Miopia

14 maio

Lembro-me como se fosse hoje…

A história passa-se em 1993, na cidade de Poços de Caldas. Mais precisamente, em um consultório oftalmológico. Dentro da sala, estão três personagens: o médico (ou era o monstro?), uma garota de 11 anos e seu pai. Após a garota ser submetida a testes de leitura com lentes bizarras à sua frente, vem a notícia: “Você terá que usar óculos!” “Ahhhhhhh, ah não!”_ tenta argumentar a garota, que teve que se calar diante do fao incontestável. Na saída do consultório, a garota, com lágrimas nos olhos, diz a seu pai que está muito triste por ter que usar óculos. Seu pai afirma que não é para tanto, que não é tão ruim, blablabla. A garota vai a uma ótica como se estivesse indo a um matadouro. (…) Quando os óculos ficaram prontos, pensam que ela usava-os? Ledo engano! Ia para a escola com os óculos no bolso da calça de uniforme e não tirava-os de lá! Até que, um dia, ao colocar a mão no bolso percebeu que os óculos não estavam mais lá… “Ops…” Vai ela para o matadouro, ops, para a ótica, outra vez, mandar fazer outro óculos… esse ela teve que usar.

O tempo passou… a menina cresceu, ainda odiando os óculos… Tentou usar lentes de contato rígidas (pois as flexíveis eram/são muito caras para o padrão familiar). Usou durante um tempo, mas como incomodavam! Desistiu.

Anos depois, com exames mais requintados para saber se poderia operar da miopia e astigmatismo veio a bomba: “Você tem uma curvatura anormal da córnea, que pode ser indício de uma doença chamada ceratocone. Caso a gente opere, e você realmente tenha essa doença, você pode ficar cega! Deve ser por isso também que seus olhos não se adataram às lentes de contato.” Fim da esperança de se ver livre dessa coisa-que-fica-pendurada-sobre-o-nariz-e-as-orelhas.

Já que não há solução, o jeito é se habituar ao apetrecho… Quanto mais discreto melhor! Se bem que EU tenho até dado uma olhadinha nas armações modernosas de hoje… tenho até passado a gostar… Mas ainda há momentos em que os óculos me incomodam profundamente. E olha que meu grau nem é tão gigantesco, não chega a dois graus…

Abaixo, a letra e o vídeo (é só clicar no link) de uma música que foi meu hino, por um bom tempo… Mais abaixo, uma explicaçãozinha sobre os problemas visuais.

ÓculosParalamas do Sucesso

Se as meninas do Leblon
Não olham mais pra mim
(Eu uso óculos)
E volta e meia
Eu entro com meu carro pela contramão
(Eu tô sem óculos)
Se eu tô alegre
Eu ponho os óculos e vejo tudo bem
Mas se eu to triste eu tiro os óculos
Eu não vejo ninguém

Porque você não olha pra mim? Ô ô
Me diz o que é que eu tenho de mal ô ô
Porque você não olha pra mim
Por trás dessa lente tem um cara legal
Oi Oi Oi

Eu decidi dizer que eu nunca fui o tal
Era mais fácil se eu tentasse
fazer charme de intelectual
Se eu te disser
Periga você não acreditar em mim
Eu não nasci de óculos
Eu não era assim

Porque você não olha pra mim? Ô ô
Me diz o que e que eu tenho de mal ô ô
Porque você não olha pra mim?
Por trás dessa lente tem um cara legal

Por que você não olha pra mim? Ô ô
Por que você diz sempre que não Ô ô
Por que você não olha pra mim
Por trás dessa lente também bate um coração

 

miopia
Visão de indivíduo com visão normal x visão de indivíduo míope.

Qualquer criança é capaz de observar que “quase todo mundo usa óculos”. De fato, as ametropias (distúrbios ópticos da formação da imagem nos olhos) estão entre os transtornos da saúde mais comuns da humanidade. Só a miopia aflige cerca de 50% das pessoas em todo o mundo! Por que será?

Teoricamente, o olho deve ser uma esfera perfeita para que os raios luminosos formem uma imagem em foco exatamente sobre a retina, que é o “filme” neuronal que fica no fundo, encarregado de traduzir a cena visual em impulsos nervosos que o cérebro possa compreender e interpretar. Nos míopes, entretanto, o olho é mais comprido que o normal, e as estruturas transparentes que ficam na frente (a córnea e o cristalino) não conseguem concentrar os raios no plano de foco natural, ou seja, exatamente sobre a retina. Tudo acontece durante o desenvolvimento da criança, até a adolescência: o olho cresce cerca de três vezes em tamanho, em paralelo com o crescimento do corpo, mas nem sempre isso ocorre mantendo a esfericidade perfeita.

ametropia
Os olhos normais, chamados emétropes (no centro), são perfeitamente esféricos, e com isso a imagem se forma em foco exatamente sobre a retina. Os olhos míopes (à direita) são mais compridos, e a imagem se forma em foco fora de lugar, antes da retina. Na hipermetropia (à esquerda) acontece o contrário: o plano de foco fica atrás da retina, e a imagem parece “fora de foco” quando os raios luminosos tocam o fundo do olho.

Uma descoberta feita há trinta anos pelo neurocientista Torsten Wiesel, prêmio Nobel de medicina ou fisiologia em 1981, e seu colaborador Elio Raviola, trouxe uma dica inicial sobre as causas da miopia. Eles observaram que macacos recém-nascidos submetidos à fusão das pálpebras durante várias semanas apresentavam olhos mais compridos do que o normal. A fusão das pálpebras impede que o animal veja formas e cores e causa uma diminuição acentuada da luminosidade incidente sobre a retina, já que a luz tem que passar pelas pálpebras fechadas para chegar ao fundo do olho. Isso significa que, de algum modo, a interrupção da visão estruturada nesses animais interferiu sobre o crescimento do olho.

Raviola e seu grupo recentemente retomaram esse modelo experimental de miopia e chegaram a conclusões da maior importância. Trabalharam mais uma vez com macacos recém-nascidos, realizando fusões palpebrais de apenas um dos olhos, para compará-lo com o outro que permanecia sem qualquer manipulação experimental. A fusão palpebral durava dois a quatro meses. Depois disso, os animais tinham seus olhos medidos através de ultra-sonografia, revelando diferentes taxas de alongamento do olho privado de visão, que podia chegar a mais de 1 mm de diferença com o olho normal, equivalente a 4,5 graus de miopia.

O passo seguinte foi utilizar técnicas de biologia molecular para investigar se havia genes mais ativos ou menos ativos nos olhos míopes. Havia. 119 genes apresentavam alterações de expressão: 100 estavam mais ativos, 19 menos ativos. Qual seria a função desses genes com expressão alterada nos olhos míopes? Como cerca de 70% deles produziam proteínas envolvidas com a proliferação celular ou o metabolismo do material genético, os pesquisadores imaginaram a hipótese de que olhos maiores surgissem devido a uma maior taxa de proliferação celular.

Dito e feito. Marcadores de proliferação mostraram um grande aumento da neurogênese na retina dos olhos míopes, e revelaram que as células produzidas eram novos neurônios fotorreceptores.

celulas
Os pontos verdes indicam as células que proliferam na retina do olho normal e do olho míope. Como se pode ver, muito mais células proliferam no olho míope. O detalhe à esquerda mostra uma célula cujo núcleo (asterisco) foi marcado em verde no momento em que o DNA se duplicou, e cujo corpo foi marcado em vermelho para uma proteína que só existe nos cones, um dos tipos de fotorreceptor da retina.

O que se pode concluir dos resultados do grupo de Raviola é que existe uma correlação entre a experiência visual durante a infância e o crescimento proporcional do olho. Olhos não estimulados adequadamente se tornam desproporcionais e, portanto, míopes. Mas o que seria “estimular adequadamente”? O experimento que os pesquisadores fizeram interfere com muitos aspectos da estimulação visual: pelo menos com a visão de cores, de formas, de objetos em movimento, e com a luminosidade global que incide sobre a retina. Qual deles é mais importante na determinação do correto crescimento ocular? E como se poderia quantificar a influência de cada um na causa da miopia?

De qualquer modo, a comprovação de que a própria visão regula o crescimento do tamanho do olho abre caminho para a prevenção da miopia (e das demais ametropias). Quando pudermos saber exatamente quais fatores da estimulação visual provocam olhos grandes (míopes) ou pequenos (hipermétropes), não será difícil dosar a exposição visual de nossas crianças para prevenir esses transtornos oculares.

http://cienciahoje.uol.com.br/68226

 

14 Respostas to “Miopia”

  1. Mamy 15/05/2007 às 0:44 #

    Também sou miope! Também acho um saco usar óculos. Normalmente, uso lentes de contato o dia inteiro, deixando os óculos pra quando estou em casa.

