peDepesapefipeo

7 fev

Comecemos do início, com um breve parênteses: Minhas aulas como especializanda em Fono começaram nesta segunda-feira, dia 05_ para a minha (in) felicidade, pois minhas férias estavam muito muito boas. Estava em dúvida entre Usp e Unifesp, e acabei optando pela segunda, onde já tinha começado um trabalho com uma professora, já sou da casa e tals_ com isso, me senti dando um pontapé na Usp pela segunda vez, sendo a primeira na matrícula da graduação… (um parênteses do parênteses: a minha vida toda quis estudar na Usp e, quando passei não quis por não me sentir tão bem acolhida como fui na Unifesp… é a vida… mas não me arrependo em nada do caminho que escolhi!).

Estava hoje no ambulatório de Terapia de Processamento Auditivo (uma das coisas que nos permitem entender o que lemos, falamos e ouvimos) na faculdade. A professora (sou fã dela desde sempre, não há o que discutir) entrou na sala de atendimento e começou a falar na “língua do Pe” com o paciente, uma criança que deveria ter treinado isso em casa. Ela explicou que é uma tarefa excelente no aprendizado da linguagem por “n” fatores, melhora o raciocínio, etc… Mas ela falava muito rápido na língua do “pe”, tanto que meu raciocínio não conseguia acompanhar. Ela me disse que estava falando devagar, que é bom a gente treinar enquanto é jovem e tals…

Ainda disse que, quando criança, havia duas línguas do pe: a das meninas (mais “fácil”, era só colocar o pe na frente de cada sílaba; exemplo: bola vira pebopela) e a dos meninos (onde o p é colocado atrás da sílaba e utiliza a vogal desta; exemplo: bola vira bopolapa). Bizarro isso!

Enfim, fiquei encafifada de não conseguir entender e de demorar para falar. Vim embora para casa treinando com frases soltas, até que me desafiei: cantar, no ritmo certo, as cantigas “Se esta rua fosse minha” e “Batatinha quando nasce” na língua do Pe. Me surpreendi… fica muito fácil depois de vc tentar umas dez vezes… O duro é que fiquei com isso na cabeça, e resolvi escrever pra ver se desocupo o espaço…
E aí? Quem topa o desafio? Se algum doido ou desocupado topar, depois me conte o resultado…

PS 1: As cantigas, resgatei-as da infância, da minha infância… podem não ser exatamente assim as letras originais.
PS 2: Para quem não conhece, é só tirar o ‘pe’ da frente das sílabas.

Se esta rua
peSe peespeta perupea, pese peespeta perupea, pefopesse pemipenha
peeu pemanpedapeva, peeu pemanpedapeva pelapedripelhar
pecom pepepedripenhas, pecom pepepedripenhas pede pebripelhanpete
pepapera peo pemeu, pepapera peo pemeu peapemor pepapessar.
peNespeta perupea, penespeta perupea petem peum pebospeque
peque pese pechapema, peque pese pechapema pesopelipedão
pedenpetro pedepele, pedenpetro pedepele pemopera peum peanpejo
peque peroupebou, peque peroupebou pemeu pecoperapeção.
peSe peeu peroupebei, pese peeu peroupebei peseu pecoperapeção
petu peroupebaspete, petu peroupebaspete peo pemeu petampebém
pese peeu peroupebei, pese peeu peroupebei peseu pecoperapeção
peé peporpeque, peé peporpeque pete pequepero pebem.

Batatinha quando nasce
peBapetapetipenha pequanpedo penaspece, pese peespepaperrapema pepepelo pechão.
peMepenipenipenha pequanpedo pedorpeme, pepõe pea pemão peno pecoperapeção.
peEu pepepedi peum pecopepo ped´ápegua, peme petroupexeperam pena pecapenepeca
peIpesso pemespemo peque peeu pequeperia, pecinpetuperipenha pede pebopenepeca.

9 Respostas to “peDepesapefipeo”

  1. Policarpe 07/02/2007 às 0:59 #

    ahahahahahah
    muito pai d’égua!!!
    menina, eu lembro que qdo eu era criança tinha uma múica cujo o refrão era: “vopocepe mepe apamapa?” eu achava a maior loucura…minha mãe que gostava de ficar falando da língua do pê.
    eu nao tinha paciência e ainda não tenho…tanto é que tanto na primeira como na segunda musiquinha…não saí do 1º verso…rsrsrsrsrsr

    hehe… e olha que lendo é bem mais fácil!

    apebrapeços!

    peapebrapeços! 😀

  2. Rodrigo 07/02/2007 às 9:15 #

    Eu nunca curti muito essa coisa de lingua P!
    Achava chato pacas!

    Ah…..

    Não obrigado, prefiro viver!
    🙂 😛

    risos…

  3. Trotta 07/02/2007 às 11:35 #

    Fica fácil de cantar lendo a sua versão, mas acho que não conseguiria de cabeça, hehehe! Isso deve ser bom também pra dublagem!

    Realmente lendo fica bem mais fácil… de cabeça é mais difícil, mas não impossível!

    Principalmente a língua do pê dos meninos, que eu nunca tinha ouvido falar e achei muitão mais legal! \o/

    Bem legal e bem difícil, né não?

    Abração, Má! Adorei o post!

    😛 Abração!

  4. Fefa 07/02/2007 às 14:53 #

    Adoreiiiiii isso!

    Pequanpedo peapegenpete pese peenpeconpetrar pevapemos pebrinpecar pedipesso.

    Beijossssss!

    😀 Só não sei se o Rô vai querer… risos…

  5. Ricky 07/02/2007 às 17:45 #

    Parabéns Má pela sua nova conquista!

    Brigadim, Rick…. mas tô vendo que nem tentou cantar a musiquinha, né?

    Beijos!

    Beijão! 😉

  6. Cily 07/02/2007 às 20:37 #

    Isso sempre foi difícil pra mim! Nunca consegui!
    Lendo parece menos complicado!

    É verdade! Lendo é bem mais fácil sim!

    Bjão, moça!

    😉 Beijão!

    P.S: O título é “Tá na novela, tá na moda. A influência das telenovelas no vestuário do brasileiro”.

    Uia! Que tema loco! Boa sorte!

  7. Claudia Lyra 07/02/2007 às 21:42 #

    Má, nunca consegui ser fluente nessa língua, nem quando criança… coisa terrível isso!

    hehehe… não é mesmo muito fácil!

  8. Fefa 08/02/2007 às 13:47 #

    pehepehe! peé pebem pepropevápevel peque peo pebopedas pefipeque pede pebipeco!!!!!!!

    peé peverpedapede!

    pebeipejos!

    pebeipejos!

  9. Desassistidas 09/02/2007 às 14:40 #

    Peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeelo amor de deus…
    eu nem ler consigo…

    risos…

    mto dificil…

    bju!

    Obrigada pela visita! Volte sempre! 😉

Deixe um comentário

