Pingüins de Enormes Geladeiras (1998)

1 abr

Tema: Blocos Econômicos.

NAFTA, COMECON, CEE, MERCOSUL… As alianças políticas e econômicas estão tornando-se cada vez mais freqüentes no mundo atual. Os países reúnem-se em blocos com o objetivo de fortalecer-se economicamente; já que, o comércio, as relações entre eles são facilitadas dentro desses blocos.

O Brasil também está agregado a um bloco econômico: o MERCOSUL, do qual fazem parte alguns países da América do Sul. O MERCOSUL foi criado para que a América do Sul se unisse, com o objetivo de concorrer igualmente (ou, pelo menos, com diferença mínima) com os Estados Unidos.

O presidente norte-americano, Bill Clinton, almeja criar a ALCA (uma união econômica entre Estados Unidos e países do MERCOSUL). Mas essa união só será concretizada quando o Brasil, assim como os outros países do MERCOSUL, conseguir uma competitividade econômica razoável.

É o fenômeno da globalização que atinge todo o mundo. Até mesmo os países emergentes (como o Brasil) estão sofrendo essas mudanças. A diferença é que nesses países, as mudanças vêm acompanhadas por planos de estabilização. Como conseqüência, têm-se que esses presidentes tornam-se puramente decorativos, pois há sempre alguém que, embora ocupe um cargo de menor importância, possui mais autoridade.

 

Quando o mundo, num futuro próximo, estiver totalmente globalizado, ter-se-ão presidentes ou meros pingüins de geladeira? É esperar para ver os resultados.
—————-
Comentários

Ué, morreu o blog? 😦
Trotta | claquette@mac.com | http://claquette.blogspot.com/ | 01/05/2005 14:49

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: