Causa Virtual

14 ago

A matéria seguinte tem a minha cara e, por isso, resolvi colocá-la aqui na íntegra! Retirei-a da Revista Vida Simples, uma revista muito bacana que tem ganho minha simpatia.

Black is beautiful… e economiza energia. É o que os aficionados por internet e, mais recentemente, por preservar o planeta têm acrescentado ao bordão que serviu ao movimento de valorização da cultura negra. É que uma teoria sobre informática voltou à tona recentemente na internet: as telas de cores claras gastam cerca de 20% mais energia que as de fundo escuro. A diferença mais gritante é a do branco, que pede 74 watts para iluminar uma tela inteira, para o preto, que demanda apenas 59 watts, em monitores do tipo CRT, os mais comuns por aqui.

De acordo com uma conta grosseira que o americano Mark Ontkush divulgou em seu blog, se um site como o Google, que tem cerca de 200 milhões de acessos diários, trocasse seu fundo de tela de branco para preto, em um ano a economia seria de 750 MWh, suficiente para abastecer 284 famílias por 12 meses. A matemática deu tanto o que falar que Mark não só adequou as tonalidades de seu blog como lançou a Emergy-C, uma paleta com cinco cores que, combinadas, gastam apenas 4 watts a mais do que o preto total. Alguns blogs, inclusive no Brasil, já estão aderindo à paleta.

E, mesmo que você não tenha páginas na internet, pode se juntar ao ambientalismo na rede. Se não der para trocar seu monitor por um LCD (aqueles fininhos, que economizam energia, mas ainda pesam no bolso), opte por cores escuras no desktop e no descanso de tela – e desligue o monitor quando for se ausentar por mais de 30 minutos. Porque bonito hoje é ser verde.

Conheça o site do movimento Black Back Web Theory ­ ou teoria do preto de volta à internet: http://www.risingphoenixdesign.com/blackback.html

Veja a tabela de gasto de energia de 16 cores criada pelo River Phoenix Desig, líder do movimento Black Back Web Theory:
http://www.microtech.doe.gov/EnergyStar/info.htm#display

Saiba como economizar energia ao usar o computador:
http://www.microtech.doe.gov/EnergyStar/summary.html

Conheça o blog de Mark Ontkush e veja o raciocínio completo que ele fez para chegar ao resultado de quanto se economizaria de energia somente mudando o fundo de tela do site de buscas Google:
http://ecoiron.blogspot.com/2007/01/emergy-c-low-wattage-palette.html

Rapidinha: Os monitores CRT Magic Green da Sansung emitem íons negativos que criam uma zona de proteção à saúde do usuário, diminuindo o nível de stress, neutralizando as partículas positivas – responsáveis pela sensação de desconforto e cansaço – geradas por equipamentos elétricos que estejam funcionando no ambiente. Mesmo desligados, os monitores também trazem benefícios já que as partículas negativas continuam sendo geradas. Tais íons purificam o ar e estimulam a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar e alívio de estresse. Essas partículas também limpam a corrente sanguínea e fortalecem o sistema imunológico, favorecendo o organismo humano. Ao utilizar esta nova tecnologia, é possível eliminar até 99,9% das bactérias prejudiciais à saúde presentes no ar. Pena que essa budega custa caro….

 

8 Respostas to “Causa Virtual”

  1. Rodrigo Figueiredo 14/08/2007 às 22:30 #

    Beleza, mas é indo numa dessas que os caras acham que vale a pena colocar um fusível meia boca do que um novo. Tudo em nome da economia.

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…

    Eu sou a favor de economizar, até prefiro fundos escuros a claros…
    Mas dai a isso virar movimento na net é brincadeira né!

    Eu prefiro os fundos claros… acho que só desligar o monitos já é grande coisa! 😉

  2. Márci 15/08/2007 às 8:39 #

    Eu li a respeito disso na net, até decobri esse Google “politicamente correto”com background preto: http://www.blackle.com . Esse tipo de economia pode ser irrelevante em comparação com outras coisas…mas acho uqe qualquer atitude “verde”é válida hj em dia…

    bjus !

    Também acho! Bjo!

  3. neutron 15/08/2007 às 9:46 #

    Eu já tinha lido que as cores escuras, além de economizarem energia, também aumentam a vida útil do monitor. Meu blog é branco, viiixe.

    O meu também é claro… risos.

    O problema é que esses aparelhos mais econômicos, como o LDC, ainda são mó caros, né? E nem sempre dá pra adaptar o layout do site a cores mais claras =/

    Sim sim!

  4. Trotta 15/08/2007 às 10:49 #

    Ah, eu só uso monitor LCD, tanto em casa quanto no trabalho! RÁ! =D

    Ah, mas você é chique!

    Mas é por isso que o Google lançou o Google Black:
    http://www.googlediscovery.com/labs/googleblack/

    Legal!

  5. OgrO 15/08/2007 às 13:12 #

    Caraca! Interessante isso!!! Seria uma bela economia!!!!!!!!

    Interessante, né?

  6. Fefa 15/08/2007 às 15:37 #

    Gostei dessa frase: “Porque bonito hoje é ser verde!”
    É isso aí, sempre verde! 😉

    É, mas não é verde e branco, viu?

    Brincadeiras a parte, eu achei bem interessante isso. Pena que as medidas de economia custam o olho da cara, não é?

    Nem me fale!

    Mas eu já aprendi a economizar mais desligandoi o monitor sempre que vou me ausentar da frente do computador por mais de 10 min. O que é bom!

    Sim sim!

  7. Juju 17/08/2007 às 16:27 #

    Meu, que legal! Eu num sabia de nada disso!!!
    Pelo menos meu blog atual é cinza… hehehe

    Legal, né? Também não conhecia…

    Nhá, acredita que eu comecei a ler seu blog pensando que era da Claudia? o.O Dãaaa! hehehehe Xá pra lá, to ficando toda zuada mesmo!
    Beijo beijo e bom findi!

    Eita! Bom final-de-semana também! Bjo!

  8. Cily 17/08/2007 às 22:14 #

    “Mãe, eu quero um monitor CRT Magic Green no Natal!!”. Será que cola?
    hahahahahahhahahahahaha

    Beijo!

    Se colar você me avisa!

Deixe um comentário

