Encenação (1998)

14 mar

Tema: Diálogo sobre o desemprego.

(“1” sentado numa cadeira com a mão sob o queixo. “2” se aproxima.)

2- Meu amigo, por que é que você está assim?

1- Ah, eu estou queixoso da situação do nosso país. Ainda tenho lembranças dos anos anteriores, onde eu tinha um emprego.

2- É verdade! O número de desempregados chega a 1,5 milhão só em São Paulo. Dá até vontade de nem lutar por justiça.

1- Mas é preferível o trabalho ao ócio!

(“3”, um viajante, entra em cena.)

2- Bom dia! De onde você está vindo?

3- Eu sou oriundo do Nordeste. Estou vindo a São Paulo imbuído de vontade de trabalhar.

1- (suspira) Mais um caso de migração semelhante a todos os outros…

3- Ora, eu sei que hoje, dia 1º de Maio, estão acontecendo passeatas em todo o país devido à falta de emprego. Vim para trabalhar como pedreiro.

2- Meu amigo, saiba que até a mão-de-obra utilizada na construção civil deve ter um mínimo de qualificação.

1- É verdade. A situação está tão desesperadora que a notícia já foi redigida em vários idiomas.

2- E quem é tímido no agir, em tomar decisões, também está com seus dias contados. È necessário uma requalificação profissional geral para se conseguir um bom emprego.

(“4” entra em cena, cabisbaixo.)

1- Por que toda essa tristeza, compadre?

4- Antes eu estivesse melancólico por nada. Mas não é justo o que o governo está fazendo para com o povo.

3- E o que é que está havendo?

4- O governo diz que o único vencedor da corrida contra o desemprego é o ensino, mas não oferece educação, alimento ou moradia de boa qualidade ao povo e ainda reclama do alto índice de analfabetismo. Estou zonzo de tudo isso! Sou grato a Deus, que tem me ajudado em momentos tão difíceis…

3- Que Deus ajude a todos nós.

(1, 2, 4)- Amém.

Deixe um comentário

