedBurner! Por favor, atualizem seus readers clicando aqui ou no ícone da barra lateral! Obrigada!

Anúncios

9 Respostas to “Fala, tia Fono!”

  1. Christian Gump 15/04/2008 às 16:02 #

    Fala, tia Fono!

    Que vergonha… eu lendo esse post ouvindo metallica no fone de ouvido. Quando no artigo anterior falei que ia tentar diminuir o uso do mesmo! Vergonha, vergonha!

    Mas legal a iniciativa da sua coluna!!

    hehehehehe… a intenção não foi deixar ninguém preocupado dessa vez! risos…

  2. Fefa 15/04/2008 às 23:20 #

    Gostei, hein? Posso “roubar” a idéia? Fala, tia Vet? Ok ok, só qdo eu me formar mesmo! 😀

    Uma pessoa que fala muito alto, tem necessariamente problema de audição?!?

    Claro que pode “roubar”! Obrigada pela participação com a dúvida! Ela será respondida em breve! 😉

  3. Trotta 21/04/2008 às 11:51 #

    Muito boa idéia, e eu lembro que vc comentou no MSN que tava pensando em fazer! Eu apoiei antes e apóio ainda de novo, hehehe! Beijo!

    Uhuuuuuu!!

  4. Márci 27/04/2008 às 19:53 #

    Opa ! Vai ser bom entào ler a sua mais nova coluna (uhu !)…eu sou total leiga no assunto da fonoaudioloia e será um prazer saber mais sobre o assunto…é bom né !

    Espero que goste! E pode mandar sugestões! Beijos! 😉

  5. Rodrigo Figueiredo 28/04/2008 às 23:50 #

    Fono arruma e resolve o mundo!
    Esse deveria ser o nome!

    Não resolve, seu bobo! Mas ajuda a resolver! 😉

  6. ADMARINE 04/11/2009 às 15:15 #

    GOSTEI DA IDEIA BEM PRODUTIVO PARA NOS ESTUDANTES DA AREA

  7. denesio f. araujo 26/01/2015 às 13:28 #

    estou com muita chiadeira na minha cabeça. o que e isto

Trackbacks/Pingbacks

  1. Aviso aos navegantes! « Publicações - Vol. 3 - 27/04/2008

    […] aos navegantes! Eu já havia escrito isso, mas foi em um PS do post que inaugurou a coluna da Tia Fono… PS, pra mim, é coisa importante, caso contrário, não mereceria ser dita; mas admito que […]

  2. Publicações - Vol. 3 - 13/07/2008

    […] Fono!, Fono, fonoaudiologia, zumbido às 1:33 de Marília Há quase três meses inaugurei a coluna Fala, tia Fono. Depois do texto inicial, veio um post sobre voz. E antes dessa inauguração veio um post sobre […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: