A Loteria da Saúde no Brasil (1998)

2 mar

Tema: Saúde Pública e Privada

No país, o quadro de saúde pública é crítico. As pessoas que quiserem um bom atendimento médico devem procurar convênios de saúde particulares. Ainda assim, não deixam de correr sério risco de vida.

Há 39 milhões de brasileiros filiados a tais convênios _ um número muito superior ao de 8 anos atrás. O faturamento dessas empresas, assim como as reclamações sobre elas, são inúmeras. Muitos convênios se recusam a cobrir cirurgias perigosas e caras, e não oferecem o coquetel anti-aids para quem precisa.

O descaso está presente em muitas clínicas brasileiras. Na clínica Caruaru, em Pernambuco, 54 pessoas morreram de hemodiálise. Na clínica Santa Genoveva, no Rio de Janeiro, 94 idosos morreram devido ao imenso descaso para com eles. Em outras clínicas, recém-nascidos morreram por infecção hospitalar.

Em alguns hospitais, pessoas morrem na fila de espera, outras morrem por falta de leitos ou de equipamentos, mas, algumas morrem devido a uma imensa burocracia, que estabelece que quem não tem dinheiro, não é atendido.

Em todo o mundo, existe a famosa UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). A UTI surgiu na Guerra da Coréia e foi aperfeiçoada na Guerra do Vietnã, tornando-se imprescindível nos dias atuais, pois a UTI salva 3 de cada 4 pacientes em estado crítico. Lá dentro é um mundo muito frio, onde médicos se esquecem de quem está lá, voltando todas as suas atenções para o estado de saúde dos enfermos. No país, o custo para se montar um leito de UTI é muito alto (170 mil reais).

A UTI já foi considerada, por muitos, como o último passo para a morte. Apesar de, hoje, esse conceito estar mudado, não se encontra a sala “número 13” em UTI alguma.

Outro dado alarmante, no Brasil, é que a cada 6 famílias, 1 já foi vítima de erro médico.

A saúde que, por lei, deve ser gratuita para todos, torna-se um jeito fácil e cruel de arrecadação de dinheiro. Os hospitais e postos de saúde públicos são bingos, onde tem sorte (ou seja, não morre) quem for sorteado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: