Barulho na cabeça – ou Zumbido

13 jul

UPDATE: TV ZUMBIDO E INSTITUTO TANIT GANZ SANCHEZ

Há quase três meses inaugurei a coluna Fala, tia Fono. Depois do texto inicial, veio um post sobre voz. E antes dessa inauguração veio um post sobre fones de ouvido. Conforme escrevi na inauguração, essa coluna não terá uma periodicidade. Mas devo confessar que isso aqui estava muito largado.

Nem respondi à dúvida da Fefa no post inaugural: “Uma pessoa que fala muito alto, tem necessariamente problema de audição?!?”

A resposta a essa questão é: Graças a Deus não! O falar alto não é necessariamente um indicativo de perda auditiva. Aliás, muitas vezes, ele é apenas um hábito (um mal hábito, por sinal, uma vez que pode causar danos às pregas vocais da pessoa que fala e incômodo na pessoa que escuta!). Mas, por outro lado, quem escuta mal (ou seja, tem perda auditiva) pode acabar perdendo o controle sobre sua voz, uma vez que não a escuta em intensidades normais (só se ouve quando grita). A melhor opção é procurar fazer um exame de audição, ou audiometria. Através dele você saberá se tem perda auditiva (e poderá buscar tratamento adequado) ou se tem um mal hábito (e poderá esforçar-se para deixá-lo de lado). Respondida a dúvida, Fefa?

__________________________________

Agora, vou falar um pouco sobre algo que incomoda muita gente: um barulhinho chato que aparece no ouvido, o zumbido. Ele pode ser agudo ou grave, intermitente ou ininterrupto, ser uni ou bilateral, fraco ou forte. Pode parecer um chiado, apito, cigarra, panela de pressão, cachoeira. Pode aparecer só quando o ambiente está silencioso, ou pode te acompanhar 24 horas por dia. Ele é um sintoma, não uma doença, podendo ter uma ou várias causas. Pode aparecer em qualquer idade, mas é mais freqüente nos idosos.

Existe o zumbido objetivo, que é aquele provocado pelo próprio organismo_ são ruídos fisiológicos (comuns ao funcionamento dos órgãos) ou fisiopatológicos (indicam que algo não vai bem no seu corpo). O zumbido objetivo é muito raro e pode ter várias origens, dentre elas, ruídos cardíacos ou circulatórios e ruídos vinculados à presença de um tumor.

Os ruídos mais frequentes (95% dos casos) não derivam de ruídos reais; são subjetivos. Resultam de sinais nervosos aberrantes nas vias auditivas. Os por quês dessas aberrações devem ser investigados por médico especialista no assunto.

Pesquisas em revistas científicas afirmam que 15% da população mundial teve ou tem zumbido. No momento da pesquisa, “apenas” 4% da população estava com zumbido (240 milhões de pessoas no mundo). Estima-se que ocorra em cerca de 25 a 28 milhões de brasileiros.

O zumbido ainda é uma incógnita (e, por isso, nem sempre tem cura) e tem sido muito pesquisado. Muitas vezes, ele vem junto com uma perda auditiva. Por isso, se o zumbido estiver te incomodando, procure um médico e se informe sobre o assunto, para que juntos vocês possam optar pelo melhor tratamento (seja ele efetivo ou paliativo).

Post baseado na Revista Audio Infos n. 8, edição brasileira.

POSTS RELACIONADOS:

1. CAMPANHA NACIONAL DE ALERTA AO ZUMBIDO

2. PALESTRA SOBRE ZUMBIDO (EXCELENTE!)

______________________________________

Colabore com a coluna Fala, tia Fono mandando suas dúvidas e sugestões através da caixa de comentários ou por e-mail (mariliazafig@gmail.com). Até a próxima edição (que não sei quando será)! Abraços!

About these ads

94 Respostas to “Barulho na cabeça – ou Zumbido”

  1. Sammia 14/07/2008 at 0:56 #

    Só mandando dúvidas por email Má? Não pode ser por aqui tbém?
    Beijos

    Claro que pode!! Escrevi lá: pela caixa de comentários ou pelo email! ;) Tem alguma pra me mandar? Beijos!

    • laura 18/08/2011 at 6:21 #

      ESTOU PASSANDO POR ISSO ,RUIDO FORTE NA CABEÇA,EM TRATAMENTO E NADA MELHOROU, SUA PAGINA ME ANIMOU,FIQUEI SABENDO QUAIS AS CAUSAS,UM ABRAÇO

      • Arnobio Luiz 01/01/2012 at 22:41 #

        Putz laura…! Estou há msi de meses com um ruído assim: shiu,shiu…shiiiuuu,shiiiuuu
        Acho que vou enlouquecer. Já tomei desde Ginkgo biloba a antidepressivos. E nada… Não tenho mais ânimo nem para sair de casa,trabalhar,ir ao consultório…nada.Já que você ficou sabendo das causas, poderias me dar uma dica ou se estás fazendo algum tratamento específico?
        Um Feliz 2012 !

  2. Christian Gump 14/07/2008 at 23:40 #

    Engraçado que eu ia justamente perguntar se você tinha abandonado a coluna :)

    Não! Tava só sem tempo!

    Quanto à pergunta da moça, já tinha certeza que não tinha relação entre o falar alto e o ouvir mal. Tenho um colega de trabalho que fala alto pra caramba (e ainda por cima adora falar o tmepo todo!) e, ao mesmo tempo, escuta conversas de várias salas de distância. Já eu, meio surdinho de um lado, tendo a falar baixinho, baixinho…

    A não ser qdo estou com o amado e amaldiçoado fone de ouvido, é claro! Aparato que eu estou usando cada vez menos, felizmente :)

    hehehe… beijos!

  3. Trotta 15/07/2008 at 17:18 #

    Isto foi uma resposta ao zumbido do tio Trotta?

    Pode ser, né? Mas você não é tio, é fado!

    Gostei mais destas informações, porque antes a tia Fono tinha dito que o zumbido não tem cura e o melhor é se conformar em viver com ele para sempre. Tanto é que nem fui procurar um médico, já que não faria diferença mesmo.

    O zumbido que tem como causa a exposição a ruído intenso, quando não some em no máximo 20 dias, tem grande chance de não sumir mais.

    Por outro lado, o artigo acima diz que pode ter cura! Então acho que vou voltar a considerar a possibilidade de fazer uma audiometria.

    É sempre bom “acompanhar” a audição!

  4. Menina Eva 16/07/2008 at 11:47 #

    Querida Tia Fono,

    Sou atriz. Assim, não assim uma atriz famosa, nem chego a ser celebridinha. Mas trabalho com teatro, enfim.

    kkkk… adorei a definição!

    E vivo ficando rouca. Outro dia, fui naqueles brinquedinhos de parque de diversões, e eu gritei gritei, e no outro dia eu não conseguia falar nada. Ou seeeeeja, eu não sei usar minha gargantinha, né tia fono?

    Se bem que gritar feito louca no parque de diversões deixa qualquer um sem voz. O ideal seria não gritar, mas, convenhamos: não dá pra ficar quieta num parque desses!! :D

    Queria que a senhora me dissesse se aqueles exercícios de miMImiMImiMI e aeeeeeioooooooooiiiiiiiiuuuuuuu e tralálá servem mesmo de verdade pra usar a voz. E se vocês tios fonos não ficam dando risada da gente, enquanto a gente faz exercícios bobos.

    kkkkkk… os exercícios são bons sim! Alguns são mais genéricos, outros mais específicos pra cada caso (já fez exame de vídeo da laringe? Através dele dá pra ver se tem nódulo, fenda ou algo do gênero. Se não tiver, é só aprender a não abusar da voz e fazer os exercícios genéricos. Se tiver, tem exercícios específicos pra eles. O otorrino é quem faz o exame.). Confesso que, às vezes, sinto vontade de rir, porque a cara fica muito divertida. Para não rir, faço junto (e muitas vezes quem ri de mim é o paciente! ;)

    Beijo,
    Eva :D

    Comi palhacitos no café hoje…

    Percebi! Em homenagem à sua brilhante participação, o próximo post da coluna vai ser sobre voz: dicas para cuidar bem dela. O que acha? Beijos!

    • Cris 03/06/2011 at 16:54 #

      ola, eu comecei a ter problemas com sons altos,pessoas que falam muito auto,tudo issso tava me encomodando, devido a um problema de ansiedade que estava.E detalhe que o muro do meu vizinho que é colada no muro do meuquarto e todo dia as 7 ou 8 da mahnã ele liga uma bomba ehfica mais ou – meia hora é um barulho insulportavel.também estou com problemas de quaquer
      coisa me deixa nervosa, barulho de crianças gritando tudo isso vai me dando um estresse.Eu grito com meu filho pra parar que as vezes nem consigo falar com uma cansera na garganta.Sinto que estou muito sensivel a sons altos.Esses dias a noite percebi um zumbido no meu ouvido parecido com o de um grilo.e Detalhe toda noite tem grilo também que pertuba no quintal.junta tudo e não consigo dormir direito, porque fico me consentrando no barulho. Gostaria que me dissese o que pode ser isso?

      • Maria das Dores 10/07/2011 at 0:01 #

        BOA NOITE TIA FONO..
        TEM 12 ANOS QUE SINTO UM ZUMBIDO NO MEU OUVIDO OU NÃO SEI ONDE É JÁ FIZ EXAMES DE JEOMETRIA NÃO TENHO NADA DE AUDIÇÃO JÁ FUI EM OTORRINO JÁ FIZ RESSONANCIA GRAÇA DEUS NÃO DEU NADA. E EU TAMBÉM TNENHO PROBLEMA DE REFLUXO , E SEMPRE ESSE ZUNBIDO QUANDO O REFLUXO ATACA ELE FICA MAS AGITADO E CADA DIA EU FICA STESSADA….AI ESTOU INDO AO UM ESPECIALISTA EM ZUMBIDO APRA COLCOAR UM APRELHO SERÁ QUE EU VOU

        FICAR BOA??
        ESPERO A SUA RESPOSATA POR E-MAIL O MEU E-MAIL É doraloira_ms@hotmail.com fico muito grata bjs fica com os enhor bjs

  5. Fefa 16/07/2008 at 20:32 #

    Respondido, Má! Obrigada!

    Eu tenho esses zumbidos quando vou em algum show ou lugar muito barulhento, mas passa rápido.

    Obrigada pelas informações!

    De nadinha!! Beijocas!

    • Giulia 21/02/2012 at 11:38 #

      Oie! quanto tempo demora pra seus zumbidos desaparecerem?
      Me responda por favor!!!! Também fui em um lugar com o som muito alto, e to com medo de não desaparecerem!! estou desesperada!!!!!!

    • fabiano 09/12/2012 at 14:07 #

      oi meu nome é fabiano e eu estou com um barulho de grilo na minha cabeça eu estou fazendo tratamento com a pisiquiatra. e estou tomando respirindona e outros medicamento mas nao estar resolvendo o meu problema o que eu faço eu nao estou aguentando mais. por favor alguem me ajuda pelo o amor de deus alguem me socorre. se alguem tivér alguma solução me liga o meu telefone é (44) 9885-2083. por favor me socorre eu estpu aguniado de tanto tomar remedio pisiquiatrico

  6. gabriela 29/08/2008 at 13:14 #

    e quando o que se ouve são gritos dentro da cabeça???

    Que medo!O.o

    • euzinha 15/08/2010 at 23:48 #

      entao vc é bruxa é isso mesmo minha namorada tem isso tbm mais ainda n achei nada sobre isso bj xau

  7. Regina 01/09/2008 at 11:13 #

    Bom Dia!

    Gostei da sua forma de informar o paciente sobre seus problemas de saúde!!!!
    Tenho zumbido frequente na cabeça, mais parece uma cigarra maluca!!!ou quase louca!!!!!, pois tem dias que entro em pânico sem saber o que fazer com ele. Vontade de bater a cabeça na parede; sair correndo; me dopar pra não me manter acordada por um bom tempo; só assim não ouço o bandido do zumbido.

    Com certeza já não sei mais o que fazer.

    Gostaria de um diagnóstico.

    Por favor

    Obrigada

    Regina

    Conforme citado no post, o ideal é que você procure um otorrinolaringologista. Boa sorte!

    • Cristina 15/10/2012 at 21:25 #

      Eu tenho esse zumbido e faço um tratamento com um Neurologista.
      A exposição aos barulhos intensos, o comer irregularmente e dormir mal pioram o caso. Já fiz tomografia e não aparece nada.
      Faço RPG e sou artesâ. Tem dias que diminui muito. Origamis e trabalhos manuais ajudam na concentração.
      É algo para se controlar e tenho feito isso numa boa.

  8. Aurea 17/09/2008 at 20:47 #

    Bom dia ..
    Gostaria de uma informação tenho eu nem sei explicar bem é algo assim um zumbido ..parece até que algo se chocam dentro de minha cabeça sei lá como definir parece uma tontua um zumbido me ajudem, tenho problema de labirintite estou tomando vertix 10 mg, 1 de 12/12 horas e labirin16 mg 1 a noite, não procurei ainda um otorrino nas posso procurar se vc achar necessario.
    Obrigada

    O ideal é que você procure um otorrino. Boa sorte!

  9. Doralice C. Facundo 19/11/2008 at 14:51 #

    Querida fono, há onze meses padeço de um barulho infernal na cabeça. Já procurei varios medicos de especialidades diferentes, incluindo aí, um dentista e psiquiatra e, no momento estou com um otorrino que solicitou exames feitos com um fonodiologo. Estou com os rsultados em mãos e amanha retorno ao otorrino e, então saberei meu diagnostico.Estou tensa, ansiosa e com muito medo de não ter solução.

    A psiquiatra disse-me que em S.P.(h.clinicas), se faz um exame especifico para detectar a causa do barulho na cabeça. Por favor, caso não tenha solução como o orrino, diga-me se esse exame existe e há cura para o meu caso. Estou entendo em panico.

    O zumbido pode ter várias causas, portanto, desconheço da existência de um único aparelho que resolva tudo. O melhor mesmo é que o otorrino investigue as possíveis causas, que pode ser uma perda auditiva, por exemplo, ou alteração hormonal, ou várias outras coisas.

  10. VALERIA NOGUEIRA 23/11/2008 at 18:14 #

    ”’ESTOU COM ESSE PROBLEMA, COMEÇOU COM A DOR NO OUVIDO ,FUI NO OTORRINO E DISSE QUE E ALERGIA, ESTOU TRATANDO COM ANTIALERGICOS,,E FIZ FISIOTERAPIA ,,ENCHER BEXIGAS DURANTE 1 MES…DAI UM DIA SENTI UM ESTRALO NO MAXILAR ..FOI AI QUE COMEÇEI A SENTIR UM BARULHO DENTRO DA CABEÇA QUE ESTA ME INCOMODANDO MUIT…VOLTEI NO OTORRINO E ESTOU TOMANDO + ANTIALERGICOS E SPRAY NO NARIZ…ASSIM MESMO FUI NO NEUROLOGISTA POIS PODERIA SER LABIRITITE,,MAS NAO E E ME INDICOU ACIDONICOTINICO+PAPAVERIA ..E NAO ESTOU SENTIDO MELHORAS …O QUE VC PODERIA ME DIZER ,,,POR FAVOR ENVIE RESPOSTA NO MEU IMAIL,,,OBRIGADA….

    Meu único conselho é: continue investigando as causas com o otorrinolaringologista, que geralmente é o médico mais capacitado para tanto.

    • katia 07/10/2010 at 16:48 #

      sabe fiz uma pesquisa e muitas vezes esse barulho tem haver com o estralo do seu maxilar, ou seja tudo que ligado q faz parte da cabeça influi

  11. Jose Marcio Scarpini 24/11/2008 at 18:19 #

    Boa Noite., parece incrivel mas tenho este problema que me atormenta a tres anos ., ja fui em varios medicos mas ainda nao consegu uma solução., um chiado que as vezes parece zumbido ou canto de cigarra na cabeça ou no ouvido pois tudo se confundi., ja fiiz até trtamento dentario para amenizar o problema ., mas pouco resolveu o incrivel que de repente durante o dia o barrulho some., mas quando estamos no silencio ele aparece ., será que isto tem cura ou é psicologico.., poderia dar alguma sugestão.

    Você já procurou um otorrino para investigar a causa? Já fez exame de audição? Você pode começar por aí. Não acho que seja psicológico; o mais provável não é que o barulho “suma” de dia, mas que, como durante o dia os barulhos são maiores (como trânsito), eles mascarem o zumbido; que você só consegue perceber à noite, no silêncio.

    • José 15/02/2010 at 16:44 #

      Boa noite,falo de portugal e ando ha procura de cura,do mesmo barulho k fala,o zumbido na cabeça.É precisamente o mais parecido com o meu caso.São 17h pk quando durmo as restantes 7 horas não sei,só consigo dormir pk tomo lorenin para esse fim.(DORMIR)

      Sugiro que o senhor procure um bom otorrino!

  12. Cleiton 01/01/2009 at 23:15 #

    Olá, bom dia!

    Recentemente tenho sentido um zumbido desconfortável no meu ouvido e que tem prejudicado minha qualidade de vida: tenho dificuldades para dormir (durmo com um ventilador ligado), não consigo estudar, trabalhar, enfim… Ter uma vida aparentemente normal.
    Preocupado com este zumbido, procurei um otorrino e fiz, conforme solicitado por ele, exames de audiometria tonal e vocal e imitanciometria. Constatou-se que eu não tenho nenhum sinal de perda da audição, graças a Deus, e que minha audição está aparentemente normal. Segundo este especialista uma das probabilidades é uma disfunção na ATM, estresse e sedentarismo e que este zumbido por mim tido tem cura. Em breve iniciarei um tratamento ortodôntico, começarei a praticar atividades físicas e conforme receitado estou tomando medicamentos fitoterapêuticos como Equitam e Silicea 30 CH. Não senti nenhuma melhora significativa e a minha odontóloga contrariou a hipótese de que o tratamento da disfunção na ATM traria a cura para o problema.
    Existe cura para o zumbido no ouvido?
    E no meu caso, como não foi identificado nenhum sinal de perda de audição e nenhum problema interno, pode haver cura?
    O tratamento da disfunção na ATM pode levar-me à cura definitiva do zumbido?

    As causas do zumbido podem ser várias. A disfunção na ATM pode ser um motivo, como também uma alteração hormonal, ou outras alterações. O ideal seria que o otorrino continuasse a investigar as causas. Muitas vezes, não se descobre o verdadeiro motivo, e aí, o que resta é conviver com o zumbido. O que posso dizer é que não desista! Boa sorte!

  13. Cleiton 03/01/2009 at 22:50 #

    Você conhece pacientes que encontraram a cura definitiva para o zumbido?
    Há relatos de curas para o zumbido no ouvido?

    Cleiton, conheço pessoas que se livraram do zumbido, inclusive um amigo, e pessoas que tiveram que aprender a conviver com ele. É um campo ainda muito incerto na medicina. Para se aprofundar mais, você pode procurar artigos sobre o tema em revistas especializadas, encontradas nas bibliotecas das melhores universidades do País.

    E dr., além do que mencionei anteriormente há outro incoveniente que talvez tenha sido um dos responsáveis pelo aparecimento do zumbido, peço que avalie o que está descrito adiante:

    Eu não costumo utilizar aparelhos sonoros, como fones de ouvido, e dificilmente vou à festas, e neste caso procuro ficar distante dos alto-falantes o mais longe possível, até porque sei os prejuízos que uma exposição a sons altos podem causar. Porém, numa noite em que eu voltava da faculdade um colega perguntou se eu gostaria de dividir o fone de ouvido com ele e eu aceitei, cada um ficou com um fone de ouvido em um dos ouvidos, eu a princípio na orelha esquerda, e o som estava num volume alto em conjunto com o ruído do motor do ônibus. Numa noite posterior (não sei quão o certo) acordei de madrugada com a sensação de um zumbido que aparentemente seria um mosquito. Despreocupado, dormi tranquilamente! No mesmo período tive uma virose muito forte que deu-me a sensação de estar com o ouvido tampado (típico de gripe) e dificuldade para ouvir (tanto que no período de uma semana procurava sentar-me à frente da sala na faculdade) que passou posteriormente e o zumbido permaneceu.

    Relatei o que disse à otorrinolaringologista, porém ela me garantiu que é improvável que o aparecimento do zumbido tenha sido resultado de uma simples exposição ao som, até porque os exames de audiometria não identificaram sinais de perda de audição.

    Eu gostaria de ouvir a sua opinião à respeito: à exposição a ruídos (como mencionado) causaria perda auditiva? Ou não existe relação entre a exposição a ruídos, o exame de audiometria e o zumbido?

    Desde já, muito obrigado!

    Atenciosamente!

    A exposição a um som intenso, mesmo por um breve período de tempo, pode ocasionar essa sensação de perda provisória de audição e zumbido que você relatou. Normalmente, esses sinais clínicos desaparecem em alguns dias (ou alguns meses), exceto se o dano nas células for permanente. Como a sensação de perda auditiva desapareceu, é provável que o zumbido também desapareça com o tempo. O melhor é acompanhar com seu médico. Abraços.

  14. Valéria Bianconi 07/01/2009 at 18:25 #

    Olá Marília!

    Descobri sozinha há pouquíssimos meses que tenho o Tinnitum (o tar zumbido)…e é 24hs por dia… Estou enrolando a ida ao médico, mas já estou feliz porque minha amada Barbra Streisand tem também, rsrsrsrsrs… Brincadeiras à parte, sei que preciso de uma avaliação médica para tentar descobrir o porquê da minha cigarrinha… By the way, gostei muito de saber que existe um blog como o seu. Senti-me sentada na sala de estar, jogando conversa fora com uma amiga de anos-luz…hehehe…Sou maestrina, pretendo fzer fono para incrementar meu trabalho vocal coral! Seremos colegas um dia! Fique na paz de Deus e gostaria de trocar idéias com você sober assuntos que nos interessarem!
    Abração, sinto muito pelo Manso…Adotamos aqui em casa dois gatinhos siameses que há dois meses e meio apareceram assim, à nossa porta…

    Adorei seu elogio! Que bom que você se sente à vontade! Volte sempre que quiser! Beijos!

  15. Lucileide 16/01/2009 at 12:29 #

    Eu tenho esse zumbido ou barulho na cabeça, já faz 6 anos já procurei vários otorrinos e dentistas, mas o que me desesperou foi quando um desses otorrinos me disse que tenho otospongiose, então entrei em desespero.Se tenho esse zumbido ha tanto tempo já não era para eu ter perdido um pouco da audição, se eu tivesse otospongiose? Existe algum exame que possa me dar certeza que tenho ou não otospongiose?

    Cara Lucileide, a evolução da otospongiose (ou otosclerose) é lenta, e cada pessoa manifesta a doença de um jeito. A doença é confirmada através de exame médico clínico, de audiometria e imitanciometria (ambos realizados por fonoaudiólogos). Um exame de imagem pode ajudar a localizar o foco da otosclerose. Converse com seu médico e se informe sobre a doença. Abraços.

  16. jorge luis 20/01/2009 at 10:58 #

    tenho disacusia bilateral neurosensorial, a direita leve a moderada a esquerda moderada a severa; trabalhei muito tempo como cobrador e motorista de coletivo, um total de 20 anos. eu não posso sair para lugares que tenha muito ruido alem do estresse o meu ouvido chia como uma panela de presão, já fiz varios exames para descobrir o chiado, resonancia celebral magnetica, tomografia da mastóide e vectoeletronistagmografia, todos deram normal sem nenhuma alteração; sendo que a audiometria e a impedanciometria acusam perda auditiva irreversivel, sera que um dia eu poderei viver livre desse chiado que tanto me incomoda póis só tenho 43 anos de idade e ja me sinto triste por tudo isso,se possivel me ajude.

    Caro Jorge, a disacusia pode ser ela própria desencadeante do zumbido, ainda mais uma perda relativamente grande, como a sua. Em alguns casos, a sensação de zumbido melhora (mas não desaparece) com o uso de aparelhos auditivos, você já os utiliza? Converse com seu otorrino! Desejo-lhe melhoras!

  17. giovane amado 22/01/2009 at 17:16 #

    a alguns anos apos disparar uma arma sem proteçao nos ouvidos começou um ruido agudo em um dos ouvidos,tolerei por muito tempo ate procurar ajuda medica,fiz audiometria e mais dois exames ,e nao constatou nenhum problema,fui tambem ao dentista e nada , e continuo sentindo o zumbido 24hrs dia e custo a dormir por isso . o que pode ter sido mais afetado por este tiro,e se ha cura? quem mais posso procurar? ficaria muito grato por uma dica.

    Geralmente, quando o zumbido é causado por um barulho forte (como o tiro, no caso), ele acontece quase imediatamente, e não anos após. As causas são as mais diversas, como citadas no próprio texto e em respostas acima. E muitas vezes, não se chega à causa. Você, junto com o médico (otorrino, geralmente), pode tentar amenizar seu zumbido. Boa sorte!

  18. Joel Cunha 04/03/2009 at 13:17 #

    ola!eu um certo dia acordei com um zumbido bem grande no meu ouvido direito,e durante essa semana perdi audiçao quase toda nesse ouvido.foi a um medico,ele falou comigo e me rexeitou uns comprimidos para o zumbido.passado mais uma semana a a audiçao foi voltando ao normal.fiz exame denovo e estava a audiçao normal.o zumbido baixo muito tb,,mas mesmo assim fiquei ainda com um pouco de zumbido.o medico disse para tomar o comprimido durante mais uns 6 meses.agora passaram uns 7 meses desde isso,o que posso dizer e que o zumbido baixo lentamente,mas ainda existe,em locais silenciosos eu noto.penso que ao longo deste tempo todo o zumbido baixou lentamente,mas para me livrar dele vai demorar assim tanto?qundo eu mexo com a boca ou viro a cabexa para os lados,o zumbido muda um pouco,sera que com o tempo o zumbido vai desaparexer de vez??ou pode piorar?

    Resposta por email.

  19. gilmar 21/03/2009 at 21:07 #

    Acordei com um chiado e apito.consultei um otorrino,fiz tomografia e detectou um colesteatoma; fiz cirurgia para retirada deste.Mas após a cirurgia os barulhos naõ desapareceram.O médico disse ser do colesteatoma mas continuo com o zumbido.Será que ele um dia vai desaparecer? Ou teria como me indicar um tratamento?já fiz testes com aparelhos auditivos mas nada resolveu.Espero que vc me de uma esperança de um dia ficar sem esse barulho insuportavel que tirou minha qualidade de vida.abraços e obrigada.

    O colesteatoma é um tumor e, como tal, precisava ser retirado. Quanto ao zumbido, ele pode ter surgido com o tumor, mas, infelizmente, não tem como garantir que ele desaparecerá. Espero que melhore!

  20. Valéria Bianconi 26/03/2009 at 9:45 #

    Puxa, Marília!

    Fiquei esperando uma resposta sua para o meu post logo acima…será que falei bobagem, tanta que nem um “sai-pra-lá-cachorro” eu mereci? rsrsrsrsrs… (Tenho plena certeza, pelo que você fala a respeito do respeito aos animais, que não faria nem isso a um deles…)

    Anyway, tenha um bom dia, realize-se nos seus projetos e jamais se esqueça de que Deus lhe dá o prazer de viver seus dias, um a um.

    Abraço!

    Valéria, perdoe minha distração! Enviei um email pra você! Abraços!

  21. Valéria Bianconi 27/03/2009 at 13:52 #

    Perdoadíssima, carissima mia!!!

    Pode parecer, mas o tom não era de briga, rsrsrsrsrs…Escrever é realmente uma arte! Tenho procurado me esmerar nela!!

    Abração!!

  22. Fabricio Pedroni 19/04/2009 at 0:23 #

    Gostaria de saber oq pode ser esses zumbidos que tenho ouvido parece ser um grito um som estranho e outro é de um leão grunhindo.
    Não fui ao médico ver isso ainda mais nem sei se é preciso oq pode ser isso tem cura?
    Oq eu faço que sugestão me dá?
    obrigado

    Sugiro que procure um médico otorrino. Boa sorte.

  23. Miriã Amália C. Silva 18/06/2009 at 8:13 #

    Bom dia!
    Há um ano e meio me surgiu esse zumbido na cabeça e estou a ponto de enlouquecer, pois dura 24hs. por dia e mais parece uma cigarra ou uma panela de pressão ou ainda um assovio ininterrupto. Já fui ao neurologista, pois também faço tratamento para enxaqueca e ele me disse que eu deveria me acostumar porque não há cura.
    Gostaria de saber que tipo de especialista posso procurar. Se há tratamento. E se há cura.
    Moro da região metropolitana de Belo Horizonte e também gostaria de saber se alguma associação dessas aqui.
    Obrigada.

    O ideal seria procurar um bom otorrino, especializado em zumbido, se possível, ou que se comprometa a investigar as causas do seu zumbido.

  24. Gerson 30/06/2009 at 3:35 #

    HA 3 MESES TIVE UMA CRISE CHAMADA “LABIRINTITE” TONTUA,GIRAVA TUDO, UM TREMENDO MAL ESTAR, PRONTO SOCORRO ETC…AGORA TENHO UM ZUMBIDO NA CABEÇA EELA PARECE Q ESTÁ SEMPRE A EXPLODIR,TENHO NAUSEAS.EAGORA?

    Sugiro que você procure um bom otorrino.

  25. claudionor gomis barbosa 11/07/2009 at 19:06 #

    eu tem o tal subido na cebeça e tudo rui
    e mais e 24 horas apitando como uma sigara como uma panela
    de

  26. Miriam Alves Leite 27/07/2009 at 14:00 #

    Boa tarde!
    Gostaria de saber a sua opinnião: estou com um zumbido forte na cabeça. Começou com um resfriado, nariz entupido, dor de ouvido. Tomei novamox 2x durante 10 dias. Os simtomas passaram menos o zumbido. Consultei um otorrino, fiz exames de sangue- colesterol, triglicerídes, glicose e tireoide com resultados nprmais exceto glicose que deu 120.Já estou fazendo uma dieta. Fiz audiometria e um outro exame com a fono que eu esqueci o nome. O resultado foi pequena perda de audição, o médico disse que é nrmal na minha idade, tenho 66 anos. O otorrino mereceitouTebonin 120mg 2x ao dia-Nasones tambem 2x ao dia e Allegra 120mg durante 1 mes. Eu já tomava Rivotril 5 gotas por dis. Bem não melhorei nada. Me ajude, o que posso fazer? Obrigada. Abraços

    Seu zumbido pode ter como origem a glicose elevada e a perda de audição, em conjunto. A dieta já é um bom começo. A perda pode ser contornada com o uso de aparelhos auditivos, se for o caso, o que pode mascarar o zumbido. Há ainda terapias de habituação, nas quais o zumbido continua presente, mas você os percebe em intensidades menores.

  27. Carlos 03/08/2009 at 17:47 #

    Olá, Comecei com um ruido rosa no ouvido esquerdo e evoliu para um apito forte e em seguida um leve som de cigarra, fui ao otorrino e minha audiometria está normal, exames em geral também estão normais, ele me receito o tanakam 120mg, no dia seguinte eu nào tinha mais nada mas agora já estou tendo o zumbidos em dias alternados, isso fazem 20 dias, será que tenho chances de acabar com esses barulhos? abraços

    Infelizmente não tenho informações além das já postadas aqui. Sugiro que converse com seu médico.

