As Sete Maravilhas

12 jul

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro foi eleito umas das Sete Novas Maravilhas do Mundo (eu votei, nhá nhá nhá nhá… :P), em terceiro lugar. A estátua do Cristo Redentor possui cerca de 38 metros de altura e fica no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, que está a 740 metros acima do nível do mar. O projeto, feito de pedra-sabão e considerado patrimônio histórico desde 1937, é do engenheiro Heitor Silva Costa, com colaboração do escultor francês de origem polonesa Paul Landowski. O desenho final é do artista plástico Carlos Oswald.

As outras seis novas maravilhas são: a Grande Muralha da China (primeiro lugar), o monumento de Petra, na Jordânia (segundo lugar); a cidade inca de Machu Picchu, no Peru (quarto); a pirâmide de Chichén Itzá, no México (quinto); o Coliseu de Roma, na Itália (sexto); e o Taj Mahal, na Índia (sétimo).

Os nomes dos vencedores foram revelados neste sábado (7) na cerimônia de anúncio do concurso, realizada em Lisboa (Portugal).

O concurso, promovido por uma fundação suíça, recebeu votações pela Internet e por mensagens telefônicas. Ao total, o concurso recebeu cerca de 100 milhões de votos.

A iniciativa não tem apoio unânime e a Unesco, que se dedica ao patrimônio mundial, decidiu não participar do evento. De origem privada, o projeto pretende completar a lista das sete maravilhas definidas por volta de 200 a.C.

As Sete Maravilhas da Antigüidade foram escolhidas pelo historiador grego Heródoto e são: o templo de Ártemis, os jardins suspensos da Babilônia, o mausoléu de Halicarnasso, o colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus e a grande pirâmide do Egito. Somente esta última existe até hoje.

A crítica ao concurso_ e a contestação à eleição do Cristo Redentor_ ecoou em jornais da imprensa européia. O jornal espanhol “El Mundo” aponta para o fato de que o Brasil tem 188 milhões de habitantes, o que significa um potencial de votantes muito maior que a Espanha ou a Grécia. O jornal francês “Le Figaro” fez crítica ao número oficial de votantes: “o ‘direito’ estava limitado a um voto por endereço eletrônico, nada impedia de utilizar vários endereços por pessoa e multiplicar da mesma forma os votos por mensagens de celular para ‘rechear as urnas’ virtuais.” O alemão Berliner Zeitung afirma que dificilmente a lista se firmará, visto que vários países do mundo ficaram de fora da pré-seleção dos monumentos.

E vocês, o que acham de tudo isso? 

Anúncios

9 Respostas to “As Sete Maravilhas”

  1. Rodrigo Figueiredo 12/07/2007 às 19:46 #

    Os critérios podem até não ter sido tão corretos…
    Mas injusto ou trapaça acho que não aconteceu!

    Não sei, viu… achei até legal ter a participação popular, mas talvez esta deveria entrar como um plus na escolha das novas maravilhas (aliada a escolhas técnicas feitas por experts no assunto), e não ser o único meio…

  2. ana p. 12/07/2007 às 23:25 #

    Bom…

    Muita gente pode até não gostar do que eu realmente acho disso tudo, mas…

    Eu particularmente de minha opinião própria pessoal… [hehehehehehehehehehehehehe]… acho uma GIGANTESCA perda de tempo.

    Só isso!

    [adendo: sou completamente APAIXONADA pelo Cristo Redentor. mas ainda acho uma grande perda de tempo isso tudo!!! :)]

    Não sei se acho perda de tempo… Sempre achei legais as Antigas Maravilhas…

  3. Fefa 14/07/2007 às 11:25 #

    Ah, que nada. Não acho que teve “armação” ou algo assim. E eu também votei! 😉

    EEEEE… Não acho que teve armação, mas acho que deveria ter usado outros critérios além da participação popular!

    Pode até ser perda de tempo, mas é um patrimonio do país, merece ser valorizado sim!

    Acho que sim… o que eu me pergunto às vezes é se a estátua é tão maravilhosa assim… é uma estátua comum (até em Poços tem); o que acho maravilhoso é a vista que a altitude onde ela se encontra proporciona!

  4. Trotta 14/07/2007 às 23:01 #

    Cara, eu acho que essa escolha da nova lista pela internet foi a mais justa e democrática possível! Nada a ver manter 7 maravilhas que nem existem mais. E quem reclama é choro de perdedor, hehehe! A Unesco que é tosca de ceder a politicagens e não dar apoio a uma eleição legítima e bonita como essa. XP

    Eu até concordo que foi democrática… mas acho que o voto popular não deveria ser o único parâmetro! 😉

  5. Márci 15/07/2007 às 14:31 #

    Eu fiz a questão de não votar [eu meio que compartilho a opinião da Ana P.]

    Hehehehe…

    E se houve trapaça ou não, ao meu ver acho que existem N coisas no mundo tão maravilhosas ou mais que o tal Cristo, então pra que limitar as maravilhas em SETE ??

    Nhá !

    Isso eu concordo! Votei por ser Brasil, assim como votei em outras seis candidatas. Vai ver eles acham “sete” um número cabalístico, sei lá… risos.

  6. neutron 16/07/2007 às 13:07 #

    Eu sempre achei, mas muito interessante mesmo as 7 Maravilhas. A primeira vez em que ouvi falar delas, acho que ainda no primário, achei supimpa, hehe.

    Também achei!

    Nunca fui pro Rio, acho o Cristo Redentor legal, mas… também acho que isso foi a maior perda de tempo. Quando eu ouvir algo do tipo ‘Brasil entra para a lista dos 7 países mais desenvolvidos e menos violentos’, aí sim vou achar legal. 😉

    Com certeza! Isso vale muito mais!

    Quanto à crítica sobre o número de habitantes… a China votou?! Porque lá tem um montão de habitantes, hehehehe…

    Deve ter votado, viu! Bem pensado!

  7. OgrO 19/07/2007 às 9:27 #

    Com CERTEZA houve ‘trapaça’ – eu mesmo conheço algumas pessoas que usaram 3 endereços de e-mail para votar…

    Infelizmente, muitos brasileiros são assim…

    Eu sou fascinado por história e não considero perda de tempo não. Sem dúvida que há assuntos mais urgentes, assim como há coisas muito mais urgentes do que música, arte ou filosofia, mas isso não tira o valor de nenhuma dessas coisas.

    Gostei disso!

    Acho que foi descabida, aí sim, a “campanha” presidencial em favor do Cristo: o Lulão devia estar mais preocupado com outras coisas, como bem disse o Neutron.

    Isso é verdade!

    Quanto ao fato do Cristo ter sido eleito… como brasileiro, acho supimpa. Como cidadão do mundo, digo “FALA SÉRIO”. Tinham coisas historicamente e humanamente muito mais representativas. =P

    É bem assim mesmo, né? Votei no Cristo por ser brasileira, mas votei em outras seis candidatas muito mais bonitas… Muito obrigada pela visita e volte sempre!

  8. Policarpe 21/07/2007 às 23:57 #

    eu por “patriotismo” votei no Cristo Redentor mas honestamente, não acho justo o Palácio do Kremlin ficar de fora em favor do Cristo. Aquilo é belo demais…

    Pois é, estou na mesma situação sua…

  9. jennifer 09/08/2007 às 18:55 #

    muito bom. foi a fonte da minha pesquisa sobre o Cristo.
    bom mesmo.

    Poxa, que bom! Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: