Placas Paulistanas

14 jun

Meu amigo Trotta me contou uma notícia que achei interessante e que, pelo menos eu, não conhecia. Tinha até reparado que as placas estão sofrendo modificações, mas não sabia de todas as regritchas envolvidas…

Lendo o link que ele me enviou (referente a um blog), soube que a prefeitura fechou contrato com uma empresa em dezembro do ano passado, para mudar as placas da capital de São Paulo. E que as placas começaram a ser trocadas em janeiro, partindo do centro velho (minha antiga e barulhenta morada). A estimativa é que esse ano 40 mil placas sejam trocadas! Estima-se que o total de placas da cidade seja de 72 mil!

Alguns problemas ocorreram, como cor de fundo contrastando com a cor da letra de uma forma que a leitura de algumas placas ficou prejudicada. Outro dos problemas é que o nome em destaque nas placas é o “apelido” das ruas, mas alguns desses apelidos foram escolhidos aleatoriamente, sem fazer jus ao que era realmente usado; por exemplo, a Praça Ramos virou R. Azevedo. Os dois tipos de problemas serão corrigidos.

As novas placas terão os “apelidos” das ruas escritos numa nova fonte tipográfica (ClearView), superfície reflexiva e faixas inferiores com cores diferentes para cada região da cidade (seguindo os padrões adotados pelos ônibus), exceto para o centro expandido (limite do rodízio de carros) onde a faixa é cinza e para o centro velho, onde as placas são inteiramente brancas com inscrições em preto. Além do CEP e da numeração do quarteirão, um número no canto inferior vai indicar a quilometragem daquele ponto à Sé, o marco zero.

O pessoal do blog criou um Fazedor de Placas de São Paulo. É bem fácil de usar e divertido! Eu criei a minha! Que tal usar e abusar do programinha?

placa

 

PS: Achei divertidíssimo o trocadilho do site, ao dizer que o prefeito “num Kassab” de nada! 😀

7 Respostas to “Placas Paulistanas”

  1. Rodrigo Figueiredo 14/06/2007 às 23:44 #

    Eu adorava o centro velho…

    E eu não sei?! 😉

    E ultimamente têm sido um ponto bem visitado por nós por causa da moto!

    Sim, sim! Mas prefiro apenas visitá-lo!

    Ps: Esse “Quase nunca sabe” é um saco de prefeito de merda e que ninguém votou!

    Apoiado!

  2. André Marmota 15/06/2007 às 1:32 #

    Obrigado pela citação! Só uma ressalva: o “pessoal do blog” sou eu apenas. 🙂

    Obrigada pela visita!! Ah, é?!… não sabia, muito prazer! 😀 Mas achei que era mais de uma pessoa pelo que você escreveu no post: “Quando a iniciativa foi anunciada, fizemos aqui uma contribuição…” Abraços!

  3. Fefa 15/06/2007 às 12:13 #

    Eu já fiz a minha, logo vou mostrar.

    EEEEEE!!!

    Acho boa a idéia de mudar as placas, mas que seja para melhor e não para confundir ainda mais. É fundamental tomar cuidado com as cores, o tipo de letra, tudo para facilitar a leitura.

    Com certeza!

    Não sei não, mas acho que esse prefeito quer que o Paulistano e os que moram aqui, se percam o tempo todo. Já tiraram os toldos, outdoors, identificação dos lugares, agora os nomes das ruas desse jeito, e laia.
    beijos

    hehehe… faz sentido, Fefa! Beijos!

  4. Mamy 15/06/2007 às 21:41 #

    Ueba!! Vou lá fazer uma placa com meu nome!!

    Faz lá e mostra pra gente!

  5. ana p. 15/06/2007 às 21:52 #

    Eu já vi algumas das placas novas e espero de verdade que eles troquem de novo… pq ficou estranho, tipo, meu, nem todo mundo é obrigado a saber que a “Machado” refere-se à Av. Alcântara Machado, que aliás, pra quem num sabe, é a famosíssima Radial Leste. E nem todo mundo precisa saber que “Lafaiete” refere-se à Conselheiro Lafaiete. Enfiiiiiiiiim… ficou zuadinho, maaaaaaasssssssssss cada um cada um. A idéia de aumentar a fonte eu apóio totalmente, fica mais fácil pra não se perder, coisa que eu adooooooooooooro fazer!

    Nossa… acho que não me lembrava que esse era o nome da Radial… realmente, embaçadíssimo!!

    [as plaquinhas do centro estão lindas de branco!]
    Beijokas!

    Também achei legais! Bejos!

  6. Trotta 16/06/2007 às 11:19 #

    Marília, Marília, chamou o Marmota de “pessoal”, assim vc me máta de vergonha…! Hehehe!

    Mas leia minha resposta pra ele que você vai entender minha confusão!!

  7. neutron 19/06/2007 às 8:58 #

    Que legal! Já fiz até uma placa para colocar lá no meu blog! \o/

    Legal mesmo, né? Depois mostra a placa!

Deixe um comentário

