Educação no Trânsito

20 set

Quem mora em centros urbanos não se surpreende mais com os congestionamentos. Parte dos transtornos é causada pelo excesso de veículos – e outro tanto pelo mau comportamento dos motoristas. Aqui faço um parêntesis: de nada adiantam as aulas sobre direção defensiva dadas nos cursos teóricos das auto-escolas se a pessoa, se cada um de nós não tivermos ÉTICA! E ética tem que ser a base do nosso relacionamento! O duro é que ética não se compra nem se encontra na esquina: ou temos ou não temos! A meu ver, tudo se resume a ética_ inclusive o ensinamento de Confúcio e de todas as religiões de não fazer ao outro o que não quer que seja feito a você. É simples! Fecha parêntesis.

Quem descobre quais são os 10 erros de etiqueta no trânsito que estão na figura de cima em comparação com a de baixo? (Já coloquei as respostas, mas tentem não colar!)

A propósito, dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. Se possível, vá de bicicleta, use o transporte público ou, ainda, pegue uma carona; se nada disso for viável, seja, pelo menos, educado no trânsitosempre!

A propósito, parte 2, devido ao Dia Mundial Sem Carro, São Paulo terá a Primeira Virada Esportiva, que terá início às 14 horas do dia 22 e término às 14 horas do dia 23! A programação será bem legal e diversificada! Para saber mais detalhes, clique aqui!

transito

transito 2

Respostas (da esquerda para a direita):

1. Experimente andar mais vezes de ônibus ou outros transportes públicos.
2. Se você usa celular enquanto dirige, além de cometer uma infração, anda mais devagar e atrapalha o fluxo do tráfego.
3. Não buzine para o motorista da frente sair assim que o farol abrir – ele precisa de tempo para engatar a marcha. Use a buzina somente quando for realmente necessário.
4. Não jogue lixo na rua, tenha um saquinho de lixo no carro.
5. A seta de direção não é equipamento opcional do carro – o motorista de trás e o pedestre que quer atravessar a rua não têm bola de cristal para adivinhar para que lado você vai.
6. Não pare em cima da faixa de pedestres – espere sempre o pedestre atravessar, mesmo que o farol abra e ele esteja no meio da rua.
7. Você fica bravo quando não dão passagem para mudar de faixa? Não dê o troco aos outros, seja cordial e dê passagem.
8. Parar no meio de um cruzamento quando o farol fecha é um dos fatores que causam congestionamentos. Preste atenção se há espaço do outro lado da rua antes de atravessar o cruzamento.
9. Ouvir música no carro é gostoso, mas cuidado com o volume – se estiver muito alto você fica alheio ao trânsito e pode não ouvir a sirene de uma ambulância.
10. Pode reparar: na figura de baixo os motoristas estão dando mais caronas. Isso significa menos carros – e muito menos poluição na sua cidade.

Baseado em Revista Vida Simples.

6 Respostas to “Educação no Trânsito”

  1. Rodrigo Figueiredo 20/09/2007 às 19:45 #

    No meu trabalho são poucas as pessoas que vão aderir a Dia Sem Carro. Cada um com sua desculpa, cada um com seu motivo!
    Mesmo eu acho que vou acabar saindo de moto com vc… Tudo bem que é sem “carro”, mas teoricamente teríamos que fazer nossa parte tb!

    É verdade! 😕

    Mas um protesto interessante seria uma semana sem usar transportes públicos! Tudo para pressionar as autoridades da cidade a melhorá-los. De repente faria melhor efeito a longo prazo do que apenas um sábado sem carro. Me questiono mesmo se um sábado sem carro é relevante!

    Mas não sei se uma semana sem transporte público seria viável… como as pessoas que moram longe e não têm outros meios de locomoção iriam trabalhar? Quanto ao dia sem carro, acho que é mais uma “parada” para que as pessoas reflitam um pouco sobre o meio ambiente!

  2. neutron! 21/09/2007 às 8:27 #

    Bão, eu não tenho carro e sempre venho trabalhar e vou pra faculdade de ônibus ou trem. Eu acho que melhorar o trânsito é, sim, um dever de todo mundo (incluindo os pedestres apressadinhos como eu, que nem sempre esperam o farol abrir para atravessar =/). Uma das coisas que mais me dá raiva é quando eu tô atravessando na faixa e os carros e motos ficam acelerando. Pra quê isso?

    Também odeio isso!!!

    Gostei das duas figuras, das dicas [o motorista de trás e o pedestre que quer atravessar a rua não têm bola de cristal para adivinhar para que lado você vai, hahahaha] e do novo layout! 🙂

    Que bom! Brigadim!

  3. Trotta 21/09/2007 às 17:17 #

    Muuuuuuuuucho bueno esse post! Gostei muito! Mas tem coisa na figurinha que é impossível de ver, hehehe! Eu só consegui 5!

    Ah, vá!!!

  4. Isadora 21/09/2007 às 17:40 #

    enquanto isso, no QG da Liga da Justiça, Isadora tenta – em vão – aprender a dirigir.

    ôooo vida…

    Isso é o de menos! Pior sou eu que já tenho carteira há mais de seis anos e, de tanto não praticar, não tenho mais noção nenhuma! Obrigada pelo comentário e volte sempre!

  5. Fefa 22/09/2007 às 12:04 #

    Seria perfeito se isso fosse realmente funcional, não? Mas não tenho esperanças que funcione como deveria.

    E não funcionou! 😕

    Adorei a figura!

    E gostei do novo layout sim, tem até link de doguinhos…eeeee!

    beijos, Má!

    Brigadim! Beijão!

  6. Mamy 23/09/2007 às 20:30 #

    O novo template ficou legal, Má! Quanto ao texto, acho que dou minha pequena contribuição para a diminuição do stress no trânsito por quase nunca businar, por dar carona e por, de forma alguma, jogar lixo pela janela do carro (eca!). Bom… também dou seta quando vou entrar à direita ou à esquerda, e… aff… deixa pra lá, né?

    Você faz sua parte, sim! Muito bom! Cada um deveria fazer a sua, né? Quanto à parte do “jogar lixo pela janela”, você quis dizer que NÃO joga, não é? 😉

Deixe um comentário

