Jogo sério: expressões para Morte

13 abr

No filme Patch Adams, a história de cada paciente, ou melhor, de cada pessoa, transforma-se em um aprendizado.
Uma das histórias é sobre um homem, de meia-idade, portador de câncer, já em fase terminal. Ele está de mal com a vida e, por isso, “pinta e borda” com os médicos e enfermeiras (inclusive jogando o xixi da comadre nelas). Patch observa, de longe, as enfermeiras sendo expulsas do quarto pelo paciente. Resolve entrar, embora advertido pelas mesmas. As primeiras visitas não tiveram sucesso. Mas, em um dado momento, Patch “ganha” esse paciente. E brincam com as várias gírias que têm como significado “morte”.

Segue uma listinha (extraído de um mini-glossário):

    ·    Dizer adeus ao mundo
·    Entregar a alma a deus
·    Entregar a alma ao diabo
·    Apagar
·    Ir para o beleléu
·    Bater a(s) bota(s)
·    Ir para a cidade dos pés juntos
·    Espichar ou esticar a canela
·    Ir comer capim pela raiz
·    Largar a casca
·    Tomar o chá da meia noite
·    Dar o couro às varas
·    Descer à cova ou à terra ou ao túmulo
·    Descansar
·    Desencarnar
·    Passar desta para melhor
·    Empacotar
·    Fechar os olhos
·    Vestir o paletó ou pijama de madeira
·    Pifar
·    Virar presunto
·    Ir para o além ou para o outro mundo
·    Ir desta para melhor
·    Dar o último suspiro
·    Chegar a hora
·    Chegas às últimas
·    Chegar às vias de fato
·    Ter os dias contados
·    Estar por um fio
·    Estar pronto
·    Descer à terra / cova / túmulo
·    Expirar
·    Estar mais pra lá do que pra cá
·    Estar fazendo hora extra

Quem dá mais? Quem lembrar de mais alguma expressão pode colocar nos comentários…

Quanto à história do filme, o paciente “deixa de sofrer com a doença”, segurando as mãos de Patch, que tornou-se seu amigo no hospital.

22 Respostas to “Jogo sério: expressões para Morte”

  1. Rodrigo Figueiredo 13/04/2007 às 20:19 #

    Vestir o paleto de madeira.
    Subir aos céus.
    Encontrar o criador
    virar adubo
    Virar comida de minhoca/verme
    ir a 7 palmos

    Gostei do “virar comida de minhoca”!

    e ai vai!
    vou deixar pra um proximo tentar completar mais!

    😉

    ps: Ele vestidinho de anjo foi que ganhou a cena e a confiança do cara.

    É verdade! Não me lembrava!

  2. Fefa 16/04/2007 às 21:05 #

    Olha, eu me lembro de duas expressões que eu acho que são engraçadas:

    – Tirar o coringa (by my father)
    – Trocar de roupa (uma cliente do café vive dizendo essa).

    Olha, não conhecia nenhuma das duas!

  3. Mamy 16/04/2007 às 23:53 #

    Hum… lembrei de “botar o pé na cova”.

    Boa!

  4. neutron 17/04/2007 às 11:08 #

    Eu também lembrei dessa do paletó de madeira…

    E de um ditado que minha vó sempre dizia: “Pra morrer, basta estar vivo” =/

    Meu pai vive dizendo isso!

    [Tô ficando com vontade de assistir de novo a esse filme, hehehe]

    Vale a pena!

  5. ju 17/04/2007 às 13:05 #

    Uia!
    Eu num sei, acho que esgotou o meu vocabulário! Aliás, ir pra terra dos pés juntos é a expressão mais engraçada! [com o perdão da risada! hehehe]
    Bjinhos…

    É expressão demais pra uma palavra só, não?!

  6. jefferson p. 17/04/2007 às 15:48 #

    Uma bela forma de dizer que morreu.. hum… ” nasceu de novo”..

    bj

    Sim, uma bela/boa forma!

  7. Lari Nakao 18/04/2007 às 13:59 #

    Hum…vc esgotou todas as possibilidades de encontrar um eufemismo para a morte.

    Eu não, o site do mini-dicionário! 😉

    Adoro esse filme!!bjos

    Eu também adoro! Beijos!

  8. Trotta 18/04/2007 às 14:27 #

    “Chegar às vias de fato” não é partir pra briga, pra porrada?
    “Estar mais pra lá do que pra cá” não é estar QUASE morrendo, mas ainda vivo? O.o

    Então, eu concordo com você! Mas é o que colocaram no site do mini-dicionário! Acho que, na interpretação deles, tem algo a ver com morte…

    Não era com esse paciente que o Patch organiza uma caçada aos bichos feitos de bexiga? Hehehe!

    Segundo o Rô, não é com esse paciente não! Eu sou péssima pra lembrar as coisas…

  9. Jô Beckman 23/04/2007 às 9:46 #

    Esse filme é muito bom… não perco oportunidades de assistí-lo.
    beijos

    Beijo! 😉

  10. Cily 24/04/2007 às 15:17 #

    Meu pai brinca dizendo que morrer é “levar o destempero”.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Coisa doida, né?

    Bjão!

    Puxa, essa expressão eu nunca tinha ouvido! rs… Beijo!

  11. Pedro 25/01/2009 às 21:41 #

    “Pendurar as chuteiras”

    Bem lembrado!

  12. Cléber Bezerra 29/08/2010 às 15:21 #

    De todas as frases da lista, a que eu mais gosto é “Passar desta para melhor”. Se morrer significasse estar em uma melhor, muito mais pessoas se suicidaria!!!

  13. gilmar 23/03/2012 às 16:56 #

    bater a caçuleta

  14. hellen 31/08/2012 às 20:12 #

    eu me lenbro de outra espresoe rasgar a beca e mostrar a popansa para todo mundo

  15. contaejf 04/03/2013 às 17:02 #

    Tem um que acho ótimo:

    “Entregar a rapadura”. Típico de mineirim!

    Que tals?

  16. Thais Silva 16/07/2013 às 17:30 #

    Meu professor de biologia usa a expressão: “Ir visitar Jesus”.

  17. João Leite 16/06/2014 às 16:08 #

    conheço algumas, SONO SEM VOLTA ,NADA ETERNO,VISITAR SÃO PEDRO,FOI PRO BELELÉU,DESCANSO ETERNO,

  18. Onildo Filho 21/01/2016 às 12:05 #

    Cantar pra subir

  19. Jeferson 04/02/2016 às 11:04 #

    Tem um velho aqui onde eu trabalho que fala “bater/dar com o rabo na cerca”.
    Acho engraçado, mas não entendo o que isso tem a ver com morte kkkk

  20. Nathan Lima 14/12/2016 às 13:17 #

    “Estudar a geologia dos campos santos” (Machado de Assis, 2005, p. 8) Em sua obra: Dom Casmurro.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Onde irá parar minha infância? « Publicações - Vol. 3 - 28/09/2008

    […] morte às 22:39 por Marília Em algum lugar deste blog já comentei sobre pessoas queridas que vão desta para uma melhor_ bem melhor, espero […]

  2. Morrer, expirar, falecer, perecer, sucumbir… | Minilua - 31/05/2010

    […] n’água “Tão bom morrer de amor e continuar vivendo’” (Mário Quintana).Adaptado do MaromaO que você achou desta matéria?(Não avaliado) Loading … Próxima matéria […]

Deixe um comentário

