Nove de Julho

9 jul

Resolvi fazer esse post pois percebi que pouquíssimas pessoas se lembravam do motivo de o dia de hoje ser feriado. Então, vamos lá:

Uma bifurcação em “V” (de vitória) separa as avenidas 23 de Maio e Nove de Julho. O “V” tem explicação: as vias homenageiam a Revolução Constitucionalista de 1932, que queria derrubar a ditadura de Getúlio Vargas e criar nova Constituição.

novedejulho

Foi em 23 de maio que um ato contra Getúlio Vargas foi reprimido a tiros. Morreram quatro jovens: Martins, Miragaia, Drausio e Camargo. Eles viraram mártires, deram origem à sigla MMDC e são lembrados no obelisco do Ibirapuera_ ao lado da avenida 23 de Maio.

Já a Nove de Julho lembra o início da Revolução, fechada três meses depois com a derrota paulista. O feriado de hoje lembra esta data.

Outras curiosidades:

  • Anos mais tarde, no mesmo Nove de Julho nascia minha mãe! 😀
  • A rua 25 de Março homenageia 1824, no juramento da primeira Constituição do país, com Dom Pedro I.
  • E 5 de julho lembra a revolução dos 18 do Forte, em Copacabana. Em 1922, 18 militares se revoltaram contra o governo. Só dois sobreviveram.
  • O edifício Martinelli, na Avenida São João, no centro, foi o primeiro arranha-céu de São Paulo (lembro de meu tio me falando sobre o prédio).

martinelli

Fim do momento cultura (in) útil. Apesar de que eu achei interessantíssimo saber desses datalhes… Mas eu sou eu… você é você… enfim…

http://www.publimetro.com.br/

8 Respostas to “Nove de Julho”

  1. Claudia Lyra 09/07/2007 às 17:32 #

    O mais legal é poder esticar o fim de semana até a segunda-feira. Na semana que vem vai ser minha vez! 😀

    Ah, é? É feriado de quê por aí?

  2. ana p. 09/07/2007 às 17:33 #

    Olha, sobre a comemoração (?) do dia 09 de Julho eu até sabia, mas essa paradinha da bifurcação em V, isso eu num sabia meeeeeeeeeeeeeeeeesmo, e achei interessantíssimo!

    Legal, né? Também gostei!

    Aliás, parabéns para vossa mamãe, afinal, se ela nasceu em 09 de Julho, hoje supostamente é aniversário dela, não?!!??! 🙂

    Sim sim… muito obrigada… seria niver dela… mas, infelizmente, ela morreu há 23 anos… mas você não era obrigada a saber disso!

    PS: eu sei que eu sou eu, e vc é vc, mas… quiquitem a ver a informação do Martinelli, mesmo???? hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahaha!!!

    [brincadeirinha, viu… ]

    Então, só quis colocar como curiosidade… já que o post anterior falava sobre o Edifício Banespa.

  3. Rodrigo Figueiredo 09/07/2007 às 18:03 #

    Heróis de verdade estes então?
    Mas não do brasil…
    De sampa apenas…

    Sim sim!

  4. Rodrigo Figueiredo 09/07/2007 às 20:37 #

    Ps: Agora que eu lembrei…
    Ano passado talvez era pra gente ter casado nessa data!

    Não não não… a data do nosso casório seria nessa data, mas nesse ano, não no ano passsado, em homenagem ao níver da minha mãe. Mas aí, minha avó morreu e decidi mudar a data para 3 de novembro, dia do niver dela. Lembrou?

    Uia! Assustador quase hem!
    E falta pouco….

    Falta mesmo… quatro meses… afff…

  5. Márci 09/07/2007 às 20:59 #

    Ah ! Eu adoro esse feriado, mesmo eu tendo que trabalhar hoje (Nhunf), acho que os carinhas merecem a lembrança, ..(embora a grande maioria do povo não tenha idéia do que era o feriado mesmo, maior galera perguntando , “Segunda é dia do que mesmo ???”…enfim….Sobre o V eu tb não sabia ! E cara, eu adoro a 9 de Julho, assim como adoro a 23 de maio (que quase sempre me levam às baladinhas..hihihi)….

    É verdade… é caminho de várias baladinhas! risos…

  6. Fefa 09/07/2007 às 21:00 #

    Eu também não sabia do lance da bifurcação!

    E mta gente nem sabia desse feriado mesmo. O que eu mais ouvi foi:”Mas não está marcado no calendário” risos!

    Pois é… a maioria da população desconhece sua história… infelizmente!

    Então hoje seria o aniversário da mamãe? Hoje é aniversário de uma grande amiga minha também e em pleno feriadão, que legal!

    Sim sim… o mais legal é que as pessoas que fazem niver em dia nove são as mais legais! 😀

    Beijos, Má!

    Bjo!

  7. Trotta 10/07/2007 às 12:56 #

    Eu queria visitar o Memorial do Obelix! Será que já tá reaberto ao público?

    Que eu saiba está aberto há tempos!!! Temos que nos informar sobre horários e aparecer por lá!

  8. neutron 11/07/2007 às 8:24 #

    Olha só, no niver da sua mãe é até feriado na cidade, heheh 😉

    Viu só que importante?! 😉

    Eu lembro do MMDC [bons tempos da aula de História da 8ª série!]. Mas o motivo da bifurcação em “V” eu desconhecia, hehe…. valeu! 🙂

    Também adorei saber tal informação!

Deixe um comentário