  28. Thiago Silva 17/08/2009 at 19:29 #

    Olá,

    Primeiramente parabenizo-o pelo blog, já o adicionei aos meus favoritos!
    Estou com zumbido (tipo cigarra), há uma semana aproximadademente no ouvido esquerdo. Passei num clinico que disse ser causado por cera, estou há quatro dias usando cerumim para limpar o ouvido, mas persiste. Será normal? Fiquei com medo de ser algo grave, disturbio neurológico ou sei-lá… mas o médico me disse que, se fosse o caso, os sintomas seriam evidentes, como: perda brusca na capacidade motora, dos sentidos, etc. Ainda tenho esse medo, não fiz nenhum exame de imagem, pode até ser desnecessário. Será que devo procurar logo um especialista ou esperar alguns dias, continuar usando o remédio para desentupir o ouvido e ver no que dá?
    Abraço!

    O ideal seria você procurar um otorrino. O cerumin apenas amolece a cera, você deve voltar ao médico para que ele veja se a cera saiu ou se ele precisa retirá-la.

  29. Donina Eunice campos 07/09/2009 at 9:20 #

    Bom dia, doutora. Fiquei lendo os depoimentos e queixas de meus colegas de infortunio e vi que a solução para o enlouquecedor zumbido nos ouvidos só tem tratamento em outro planeta porque pelo que li, aqui na Terra ninguém conseguiu se curar!!!Bah….coisa de louco!!!Que coisa mais chata que é o zumbido, diminui em muito a qualidade de vida.Bjs,Donina

  30. rita 26/09/2009 at 14:20 #

    sofro de otospongiose,tenho 57 anos,e gostaria de saber de algum alimento,e ou vitamina que possa me auxiliar,no tratamento,ou pelo menos evitar que a doença,avance tao rapido,,,,,,,,,,,,e exercicio para o ouvido existe???????tenho procurado ler a respeito mas ainda nao encontrei nada,,,,obrigada,,,,,beijos…….

    Sugiro que a senhora procure um otorrino.

  31. sirlei 11/10/2009 at 1:29 #

    bom dia!
    tenho sofrido a tres anos com um zumbido no meu ouvido, eu sou sensivel a qualquer barulho que seja ex:papel de bala ,plastico,voz,respiraçao de outros,por menor que seja vai me deixando nervosa. parece que minha cabeça esta explodindo. com isso me irrito facil.fiz alguns exames como ecoencefalograma,raio x, tratamento pisicologico, estou fazendo uso de um medicamento para enxaqueca e sem nehum sucesso. preciso de ajuda
    desde já agradeço
    de: sirlei

    Sugiro que a senhora procure um otorrino.

  32. Evandro 22/11/2009 at 9:26 #

    Olá.
    Fui a uma festa e o som estava exageradamente alto, e no dia seguinte fiquei com um zumbido (apito no ouvido) mais alto no direito, isso passa, devo fazer algum tratamento ou ficarei com ele até que a morte nos separe?

    Geralmente passa. Caso não passe entre uma semana a dez dias, procure um otorrino!

  33. fernanda Martins 09/12/2009 at 16:35 #

    A algum tempo minha avo esta com um barulho muito forte na cabeça e nos ouvidos,ela se queix muito ja foi no medico e o barulho continua.Ela quando esta num lugar com muita gente ela fala passa mal o ouvido começa a fazer muito barulho e da jeito ruim na cabeça e quand esta num lugar quieto ela fala q ameniza bem o barulho…ela tem o aparelho de ouvido mas ela fala q o barulho continua…tem dia q ela dormi bem mas tem dia q ela levanta de madrugada com um barulho horrivel na cabeça e nos ouvidos ela tem pressao alta,quando a pressao dela ta alta ela fala q o barulho no ouvido dela e na cabeça aumentao….me de uam sugestao.Muito obrigada….Fernanda

    Sugestão: Leia o início do post e clique no Update.

  34. fernanda Martins 09/12/2009 at 16:36 #

    ela sente muita tontura tambem….

  35. hmenon luiz ribeiro 25/12/2009 at 14:43 #

    Sofro desse maldito barulho no ouvido, e mediante o que voce falou, nao tem cura o negócio é mesmo conviver com ele. nunca propcurei un otorrino, mas pelo jeito nem precisa pois isso não tem cura, não é mesmo? E ainda estou perdendo a audição aos poucos.

    Se você leu que não tem cura, sugiro que releia com mais atenção.

  36. Ana maria Sukevicieus 07/01/2010 at 9:52 #

    Minha mãe tem ruidos do ouvido para a cabeça, a coisa é insuportavel ela chora demais não sei mais o que fazer, já a levei em dois neoros e especialista em audção.

    o que fazer

    Procure um bom otorrino.

  37. Ana maria Sukevicieus 07/01/2010 at 10:02 #

    A questão do zumbido tduo já foi feito, tem que haver alguma solução, minha mãe fica aos prantos me ajudem

  38. Maria da Dores G. Lopes 14/01/2010 at 21:43 #

    Tenho 43anos, há sete meses passei por um momento de stress muito forte,chorei muito ultrapassei o meu limite , pedi silêncio , quando tudo se calou ficou um zumbido na minha cabeça .Fiquei duas noites sem dormir apavorada, pensei que minha cabeça ia explodir ou estava enlouquecendo, depois começei a me controlar , afinal temos que aprender a conviver com os nossos probemas ,seja ele qual for. Buscarmos sabedoria em nosso Deus ,pois
    ele nos guia nos caminhos certos ,temos que ter fé e acreditar que Deus é mais forte que qualquer probema que temos.

  39. Gerci josé Ramiro 22/01/2010 at 16:30 #

    O comentário foi muito útil para resolver minhas dúvidas, muito brigado.

    Boa noite

  40. Maria do R. Silva 09/03/2010 at 16:19 #

    Tenho um zunbido que começa no ouvido e se estende pela cabeça é horrivel , fui ao otorrino e ele disse que superficialmente não tem nada teria que fazer outros exames , parece que vou enlouquecer , o que eu faço ? falei com pessoas que tem este problema e disseram que os médicos não sabem a origem deste problema , vcs tem alguma dica , anteciosamente agradeço ….por favor me responda …hoje por exemplo esta horrivel , coloco uma musica mais alto pra encobrir o barulho …me responde por favor …

    Infelizmente só posso orientá-la a procurar um bom otorrino.

  41. hugo 25/03/2010 at 19:15 #

    Eu ouço um som de alta frequencia, como o som sendo ajustado num palco.No ouvido direito e esquerdo separadamente. Outra coisa; no centro do meu cranio ouço o som do barulho de cigarras, tipo uns zumbidos. como se estivesse no meio de um floresta sem nenhum som. aparecem sons de cigarra.

  42. José 14/04/2010 at 14:41 #

    Boa tarde,cá tou outra vez,o k eu acho depois de ler tanta coisa e é sempre o zumbido k milhoes se queixam,acho eu k tem a ver com o uso de tlm nao sei mas ás tantas até tenho razão.Alguem nos salve deste terror k é o zumbido.

  43. Luciana 23/04/2010 at 22:06 #

    Começei com dores de cabeça, e acabou com alguns barulhos estranhos nao que nao sei o que é, e por final sinto que isso afetou minha audição, sinto tipo uma pressão no meu ouvido, isso me deixa muito preocupada e ansiosa, mas as vezes tento ficar calma para nao sentir essas coisas, fiz uma tomografia da minha cabeça e agora estou esperando o resultado sair, e assim mostrar para o médico, nao vejo a hora de saber o que é, só espero que nao seja nada grave. bjus

  44. Eliane 26/04/2010 at 18:03 #

    Oi ! Hoje passei o dia todo com zumbido nos ouvidos !! Até agora não passou, desde sábado de manhã acordei com isto, parece uma panela de pressão dentro da minha cabeça e nem consegui trabalhar direito hoje !!
    Há um ano começou isto em mim. Tem dia q está mais alto, tem dia q está mais baixo. Na sexta-feira à noite fiquei mto nervosa pq o alarme do meu carro disparou e foi um custo fazê-lo párar, só arrebentando os fios da sirene. No outro dia de manhã consertei. E no sábado à noite, saí pra uma balada, onde o som é mto alto: musicas eletronicas e funk. E fui dormir já eram 4hs da manhã. Será q tudo isto fêz piorar este zumbido ??!! Pq acho q isto apareceu em mim devido a stress. Passo mto stress aqui no meu serviço ! E já percebi q qdo fico mto nervosa com alguma coisa, ou qdo durmo pco, o volume do zumbido aumenta! Fui no otorrino há um tempo atrás e ele me pediu exame de audiometria. Tenho q fazer e levar pra ele. Este negócio é mto ruim, será q de agora em diante terei q ter uma vida mais regrada ??!!

    Som alto e stress podem causar e/ou agravar o zumbido. Procure descansar e fugir de lugares muito barulhentos!

  45. Eliane 27/04/2010 at 17:03 #

    Hoje estive lendo um site q fala sobre os zumbidos nos ouvidos. Achei interessante o uso da vit C q já verificaram que diminue o volume do zumbido qdo este for de causa por stress, som alto, pco sono, que acho q é o meu caso ! A vit C ajuda a aumentar a imunidade do organismo e isto faz com que o zumbido vá diminuindo. A indicação no site é de 2x ao dia – 250mg de vit C, o que dá 500mg ao dia.
    Parece q o site foi traduzindo no google tradutor, então a tradução nao está boa, mas dá pra entender:

    http://www.babyboomercaretaker.com/Portuguese/senior-health/elderly-disease/tinnitus/Tinnitus-And-Vitamin-C.html

    Espero ter ajudado a quem precisa, como eu !!
    Hoje o zumbido continua na minha cabeça, parece uma panela de pressão ligada, dá até uns chiadinhos diferentes como qdo está cozinhando feijão, qdo a gente mexe na panela para ver se a água secou.
    Mas tá mais baixo do q ontem, q praticamente nao consegui trabalhar !!

    Bjos.

    Eliane

  46. GUARA 06/06/2010 at 17:44 #

    Prezada
    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ………………………………….

    365 DIAS, 12 MESES, 30 DIAS, 24 HORAS, 3600 SEGUNDOS SEM SESSAR………….

    Especialistas de todos os tipos.
    Alguns já disseram : VAIS MORRER COM ESSE BARULHO.
    Não sei de é de rir ou de chorar.
    Mas hoje mais uma vez vim para fente do PC a ver se acho algo que possa resolver.

    Já fis de tudo que é possível e impossível.

    Agora está marcada acumputura, to fazendo tai chi ( brincando tai chi talvez seja a solução) sei lá a gente procura de tudo porque é insuportável, pior não existe especialista no mundo, só gente querendo ganhar dinheiro em cima.

    Agora depois de tanto sofrer e estudar a respeito parece que tem uma luz no fim do tunel o problema e circulatório e de ventilação e procurando três vezes por dia pela manhã, meio do dia e a noite ficar de cabeça para baixo do corpo melhora a circulação da cabeça e por consequência essa ventilação, melhorando.

    Pode ser feito atravez de aparelhos desenvolvidos na alemanha que estão chegando por aqui ou fazendo dentro de piscinas com mergulhos de permanência.

    Olha tudo é valido, quem não tem não imagina a desgraça, não se houve direito, vai ouvir música tem outra orquestra atrapalhando a audição.

    Me desculpe o desabafo, mas é terrível, queremos ir a marte mas não conhecemos nosso corpo, queremos cuidar dos animais mas não conseguimos tratar dos seres humanos.

    Milhões de anos de ignorância total.

    • pablo raffaelli 05/07/2010 at 22:26 #

      Eu sei o que vc está passando é terrivel.

  47. itamar 06/08/2010 at 22:39 #

    Ola parabens pelo site
    a trez meses venho sentindo um zumbido que me atormenta e vem bem baixinho e nao melhora estou tomando varios remedios BETASERC GINGCOBILOBA MAS NAO VEJO MELHORA as vezes acho que esses remedias sao apenas meio de ganhar dinheiro rsrs! bom na verdade é um barulho terrivel nao consigo mais ouvir musica alta o meu carro só anda com o som baixo e tambem ando perdendo o sono to indo mal no trabalho pela preocupaçao , eu sei que nao é facil essa cura mas eu desejo melhoras a todos . um remédio bom pra isso é REZAR BASTANTE PENSAR EM DEUS PQ ELE SIM PODE CURAR TUDO COM UM POKINHO DE FÉ eu acredito que esse problema que passamos com esses barulhos na cabeça , zumbidos no ouvido pode ter relaçoes com o estado de espririto em que nos encontramos talves o nosso corpo pode estar bem mas e o nosso espirito? nossas emoçoes nosso pensamentos , entao VAMOS REZAR BASTANTE QUE TUDO MELHORA COM A REZA! quando eu estou em casa eu rezo e só assim eu consigo dormir com esse zumbido na cabeça um forte abraço e melhoras a todos e tenten fazer isso REZAR PARA DORMIR vc vai ver como é bom….

  48. Hosanan 31/08/2010 at 17:46 #

    Em maio de 2009 tive uma otite causada por fungos, o tratamento foi feito com fungirox, depois de duas semanas estava tudo normal. Até que por um ato estúpido (Não vou me perdoa nunca)pinguei fungirox no ouvido esquerdo, o que causou uma otite, fiz tratamento e fique bem, mas percebi que fiquei com um zumbido, que incomoda quando eu me concentro nele. Para piorar voltou no ouvido direito a infecção por fungo, fiz o mesmo tratamento com fungirox, depois de algum tempo voltei ao otorrino e ele falou que eu estava com o tímpano perfurado. Fiz a cirugia em junho deste ano, no dia 16 de setembro fará três meses. O pior de tudo isso é que estou com zumbido no ouvido esquerdo e agora no direito, em relação ao ouvido direito o otorrino falou que o efeito da timpanoplastia é de 4 a 6 meses (no meu caso), para eu não meu preocupar com o zumbido do ouvido direito, onde foi feito a timpanoplastia.

  49. Ivo M. Fresneda 20/09/2010 at 16:38 #

    Boa tarde na realidade já ouço os tais zumbidos ha muitos anos nem ligo mais, mas oque me incomoda reallmente são as vozes que ouço, mas gostaria que soubesse que já fizeram toidos os exames possiveis e me disseram que estou normal, até psquiatria tbm mas o rsultado foi negativo gostaria de saber existe algum remédio que para isso sem causar soneira, ha um detalhe ouço em todas as direções, e tudo ao mesmo tempo não vou entrar em detalhes por aqui, sem mais obrigado

  50. Alexandra 18/10/2010 at 18:54 #

    Também estou com o zumbido, começou fraco mas está se intensificando. Há um mês estou com o ouvido direito bastante tampado. Estou preocupada. Vou esperar sair o exame de sangue, colesterol, e ir ao otologista no Servidor Público. Sou professora da rede pública, as bombas que estouram na escola, a gritaria e o barulho constantes tem me irritado e me deixado cada vez mais angustiada.

  51. Ramilo 29/10/2010 at 20:44 #

    Olha queria uma ajuda miinha mãe ta cum barulho na cabeça … issu é grave, tenho muiito medo to aki a procura de uma solução, ela já foi em varios medicos e ninguém numk descobriu u que ela tem .. já fuii em varios site, revista.. queria que alguém entrasse emcontato cumigooo .. MSN: ramilobol@hotmail.com
    ajude-me por favor .. sereii muiiito gratoo!

  52. ARLINDO MANUEL CONSOLADO MARQUES 12/11/2010 at 18:28 #

    Olá ´moro Entroncamento Portugal já fui vários Otorrinos já fiz apucultura e nada é muito dificil viver assim agora o barulho dos carros sacos de plástico sons agudos tudo faz pareçer a cabeça explodir quando não se anda enervado baixa o zumbido um pouquito quando há mudança de tempo piora temos de sofrer calma para todos que tem estes zumbidos só me falta ir à bruxa para saber opinião dela tchau

  53. claudio luis 01/02/2011 at 7:32 #

    BOM DIA
    GOSTARIA DE SABER COMO PROCEDER , TRABALHO NUM AMBIENTE QUE TEM UM AR CONDICIONADO DO TEMPO DA PEDRA FAZ BARULHO 24 HORAS E NAO SABEMOS MAIS O Q FAZER EU JA ESTOU SURDO , NAO TENHO MAIS CONCENTRACAO ETC…, ASSIM Q JA COMUNICAMOS A CHEFIA E NADA FAZ 2 ANOS Q TRABALHOS ASSIM .

  54. felipe amorim 01/02/2011 at 21:40 #

    os conselhos são sempre os mesmos, só mesmo um milagre, esse é a grande vergonha para os otorrinos, pode-se procurar o melhor, ele vai virar pra você, e vai vir com aquelas frases prontas, eu se fosse um otorrino mudaria de especialidade, so pelo fato de virar para o paciente e dizer para ele se acostumar com isso, é um tanto vergonhoso.

  55. Valdira 09/03/2011 at 12:01 #

    ha tres anos eu sinto chiado e zunido,começou pelo nariz
    mas agora so aparece este zunido pela garganta ,
    da impressao que tem alguma veia umtupida .
    obs. somente quando deito .nao e ronqueira normal …
    na verdade pouco durmo em consequencia deta barulheira toda ,pois o barulho tem muitos tipos .ao deitar começo a tussir,uns 10 a 15 minutos .dai sempre sai uma bolinha de catarro e depois alivia .
    as vezes me ataca mais forte .entao absolvo um remedio
    chamado de seretide,e o unico que me alivia
    pois inalaçao nao resolve nada
    obs nariz nao entope e nao sinto falta de ar …meu pulmao esta sempre 100%
    me ataca mais quando enfrento algum problema ou simplesmente me incomodo
    todos os medicos que consultei dizem ser refluxo
    fiz varias indoscopias mas nao justificou
    preciso de ajuda pois nao sei mais oque fazer
    pode ser problema cardiaco? qdo deito do lado esquerdo
    ataca mais doque no direito e de barriga para cima
    espero ajuda e agradeço de coraçao
    obs ..os zunidos sao bastante variados

    O zumbido a que me referi no post é de outra ordem. Infelizmente, não tenho outra orientação além de sugerir que procure um bom médico.

  56. Ivo M. Fresneda 23/03/2011 at 14:39 #

    Zumbido pra mim normal já até me acostumei, tem hora que incomoda, e em outras até ajuda, concordo que tem varias causas possíveis, até uma auteraçao no espéctro, no que chamamos de energia elétrostática, formando formando um campo aureal, em fim sem detalhes mas nao entendi porque em minha imagens vocês colocaram Ivo M. Fresneda chegando até aqui neste blog interessante mas me espliquem por gentileza, sem mais obrigado.

    Não entendi sua dúvida.

    • Marcos Paulo 02/07/2011 at 11:28 #

      Doutora, Sinto varios sintomas, zumbido na cabeça tipo uma cigarra, a cabeça zonza, nao de rodar, mas de perda de concentraçao, muita indisposiçao, da trabalho para me tirarem da cama de manha, se me deixarem quieto, vou ate meio dia. Será que tenho problemas de nervo?

  57. Vito Montanaro 23/04/2011 at 16:59 #

    Li a maioria dos comentários, e de fato esse tal zumbido, é um infortúnio para quem o acomete, não ha duvida que um bom otorrino, descobre a causa e o orienta. No meu caso depois de dois anos, em pesquisa e sendo atendido pela Faculdade de medicina de Botucatu SP, acabei sedo assistido pela equipe da Nefro, e por ter sistos nos Rins
    na realidade (Policistos) tem a ver com o tal zumbido. De
    modo que problemas renais podem ser a causa. vale investigar.
    Bom seu post. Saudações

  58. ricar 20/05/2011 at 19:52 #

    oi ja faz alugns dias que estou tratando de laberitinti,as tonteiras ja passou pelo usa dos remedios mas ainda sinto umns barulhos muito isquicito na cabeça pareçe que minha cabeça vai explodir ;tem hora que pareçe que tem uma minhoca andando na cabeça ja estou muito preocupado com isso alguem pode me ajuda………………

  59. cristiane 09/06/2011 at 22:25 #

    EU NÃO CONSIGO DORMIR COM ESTE BARULHO DENTRO DE MINHA CABEÇA,PAREÇE UMA CIGARRA, TEM DIAS QUE ESCUTO ATÉ UM SOM COMO DE UM MOTOR DE CARRO, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, JA FOTUQUEI O OUVIDO, COM COTONETES E ATÉ PALITO, E NÃO TEM JEITO.

  60. joao paulo 09/07/2011 at 22:28 #

    olha pessoas é um seguinte tou passando por um problema, que ta mim deixando com muita duvida se eu fizer a cirurgia de colesteatoma a minha audição volta ao normal os 100%…por faavor se alguem sabe responden pra mim no meu email.
    j-paulo-amaral@bol.com.br

  61. Paulo 21/07/2011 at 23:42 #

    Amigos do chiado, em 1987 ele chegou, assim: chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii e nunca mais parou. Como todos voces, fui procurar tratamento e como alguem postou aqui, conclui que só com a chegada dos aliens eu serei curado e voces também. Otosclerose, esse é o nome, estribo colado …faça a cirurgia disse o otorrino …. não te asseguro que melhore …putzzzz. Enfim, procurei “o especialista otorrrino”… falei do meu caso, aí ele me confessou que se especializou no caso para tentar se curar ….ISSSO …TENTAR SE CURAR… ai tirou dois aparelhos auditivos e disse que o zumbido dele era nos dois ouvidos…e, nada nesse mundo pode resolver.. sai do consultório arrasado …como fui militar achei que fosse dos tiros …mas eles acham que não ….puderas quis melhoria na aposentadoria. Mas o fato é que, não tem cura … eu, o inclui na minha vida e vivo como se ele não existisse. Ao dormir ligo o ventilador, inverno e verão e pronto ….um dia ele some pois segundo sei, no paraizo não tem esse tipo de coisa (bem ….espero chegar lá).

    • Vaine 07/08/2011 at 14:56 #

      Olá Paulo, também sou uma ‘feliz’ portadora do zumbidinho. Achei interessante tua estratégia do ventilador, mas no inverno não é complicado? Eu inventei o seguinte: coloquei um rádinho junto do travesseiro e com o barulho dele eu consigo deixar de ouvir o zumbido. E é bom já que sempre acordo com alguma música. É o jeito, enquanto esperamos pelo paraíso (também espero chegar lá…).

  62. noemia 27/09/2011 at 22:04 #

    ola ja faz alguns meses que venho tratanto da labirintinte mas ñ sei se vão entender mas parese estranho mas quando ando eu ando ouço meus passos paresse que minha cabeça treme estralho ´né gostaria de saber o que procurar

  63. Tojo Lemos 29/11/2011 at 18:21 #

    Ola, tudo bem, realmente e chato este assunto dos ouvidos, dizer que va procurar um medico nao basta, porque procurar ja procuramos, mais nao consegue dizer nada certo, ums ate aconselham a por aparelhos auditivos. o que queremos saber e se havera alguma possibilidade de tratamento atraves de outro tipo de pesquisas que nos possam ajudar. eu sofro precisamente ha 15 anos destes zumbidos, nao e facil. li muitos comentario do pessoal que sofrem, todos procuram soluçoes. quem realmente podem nos ajudar, eu ate ja pensei em gastar uma boa massa, em abrir ou ouvidos colocar um aparelho tipo que elemina o zumbido, mais enfim.

  64. Lilian Maria Martins Romano 17/12/2011 at 0:18 #

    Há vários dias, tenho sentido uns estalos na cabeça. Gostaria de saber se isso é grave, quais as causas e as consequencias deste sintoma. Obrigada e Feliz Natal. Lilian.

  65. João Geraldo 12/01/2012 at 10:43 #

    Meu nome é João ,É o seguinte Paulo e Vaiane eu já estou quase precipitando minha ida ao paraiso, pois o meu zumbido nem com ventilador dos mais barulhentos não está resolvendo mais,meu zumbido parece um enxame de abelhas dentro da minha cabeça .Fora a panela de pressão,uma caixa d’agua que não enche nunca.Tudo meu lado direito.Tive o timpano rompido subtamente em1997,e ficaram como sequelas esses zumbidos e que ao longo desses anos só vem aumentando de volume.Não sei se o paraiso existe,mas só a morte já seria um alivio

  66. Helen 06/03/2012 at 0:17 #

    Ola!Por favor me ajudem,o meu problema com o ouvido começou qdo ele tampou,passei na clinica geral e ela me disse que estava com cera no ouvido, e me deu uma espatulá para remover a cera cuidadosamente do ouvido e me passou o remedio em gotas cerumim,como fiquei no cutuca para ver se removia a cera acabei inflamando o ouvido, então começava a sentir dores e pontadas no ouvido além do ouvido ficar tampando o tempo todo ele começou a dar zumbido e não destampa e tbm o zumbido não some além de coçar,passei em uma consulta com otorrino e ele me disse que estava com ouvido inflamado e buraco do ouvido ou seja a pele estava se fechando ou seja que eu estava com otite e ele não via será com o aparelho, então me passou 4 remedios para eu tomar como cefaloxina,profenid,OTOSYNALAR e o creme oncileg,mas já estou usando esse remedio a quinze dias e o unico beneficio que remedio me ajudou foi tirar as dores e as pontadas que eu sentia, só que de vez enquando sinto coçar e dar algumas pontadas além do ouvido estar tamapado e fazendo um barulhoque dá nos nervos todos esses problema.
    Então gostaria muito que alguém me ajudasse a me livrar deste problema.
    Se algúém de alguma forma puder postar se comentário em relação a td que relatei no proprio site eu agradeço imensamente,pois não divulgo meu emaIL pq ja tive problemas com pessoas de má fé.
    Agradeço de coração se puder me ajudar.
    Que Deus ilumine e abençoe a todos.

  67. ricardo 14/03/2012 at 1:39 #

    estou preocupado tenho 40 anos e uma sindrome do panico mal curada pois ainda tenho alguns medos,como sou fumante quando fumo o mu nariz entope e eu nao sei se é as vezes ou se eu nao percebo mas tenho um zumido no ouvido mas morro de medo de ir ao medico pois qualquer coiza acho q vou morrer um ex quando li q zunbido no ouvido pode ser tumor eu ja fiquei apavorado me responda por email des de ja muito obrigado

  68. Adriano 27/03/2012 at 6:25 #

    Senti uma dor de cabeça, tomei benzodiazepínicos e acordei com o zumbido.. Até pensei que fosse um grilo no meu quarto, mas logo percebi que algo estava errado comigo.. Estou assustado

  69. rosangela dias 02/05/2012 at 14:14 #

    ultimamente ando muito sensivel a barulho,qualquer barulhinho parece
    que retumba dentro da minha cabeça.o que pode ser?se escuto qualquer coisa
    levo um susto,mas se eu mesmo estou fazendo algum barulho,não me assusto.

  70. josiane 11/05/2012 at 17:42 #

    Ola Dra.

    Comecei a me dar conta deste tal zumbido numa noite ,quando tudo estava quieto e eu comecei a ouvi-lo.
    Fui à cozinha ,achando que era da geladeira,olhei pela janela, achando que era um morcego que fica voando ali fora ,de noite,tapei os ouvidos com as mãos e então percebi que o tal zumbido não passava.
    O som é irritante,agudo, tipo os freios de um carro mal ajustados,ou do cricrilar de um grilo ,mas só contínuo.

    Comecei a tomar amitriptilina devido minha crises de enxaqueca,então será,que poderia ser isso?antes não tinha notado nada..

    Tomara que seja isso por que ,sou muito chata pra dormir,gosto de silencio,nada de música ou sons chatos e repetitivos.

    Gostaria de sua opiniao.

    Obrigada,

    Josiane

  71. cris 28/05/2012 at 15:51 #

    tenho esse zumbido horrivel dos infernos, acho q tem a ver com a circulaçao periferica. esse maldito zumbido começou quando adotei o habito de durmir demais, durmo mto mais de 12hs. quando acordo minha cabeça esta horrivel e notei esse chiado ensuportavel, ja fui em varios otorrinos e ja fiz varios exames e varios remedios e nenhum sucesso. na verdade esses medicos nao sabem exatamente do q se trata esse zumbido e nem como interrope-lo.

  72. Jose K 06/06/2012 at 23:52 #

    Eu achei informacoes interessantes no http://www.zumbidonosouvidos.com.br e gostaria que todo mundo ficasse ligado sobre as informacoes sobre audicao.

  73. Santiago 10/06/2012 at 10:00 #

    Aparece se eu tirar uma soneca (uma sesta ou siesta), venho junto a neuralgia do trigemeo que eu sofro. “Uma iregularidade nas veias que é interpretada como barulho”. Assim parece pelo que eu entendí. (slbargas@gmail.com)

  74. Paula 01/07/2012 at 8:34 #

    Vez em qdo meu ouvido esquedo fica como se um grilo estivesse cantando o que pode ser?

  75. ricardo uperegrino 10/09/2012 at 16:12 #

    se der certo com voces me diam algo pois tb padeço do mm mal horrivel e me mandem pelo correio p.f.

  76. bruno kaique 18/02/2013 at 22:00 #

    Dr analise caso e acho que ta facil to com uma zuadinha de panela de pressao no ouvido e quando to no silencio percebo ela e começo uns dias pra ca dps de toma medicaçao pra ansiedade e to tendo uma pressao na cabeça direto como tivesse algo apertando e essa zuadinha que nao sai eu tbm tinha costume de ouvir mp3 muito alto sera q foi por causa disso ou dos remedios?

  77. Antônio 25/02/2013 at 14:12 #

    Amigos tenho esse problema a alguns anos atras passei por duas cirurgias de coluna e na segunda delas me foi colocado próteses logo que acordei desta percebi esse apito semelhante a uma cigarra os médicos me falaram que logo isso iria sumir mas já se passou 14 anos e notei que aumentou a intensidade acordo a noite com esse ruído infernal já fui ao otorrino ao fonoaudiologia e na que dévio fazer?

  78. Allan 23/04/2013 at 14:36 #

    Bom pessoal estou a dois anos com um zumbido na cabeça ou no ouvido, mal estar e tbm fico sem disposição para nada, quero muito melhorar, minha vida não é mais a mesma.

  79. Aparecido Rodrigues Silva 16/06/2013 at 22:19 #

    Eu estou com Zumbido a 6 meses no ouvido esquerdo, é um som do Cosmos parece as naves alienígenas com os motores ligados … Nunca fui em médico até hoje estou com 54 anos… Quando durmo bem, e não tomo café e nem açúcar ele diminui o Barulho e faço alguns exercícios com a cabeça… As causas são milhares e ninguém sabe nada… Os médicos da terra não conhecem desse problema… Isso pra mim chama som do silencio, som do espaço cósmico, som do universo… O Único jeito que descobri é dormir com a tv ligada na BBC canal 531 da Net Campinas, ou canal 528 History e as vezes no 524 BIs musical… Só vai ter tratamento quando todos os médicos e cientistas também ficarem com Zumbidos… Ai eles irão se preocupar com as causas…. Estou decepcionado com a medicina terrestre e principalmente do Brasil…. Os médicos em geral são muito novos e inexperientes… E os médicos velhos estão desatualizados… É o Fim…. Estou aguardando o nascimento de seres especiais que ainda irão nascer….Eu acho que vou me curar sozinho com pesquisas e exercícios e que o poder da mente é capaz disto…Um dia irei consultar um médico alienígena de um planeta distante….etc….

  80. mateus 22/07/2013 at 22:12 #

    sinto um zumbido no ouvido e um pouco de tontura tenho 24 anos me acho muito novo para ter estes tios de problemas e estou um pouco preucupado,ultimamente ando stressado com o trabalho e ja tive depressao tem alguma coisa aver?
    espero respostas por favor Email: mrmanutencoes@gmail.com

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidado com a sua voz! « Publicações - Vol. 3 - 12/11/2008

    [...] Fono tagged dicas, Fala tia Fono!, fonoaudiologia, voz às 15:30 por Marília Havia prometido aqui para a Eva que meu próximo post da coluna Fala, tia Fono! seria sobre cuidados que podemos ter [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: