Um Presente Muito Especial (11/11/1997)

28 fev

Instruções: O cenário é um bairro de classe média. As personagens são dois meninos. O assunto: os presentes de Natal. Imagine que você passava por perto e ouviu a conversa entre esses dois meninos. Conclua estabelecendo uma relação entre os sonhos e a realidade social que cercam esses meninos.

Estávamos na véspera de Natal.

Eu estava passando por uma rua localizada num bairro de classe média de São Paulo. Como caminhava devagar, dava para perceber todos os sons que a cidade proporcionava àquela hora iluminada da manhã.

Defronte a um prédio, havia dois meninos com a idade de, mais ou menos, dez anos. Eles conversavam sobre os presentes de Natal:

_ Nossa! Você já viu aquele carro vermelho da Star, João?

_ Já. Não é aquele que tem controle remoto?

_ É esse mesmo! Imagine ganhar um desses no Natal!

_ Nossa, eu iria adorar! Pena que custe muito caro e papai não poderá comprá-lo para mim.

_ Falando em caro, você já pensou em quantas crianças não receberão um presente neste Natal?

_ É… Muitas delas passarão o Natal trabalhando para sustentar a família. Renato, sabe o que eu mais queria ganhar neste Natal?

_ O carrinho vermelho da Star?

_ Não, Renato! Uma coisa mais importante que isso.

_ Não faço idéia.

_ Eu queria que todas as crianças do mundo parassem de trabalhar, pelo menos na noite de hoje, e tivessem um grande banquete. Eu queria que todas as pessoas fossem amigas umas das outras, que o mundo vivesse em paz. Será que Papai Noel pode me dar esse presente?

_ Não sei. Vamos embora que nossas mães devem estar preocupadas.

E saíram correndo, para dentro do prédio.

Eu me admirei com aquela criança. João, apesar de pequeno, tinha o coração de um gigante.

Continuei minha caminhada, pensativo.

O Natal passou.

Acho que João não ganhou o presente que queria, como milhares de outras crianças, mas talvez ele mantenha suas esperanças e consiga vê-las realizadas um dia.
————————————
Comentários

Até que João cresceu e entendeu que o Papai Noel tbm é capitalista….rs
Patty | 02/03/2005 01:14

Deixe um comentário

