Nossas Raízes – Parte VII de VII

17 jan

Adalgisa Zanon

Tia Adalgisa foi uma linda moça de pele clara e olhos azuis. Era alegre e expansiva; curtia amizades, passeios, namoros, mas era acima de tudo uma batalhadora.

Além de ajudar sua mãe nos afazeres domésticos, costurava para uma exigente clientela em Machado. Era uma modista famosa e requisitada. Por isso, mesmo quando mudou-se para São Paulo, por ocasião de seu casamento com Nicanor, continuou atendendo às encomendas que suas freguesas, já habituadas ao seu talhe perfeito e bom gosto, lhe faziam.

Foi-lhe negada a alegria de ser mãe, mas Deus reservou-lhe outra missão, não menos nobre.

Por ocasião do falecimento de sua cunhada Hemengarda, deixando órfãs quatro crianças, ela não exitou e levou as duas meninas: Hilda e Dalva, para morarem com ela. Teve por elas carinho e dedicação de mãe. Preocupada com o futuro das meninas, ensinou-lhes a arte de costurar, no que era muito capacitada. As meninas, também habilidosas, tornaram-se grandes modistas em São Paulo.

À ela nossa homenagem.”

—————————

E assim o livrinho do Primeiro Encontro Zanon acaba. Contei pra vocês a história de parte da minha família e, o que foi mais importante pra mim, registrei aqui essa história.

O Encontro propriamente dito foi muito bom: conheci várias pessoas que não conhecia e nem sabia que existia. Fui até uma das oradoras (chiquetérrimo, só porque sou sobrinha das idealizadoras do Encontro, mas o que é que tem, hein?)…

Depois desse, houve outros, mas nunca com todo o pessoal que estava presente a esse_ a distância e o dimdim são grandes empecilhos. Este ano o Primeiro Encontro completará 10 anos. Preciso perguntar pra minha tia se haverá um Encontro Comemorativo…

Encerrando o livrinho, temos essa foto clickaumentável, do castelinho construído pelo meu avô.

castelinho

 

15 Respostas to “Nossas Raízes – Parte VII de VII”

  1. Tata 17/01/2008 às 12:47 #

    putz, que legal isso! o castelinho é lindo!!!

    E não é? Obrigada pela visita!

  2. Ulisses Adirt 17/01/2008 às 23:33 #

    Eu adorei o termo “clickaumentável”… 🙂

    hehehe… a idéia original eu devo à Menina Eva! Também adorei! Brigadão pela visita!

  3. Evilasio 18/01/2008 às 3:50 #

    Belíssima forma de homenagear a família. Parabéns por esta árvore genealógica dos novos tempos… 😀

    Muito obrigada! E valeu pela visita! 😉

  4. Márci 18/01/2008 às 7:32 #

    Nossa Má ! Deveras bonita a homenagem feita aqui no blog, eu acho super massa isso de sabermos mais das nossas raízes. Supimpa !

    bjs !

    Também acho muito legal conhecer os antepassados! 😉

  5. OgrO 18/01/2008 às 8:10 #

    Que demais o Castelo!!!!!!! Quero um!!!!!!!!!

    Má, muito legal a história. Agora… quando é que você vai postar as fofocas e os veneninhos, hein? hahahah 😉

    Uma graça o castelinho, né? Quanto aos veneninhos, não conheço nenhum dessa época não! risos…

  6. Poeta 18/01/2008 às 11:51 #

    Nunfa!

    Adorei, sério mesmo…

    rsrsrsrsrs

    Olha, eu não te copiei, tá? Pensei no q tu tava fazendo aqui depois de ver um comentário na primeira crônica…

    Bem…

    Paciência

    Abraços

    Tô adorando saber da sua história! Acho muito legal conhecer melhor nossos antepassados!

  7. Fefa 18/01/2008 às 20:36 #

    Mais uma de olhos claros, hein Má? Sinto que seus filhos têm chances! Hehe!
    Muito legal essa homenagem, eu adorei!

    Beijão!

    Pois é! Viu só? Beijão!!

  8. jujudeblu 18/01/2008 às 22:01 #

    Bah, fazia tempo que eu não passava aqui [correria sempre, né?!], e vejo que vc conseguiu registrar uma grande história!
    Parabéns!
    Bjinhos Má, bom findi procê!

    Uma história e tanto, Ju! Beijão!

  9. Diego 19/01/2008 às 19:54 #

    Adorei a série. Também tenho uma certa inclinação para cavar as raízes.

    Eu adoro! Obrigada pela visita!

  10. Rodrigo Figueiredo 21/01/2008 às 19:48 #

    Eu lembro que fiquei com ciúmes de vc em um desses encontros!
    E acho que foi esse!
    Tinha um monte de primo…

    É verdade… eu me lembro… Mas eu só tinha olhos para você!! Assim como é até hoje!

    Eu acho legal isso da sua familia… Do Zannon!!!
    Eu queria que os Figueiredos tivessem algo parecido…

    Quem sabe não caberá a você organizar?

  11. policarpe 23/01/2008 às 1:02 #

    Adorei ter passado por aqui e ter conhecido pessoas tão interessantes, tão admiráveis como estes seus familiares. Estes registros honra e muito a memória deles e devo parabenizar a vc e a quem realizou este trabalho. Trabalho que um dia quero reunir as condições necessárias para fazer. Um grande abraço.

    Adorei ter você acompanhando essa pequena série! Foi um trabalho e tanto que minhas tias tiveram! Com certeza você fará uma bela homenagem à sua família! Abraços! 🙂

  12. SILVIA SILVA BENEDETTI 07/09/2010 às 9:14 #

    Não posso descrever a emoção! fui amiga de ANCILA e URIEL , filhos de AURELIANO e IDA ZANON,láem VARGINHA. Resido em P. Alegre,já vou ser bisavó, tenho 3 filhos-los, 6 netos… Quero presenteá-los com meu terceiro livro, recém lançado: TECIDOS E RETALHOS. Para onde enviar? aguardo notícias. ABRAÇOS, SILVIA SILVA BENEDETTI.

    Olha só, muito prazer! Vou encaminhar seu email ao Uriel! Um grande abraço!

  13. MIRZA ZANON 21/01/2017 às 20:17 #

    Sou a Mirza, filha de Leopoldo Zanon.
    Somente hoje tomei conhecimento dessa publicação.Fiquei feliz e com saudades.Participei dos dois primeiros encontros, que foram muito bons…
    Um grande abraço a toda família!

    • Marília 22/01/2017 às 2:15 #

      Olá! Tudo bem?
      Também participei desses dois! Foram ótimos né?
      Faz tanto tempo… Saudades mesmo!! 😊

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mais um ano de blog « Publicações - Vol. 3 - 14/02/2008

    […] Nossas Raízes – Partes I, II, IV e VII (a história de meus […]

Deixe um comentário

