Nossas Raízes – Parte III de VII

7 jan

Gemma Zanon Annoni

Gemma, o bebê que resistiu bravamente, lutando contra a doença infecciosa que minava seu pequenino corpo, na longa e exaustiva viagem da Itália para o Brasil, é a linda mocinha que aparece na capa deste livro, a bela fotografia da família em 1908, ao lado da irmã menor Adalgisa e dos outros três irmãos: Tirteo, Aureliano e Leopoldo.

Conquistou, com sua beleza serena e lindos olhos azuis, o coração do jovem Roberto Annoni e com ele se casou.

Foi uma esposa e mãe exemplar; era uma senhora de fibra. Soube enfrentar corajosamente e com fé as adversidades que a vida lhe preparou.

Teve cinco filhos: Clélia, Túlio, Leandro, Dora e Luizinha.

Além de cuidar dos afazeres do lar, encontrava tempo para se dedicar a obras assistenciais. Com muita habilidade fazia nas horas vagas peças em crochê e as doava ao Lar André Luiz, da qual era voluntária.

Gemma faleceu em sua residência em São Paulo, vítima de fulminante ataque cardíaco.”

7 Respostas to “Nossas Raízes – Parte III de VII”

  1. Rodrigo Figueiredo 07/01/2008 às 23:45 #

    Uia!
    Será que ela nadou no Tiete?
    Pegou bonde?

    Vai saber, né?

  2. Fefa 08/01/2008 às 10:59 #

    Não se sabe qual era essa doença infecciosa? Acho que naquela época não se sabia nada, não é?

    E ela sobreviveu e tudo! Que legal!

    Olha, acho que não sabiam o que era não, ou se sabiam, esse conhecimento não chegou até nós! E você viu? Ela tinha olho azul! (hihihihi)

  3. OgrO 08/01/2008 às 16:18 #

    Realmente ela era muito forte! Um bebezinho sobreviver à viagem!!! Que demais!

    Bem legal, né?

  4. policarpe 13/01/2008 às 23:06 #

    Superou obstáculos, já na aurora da existência e foi muito importante para essas pessoas as quais ela serviu. Certamente deixou muitas saudades…Estou gostando de conhecer tua família.

    Obrigada! Abraços!

  5. Mirian Annoni 07/11/2012 às 0:38 #

    Que interessante esse blog! Me chamo Mirian Annoni, sou filha de Leandro Ledo Annoni e minha avó era a Dona Gema Zanon Annoni!. Meu pai se casou com Aparecida Goos Annoni. Sou filha única, tenho 43 anos e moro em Buenos Aires. Gostaria muito de ter acesso a esse livro que vocês estão produzindo. Acho fascinante conhecer o passado, saber como vim parar onde estou. Um beijo!

    • Marília 24/11/2012 às 23:04 #

      Nossa, que legal Mirian!! Vou comentar com minha tia, que escreveu o livrinho!! Como a internet aproxima as pessoas não?

  6. Mirian 12/05/2013 às 0:51 #

    Oi Marilia,

    Tenho uma foto do meu pai, Leandro, com a Dora, Tulio juntos quando eram bem pequenos. Meu pais estava de frauda na foto! Se você quiser posso escaneá-la para que você a coloque no seu blog “Nossas Raízes”. Me avise. Bjs Mirian

Deixe um comentário