    É chatinho, né?

  2. Rodrigo Figueiredo 15/05/2007 às 8:45 #

    Eu morria de vontade de usar oculos!
    Sempre achei bonito! E quando era bem pequeno associava à pessoas inteligentes!
    Mas quando fui ficando mais velho e queria ir para a aeronautica parei de desejar isso! Risos!
    Hoje em dia ainda acho bonito demais!
    Mas não tenho mais tanta vontade de usar…. Apesar de querer um para usar na frente dos monitores da vida!

    Uns querendo usar e não precisando, outros precisando e não querendo usar… afff…

  3. Trotta 15/05/2007 às 10:41 #

    Pontinhos veeeeeeerdes! 😀 AH, então tá comprovado, vc É míope mesmo! Hahaha!

    Nãoooooooooooooo!!! Acho que a história dos pontinhos nunca será esquecida… rs…

    Ah Má, óculos são tão legais! ^_^

    Ultimamente, tenho achado, digamos… interessante, no máximo!

  4. Fefa 15/05/2007 às 10:59 #

    Eu usei óculos desde os meus 6 anos até os 22 anos. O meu problema era hipermetropia e estrabismo. E tenho astigmatismo que não corrigiu com a cirurgia, por isso as vezes, bem as vezes, apareço de óculos por aí.
    Sei bem como é, Má. Mas até acho charmoso usar óculos.

    Ai, mas que é chato é…

    Os animais também sofrem de ceratocone e das demais doenças oftalmicas humanas. É delas que eu vou tratar! 😀
    Muito legal esse post!
    Beijão!

    EEEE! Você vai cuidar dos bichinhos!!! 😉

  5. ana p. 15/05/2007 às 23:31 #

    Concordo com Bodas, eu sempre quis usar óculos… achava maior bunitão, e todas as pessoas inteligentes que eu conhecia usavam…
    Até que eu conheci umas pessoas que usavam óculos e que nem eram TÃÃÃÃO inteligentes assim… mas ainda continuo achando legal. Me sinto maior style com óculos!!! 😀
    Anyway, caso vc se sinta melhor, as pessoas mais belas usam óculos. Eu pelo menos penso isso!!!
    Besossssssssssss
    PS: algumas das mais inteligentes tb!!! 😉

    Obrigada pelo coment… achei divertido! Ultimamente eu até tenho gostado mais deles, mas não muito assim…

  6. neutron 16/05/2007 às 10:17 #

    Eu também usei óculos! Comecei quando tava na quarta-série!
    Mas quem usava era a minha mochila… até o dia em que eu perdi e tive que fazer outros óculos, grrr. E depois meu grau foi aumentando e não dava mais pra ficar sem 😦 (até parecia que eu que tava escrevendo, hehehe…)
    Hoje eu uso lente e acho bem melhor, porque nunca gostei muito de usar óculos… Tenho quase 4 graus em cada olho 😎
    Um dia eu me aventuro na cirurgia, hehehe

    É… tivemos um início de relacionamento com os respectivos óculos bastante conturbado… agora estou mais conformada… mas sou totalmente a favor da operação, desde que seja feita por um bom profissional… pena que não posso fazer… pelo menos, enquanto a medicina não evoluir mais um pouquinho…

  7. Ricky 17/05/2007 às 14:32 #

    Eu toh achando que eu toh precisando de óculos. A coisa tah feia quando assisto aula na Unifesp… fica tudo meio borrado. Vamos ver o que o oftalmo vai dizer.

    Xiiiiiiiii… que ruim!

    Se vier óculos… será a oportunidade de mudar o lookAndFeel do Ricky
    Beijo grande pra ti!

    Outro beijo!

  8. Lari 18/05/2007 às 9:15 #

    Verdadeira aula!
    Sei como é usar óculos. Comecei com 6 anos. Depois lá pelos 12 eu mesma me dei alta. No colegial senti q fiz besteira. E os óculos voltaram. Por fim comecei a usar lente lá pelos 19 anos e no meio da faculdade fiz a sonhada cirurgia.
    Mas sabe como é…

    Acho uma chatice… mas pelo menos você operou! Agora tá livre, né?! Ou não?!

  9. jujubinhas 18/05/2007 às 13:11 #

    Muito bom o post!

    Brigadim, Ju!

    Então, eu sou hipermétrope! Nem gosto de óculos também, e principalmente agora que sei que as lentes pra míopes deixam o olho um pouco menor do que ele é, e as dos hipermétropes, ficam maiores!!! Buáaa!!! (digo, a aparência na lente, não que realmente consiga AUMENTAR ou DIMINUIR o olho!)
    Tenho medo de meu grau aumentar e eu ficar com zóião! hahaha

    Mas, pelo o que eu sei, o que a lente faz é que a imagem se forme sobre a retina, seja o olho mais longo ou mais curto que o normal… Agora, pra ficar com zoião acho que precisa ter um mega grau!!

    Bom, vem comprar um óculos comigo, boba! hehehe

    Bom, se eu tivesse dimdim, eu iria! 😉

    Beijinhos Má!

    Bjos!

  10. rita 20/02/2008 às 16:52 #

    Eu uso oculos, pois tenho astigmatismo e miopia.
    Uso desde os 3 anos.
    Eu ate gosto de usar oculos, nao m atrapalha nada.
    Mas nao gosto e quando esta a chuver, pois ficam molhados e nao s ve nada.
    lool

    lool

    Beijinhos cortantes

    Ah, quando chove é horrível mesmo!!!! Obrigada pela visita e volte sempre!

  11. maria joao 12/04/2008 às 9:27 #

    Tb sou míope
    É uma seca e ainda não posso usar lentes de contacto:(

    Até que estou me acostumando… mas dizer que gosto, eu não posso! Obrigada pela visita!

  12. Isadora 03/12/2008 às 23:36 #

    Bom.. primeiro queria dizer que adorei seu post! hj eu tive uma decepção no oftalmologista ( ele me deu esperanças de que talvez eu ja poderia fazer minha tao sonhada cirurgia, mas infelizmente meu grau aumentoou =/ ) e resolvi sair por aqui pra tentar entender melhor a cirurgia de miopia.
    Uso oculos acho q desde os 4 anos, e com essa idade eu ja tinha 4 graus de miopia!! começei a usar lente de contato aos 9 , e hoje meu grau aumentou para 11! apenas no olho esquerdo, no direito sao só 1,5.. por isso eu nao posso usar oculos por muito tempo, pois existe uma diferença muito grande entre um olho e outro, ai atrapalha em alguma coisa que eu nao sei direito o que é.. kkkkkkk
    porem, gostaria de dizer que acho oculos um charme!! existem, claro, uns estilos muito feinhos por ai.. hehehe.. mas tbm tem aqueles muito bonitinhos, estiloosos! eu tambem nao gostava antes, mas minha mae me convenceu usando esse argumento, e hoje eu adoro ( mas prefiro lente, claro.. hehehe)
    Entao é isso! agora tenho q esperar mais um ano pra ver se posso operar.. e boa sorte pra quem busca esse sooonho , assim como eu!! kkk
    beijos!

    Boa sorte pra você e obrigada pela sua visita! 😉

  13. juscelia paula 25/06/2009 às 12:22 #

    sou miope desde 9 anos de idade,agora tenho 23 acho um orror usar oculos.não enxergo quase nada e uso oculos so em casa.tem como eu usar lentes de contato.quanto é a cirurgia me mande um email.por favor me ajude,abraços juscelia

    Sugiro procurar um oftalmologista para sanar suas dúvidas.

  14. Ceres 30/08/2009 às 13:55 #

    O meu problema é exactamente o oposto do teu!
    Adoro óculos. São mais uma peça de moda com que posso brincar 🙂
    Desde os 5 anos que uso óculos. Dos 5 aos 11, sempre, de manhã à noite. Dos 11 aos 35, apenas para ler e ver ao perto. E, no outro dia, numa consulta de rotina em que ia pedir nova receita de óculos pois tinha visto uns LINDOS que queria muito comprar, o médico recusou-se a passar-me a receita dizendo que eu era um caso de sucesso pois tinha recuperado totalmente a minha visão! Resultado, saí de lá sem a receita e a partir de aora já só posso usar óculos de Sol… 😦
    Por isso, como eu sempre digo, ninguém vive 100% satisfeito com aquilo que tem. Pelos vistos, nem mesmo com a sua saúde! Looool
    Espero que este meu relato real te faça olhar para os óculos de outra forma 🙂
    Bjs de Portugal!

Deixe um comentário

