Eu bebi água do Tietê!

11 jun

Este final de semana fomos conhecer a cidade de Salesópolis, com um pessoal motociclista muito gente boa que conhecemos na net.

Nunca tinha ouvido falar nessa cidade, que fica a 96 quilômetros de distância da capital.

O que tem de especial? Entre outras coisas, a nascente do Rio Tietê, localizada a 1027 metros de altitude.

Conhecemos mais sobre o percurso do rio, que é poluído no trecho próximo a São Paulo, mas que é limpo tanto antes quanto após a cidade.

Também conhecemos sobre os bichinhos que são indicativos que o rio está limpo e que também auxiliam na sua limpeza. Entre eles, está o guaru, ou barrigudinho, peixinhos que se alimentam de larvas de mosquitos. Gostamos tanto do nome que nos apelidamos de Guarus.

O Município de Salesópolis foi fundado em 28 de fevereiro de 1838, por Domingos Freire de Almeida, Alferes José Luiz de Carvalho, Aleixo de Miranda e Francisco Gonçalves de Melo, que doaram os terrenos para a sede do então Distrito de São José do Paraitinga. Em 24 de março de 1857, elevou-se a então Vila de São José do Paraitinga a categoria de cidade, criando-se o Município de São José do Paraitinga, porque ao sopé da colina deslizava as águas cristalinas do Rio Paraitinga.

Somente em 16 de novembro de 1905, a Câmara Municipal, desejando homenagear o então Presidente Dr. Manoel Ferraz de Campos Sales, mudou-se o nome do Município de São José do Paraitinga para Salesópolis.

Possuindo uma grande quantidade de nascentes, Salesópolis está com 98% da sua área dentro da Lei de Proteção dos Mananciais, o que faz com que existam sérias restrições ao desenvolvimento econômico, motivo pelo qual as autoridades vêem lutando para transformá-la em Estância Turística.

Espero que, um dia, o rio Tietê volte a ser limpo em Sampa. Quem sabe ainda poderemos beber de sua água, como fizemos na nascente?

tiete

tiete2

Mais Fotos do passeio:
http://intruder125.multiply.com/photos/album/2?mark_read=intruder125:photos:2

http://www.salesopolis.sp.gov.br/turismo.htm

8 Respostas to “Eu bebi água do Tietê!”

  1. Trotta 12/06/2007 às 12:26 #

    Que legal, vc conseguiu fotografar dois guarus em seu ambiente natural! 😄

    hahaha… dorei isso!

  2. Rodrigo Figueiredo 12/06/2007 às 19:06 #

    Tenho achado legal essas viagens!
    A moto têm aguentado bem mais do que eu pensava e eu tenho gostado cada vez mais de estrada!
    😀

    Com certeza, gatinho! Também tenho adorado!!

  3. Ricky 12/06/2007 às 19:36 #

    Eu ia querer uma garrafinha da água pra guardar como recordação!

    Ah, não ia dar certo… ia acabar turvando devido aos micróbios! Eu enchi minha garrafinha d´água e tomei na viagem!

  4. ana p. 12/06/2007 às 23:57 #

    Quando eu era pequena, sempre tinham passeios para Salesópolis pro pessoal do ginásio. Quando eu finalmente cheguei no ginásio, eles pararam com esses passeios. Fiquei triste!
    Mas um dia ainda irei conhecer Salesópolis. Mais pela vontade de comprovar que o Tietê consegue ser limpo do que qquer outra coisa!
    Legal seus passeios, hein!!! Continue passeando mais e nos contando, viu!

    E é tão perto!! Vá visitar lá sim! Esse foi o segundo passeio; o primeiro foi para Vinhedo, mas não foi tão legal quanto esse!

  5. Fefa 13/06/2007 às 12:27 #

    Que legal, Má!
    Fico feliz que vcs estão curtindo essas viagens!
    Beijos!

    Estamos mesmo, Fefa!! Bjão!

  6. Cily 13/06/2007 às 21:28 #

    Eu me assustei quando li o título! ahahahhahahhaaa

    O objetivo era impactar! rs…

    Conhecer lugares novos! Ai, tão bom!
    Bjo!

    Sempre gostei de conhecer lugares novos! E a moto tem me dado essa oportunidade! Bjo!

  7. neutron 14/06/2007 às 9:30 #

    Que legal, Marília! Uma vez eu vi uma reportagem na Cultura, mostrando que o Tietê é limpo em algum lugar lá longe! hehe
    Nem dá pra acreditar que o rio está tão detonado aqui, né… =/

    Pois é! É uma judiação! Depende de cada um de nós, né?

  8. Jô Beckman 14/06/2007 às 20:50 #

    Incrivel!!! quem sabe um dia….
    beijos

    É… Quem sabe…

Deixe um comentário

